Compartilhe:
    


3 de setembro de 2011

Madonna de Morde e Assopra lança moda entre os cachorros.



dsc03133i[1] A poodle Madonna, estrela da novela “Morde e Assopra”, exibe desde os primeiros capítulos do folhetim a pelagem impecavelmente pink. A cadela-celebridade acompanha o estilo de sua dona, a aristocrática Minerva, vivida por Elizabeth Savalla. Fora das telas, muitos proprietários de pets também embarcam nessa onda e gostam de dar uma cor diferente para os seus animais.
curtirreajustado

Mel
Mel e Stefani Alcarde
A sósia de Madonna, a poodle Mel, 8 anos, já está na terceira idade canina. A dona dela, a estudante Stefani Alcarde, 20, achou que a cadela estava ficando com a pelagem sem brilho e com a aparência cansada.

Para dar um novo ânimo para sua pet, ela resolveu tingi-la de cor-de-rosa por completo e adorou o resultado.
Mas deixando a questão estética de lado por um momento, a veterinária Flávia Guiselini diz que o procedimento,  quando feito por profissionais e com o material adequado, não oferece risco algum para o animal. Mas enfatiza: “Só pode ser usada tinta especial para cachorro”.

A profissional conta que o produto destinado aos pets não contém elementos como amônia, que podem irritar a pele ou mesmo os olhos do animal.
Antes da aplicação da tinta é preciso se certificar que o cachorro está livre de qualquer dermatite – problemas na pele – e de que ele também não está debilitado, afinal, ninguém gosta de enfrentar o cabeleireiro passando mal.
Além disso, é preciso fazer uma prova de toque para eliminar o risco de reações alérgicas. Durante a aplicação, os profissionais devem evitar o contato da tinta com a área dos olhos, boca e ouvidos do animal.

O cachorro gosta?
Como cachorros não enxergam as cores da mesma forma que os humanos, eles não são capazes de saber se estão azul, acaju ou verde-limão. “Eles não percebem”, conta a veterinária especialista em comportamento animal, Ana Paula Guerra.

E ela alerta: “Cachorros podem estranhar mais a tosa, na verdade. Podem se sentir pelados ou perceberem isso através da reação do dono que está diferente", diz. Às vezes, o bicho passa a se esconder pela casa porque acredita que, de alguma forma, não está agradando.

Quem pode e quem não pode ser colorido
Cachorros saudáveis, sem problemas na pele e que tenham pelagem clara estão aptos. Nos de pelos escuros, o produto não surte o mesmo efeito.
As cores mais comuns são cor-de-rosa, roxo, azul e laranja.

R$ 40
É o valor mínimo do procedimento, que pode custar até R$ 60

Tinta dura até 3 meses e sai com o tempo
O período de espera para a fixação da tinta é entre 20 e 25 minutos, fora a etapa de aplicação (feita com o pincel), o banho e a secagem. A coloração pode durar de 2 a 3 meses e desbota aos poucos.



Riscos vão de coceira até intoxicação
O animal pode desenvolver uma reação alérgica após a aplicação e também ter coceira. Nesses casos é preciso procurar um veterinário. Tintas que não são específicas para pet podem provocar intoxicação