Cachorro usando coleira com GPS |
A tecnologia, como bem se sabe, já atravessou todas as fronteiras possíveis, inclusive, a de que serve apenas aos seres humanos. O crescente mercado de gadgets para animais de estimação confirmam esse hipótese. E, de acordo com informações da BBC Mundo, só no ano de 2010, os norte-americanos gastaram mais de US$ 47.400 milhões com seus animais domésticos segundo informações da Associação Americana de Produtos para Mascotes. E, deste montante, alguns bons dólares foram investidos em gadgets para cães e gatos, é claro.
Entre os vários gadgets existentes, está o Puppy Tweets, um produto para cachorros e gatos que agrega uma etiqueta eletrônica à coleira do mascote e identifica quando, por exemplo, o cão late, se move ou brinca. Cada ação é enviada a um receptor USB conectado a um computador que, por sua vez, converte a informação em um tweet - sim, seu cachorro vai precisar ter uma conta no Twitter. O computador é responsável por traduzir os movimentos do seu animal em uma das 500 opções de tweets programados do Puppy Tweet, coisas do tipo "estou sonhando contigo".
Outra opção para quem quiser inserir seu animal de estimação no mundo tecnológico é uma coleira localizadora, um dispositivo com GPS integrado chamado Retrieva, ideal para quem vive com medo de perder seu melhor amigo canino. A coleira, impermeável, oferece a localização do mascote a todo o momento, localização esta que pode ser acompanhada através do celular ou de um computador. A bateria dura cerca de sete dias e se alguém tentar tirar a coleira do cão, um sinal de alarme é enviado ao dono do animal. Uma coleira com luz noturna também está disponível no mercado de pets, graças à empresa Nite Ize e seu produto que ilumina um raio de até 300 metros. Desta forma, certamente, seu cão não irá se perder.
Já o My Pet Speaker se anuncia como o primeiro sistema auditivo de som desenhando especialmente para as sensibilidades auditivas de cães, gatos e cavalos. O produto transforma músicas em sons aceitáveis aos animais, que os ajudem a "relaxar". A lógica do sistema, de acordo com a BBC Mundo, é que como os animais de estimação escutam frequências de som muito mais altas que os humanos, o My Pet Speaker elimina essas frequências mais altas,tornando os sons mais agradáveis.
FlashFlight |
Aos donos de gatos, a tecnologia também oferece soluções, especificamente para o problema de odor da famosa caixa de areia. Trata-se de uma espécie de "privada" que utiliza grãos de areia biodegradáveis e que se lava apenas com o apertar de um botão ou a partir de uma programação feita pelo dono.
Outro gadget interessante é o "Pet's Eye View Camera", uma câmera instalada na coleira do animal de estimação para que seus donos vejam como eles "enxergam" o mundo. O dispositivo de capacidade de armazenamento de 40 imagens e pode tirar fotos a cada minuto, a cada cinco minutos, ou a cada 10 minutos, dependendo da programação, cada uma com 640 e 480 pixels. Além de registrar o mundo que seu mascote vê, o "Pet's Eye View Camera" oferece ao dono uma amostra fotográfica do que seu animalzinho faz na sua ausência.
Um último gadget pode interessar para aqueles donos de cachorros que cansam de brincar com seus animais e que, no inverno ou de noite, pouco saem com o animal. O disco "Flashflight" se ilumina de várias cores para que os cães joguem mesmo no escuro. O fabricante assegura que o disco é resistente à mordidas dos animais e que não há risco de que eles comam as baterias.
Fonte: Portal Terra