Para alguns, este cão, tipicamente alemão, descenderia do Boieiro bávaro. Para outros, ele seria proveniente dos Molossos introduzidos na Alemanha por ocasião das invasões romanas. Já na Idade Média, na cidade de Rottweil, em Wurtemberg, este cão poderoso e corajoso guardava os rebanhos e defendia os vendedores de gados contra os bandidos. A grande corporação dos açougueiros adotou-o e isto fez com que ele fosse denominado de “cão de açougueiro”. O primeiro clube da raça surgiu em 1907. Em 1910 ele foi oficialmente reconhecido como cão policial na Alemanha. Durante a Primeira Guerra Mundial foi utilizado pelo exército alemão. A raça foi definitivamente reconhecida em 1966. Sua reputação mundial começou por volta de 1970. O clube francês do Rottweiler foi criado em 1977.
Cabeça: Forte. Crânio largo, moderada mente convexo. Stop bem definido. Cana nasal retilíneo. Trufa bem desenvolvida. Maxilares poderosos. Lábios pretos e ajustados.
Olhos: De tamanho médio, amendoados, de cor marrom escuro.
Orelhas: De inserção alta, medias, triangulares, muito afastadas. Pendentes, voltadas para a frente e com a linha da dobra bem junto á linha do crânio.
Corpo: Atarracado. Pescoço poderoso, seco, sem barbelas. Antepeito bem desenvolvido. Dorso reto e poderoso. Peito espaçoso. Costelas arqueadas. Lombo curto. Garupa larga e ligeiramente arredondada.
Membros: Bem musculosos. Patas redondas. Dígitos bem fechados e arqueados. Unhas pretas.
Cauda: Cortada (com apenas uma ou duas vertebras) ou íntegra.
Pêlo: De comprimento médio, áspero ao tato, liso, cerrado. Subpêlo.
Pelagem: Preta com marcas fogo bem delimitadas nas bochechas, acima dos olhos, no focinho, na face interna do pescoço, no antepeito, nos membros e sob a raiz da cauda.
Tamanho: Macho: de 61 a 68 cm. Fêmea: de 56 a 63 cm.
Peso: Macho: aproximadamente 50 kg. Fêmea: aproximadamente 48 kg.
Temperamento, aptidões, educação: Robusto, resistente, equilibrado, tranquilo, mas com um temperamento forte e um espírito dominador (especialmente no macho). Ele deve dar uma impressão de força sossegada. Nunca late inutilmente. Dedicado, muito afeiçoado a seu dono, é muito paciente com as crianças. Guardião eficiente intrépido, de aspecaspectuasivo, é capaz de ser agressivo com estranhos. Requer uma educação precoce, muito firme, sem brutalidade, de modo a obter uma obediência impecável. Reflexo de seu dono, com um adestramento cruel, ele tornar-se á uma arma temível.
Conselhos: Este cão precisa de muito espaço e exercício. Não suporta ficar fechado nem preso. Teme o calor. Escovação diária.
Utilização: Guarda, cão policial e do exército, companhia.
Preço médio: R$ 500,00 á R$ 1.500,00
Fonte: Livro: Enciclopédia do Cão (Royal Canin). Pagina 101.