Compartilhe:
    


28 de fevereiro de 2012

Guia de Raças: Old English Sheepdog



Diferentes origens são atribuídas ao Bobtail. Há quem pense que tenha surgido de um cruzamento muito antigo com as raças de cães de pastor dos quais o Mastin italiano (atualmente desaparecido) trazido pelos Romanos. Outros acreditam que seria o resultado de cruzamentos entre cães pastores insulares e continentais (Puli, Briard...). De qualquer modo, há séculos que o Bobtail existe, já que aparece representado numa pintura de Gainsborough datando de 1771. Foi apresentado pela primeira vez numa exposição em 1873 e, Birmingham. Oficialmente reconhecido em 1888 na Grã-Bretanha, foi em 1900 que o primeiro clube foi fundado nos Estados Unidos. Desconhecido na França até 1973.

GuiaPaís de Origem: Grã-Bretanha.

Cabeça: Forte, quadrada. Crânio volumoso. Stop marcado. Focinho forte, quadrado, truncado. Trufa forte.

Olhos: De inserção bem separada, escuros ou de cores diferentes. Admitem-se os olhos azuis.

Orelhas: Pequenas, e portadas achatadas contra as faces.

Corpo: Curto e compacto. Pescoço forte. Cernelha mais baixa que o lombo. Peito profundo e amplo. Costelas arqueadas. Escápulas oblíquas. Lombo robusto e ligeiramente arqueado.

Membros: Ossatura forte. Pequenas patas redondas, com dígitos arqueados. Almofadas plantares espessas e duras.

Cauda: Ausente ou amputada.

Pêlo: Abundante, áspero, isento de cachos. Pelagem mais abundante nos posteriores do que no resto do corpo. Subpêlo suave e denso.

Pelagem: Todos os tons de cinza, acinzentado, ou azul. O corpo e os posteriores têm cor uniforme com ou sem pequenas manchas brancas (luvas) nas extremidades dos membros. A cabeça, o pescoço, e a face ventral ao tronco devem ser brancos. Qualquer tom de marrom é considerado falta.

Tamanho: Macho: no mínimo 61 cm. Fêmea: no mínimo 56 cm.

Peso: De 25 a 30 kg.

Temperamento, aptidões, educação: Dotado de um grande vigor, brincalhão, turbulento, não é medroso nem agressivo. Muito afetuoso, dócil, temperamento igual, fiel, vigia muito bem as crianças, por isso ganhou o apelido de Nanny Dog. Possui o sentido da função de guarda, mas não é mordedor. Para além disso, sua cabeça de urso de pelúcia e sua voz “rouca” tornam-no pouco dissuasivo.

Conselhos: Adapta-se muito bem á vida citadina em apartamentos, desde que coabite constantemente com seu dono e  possa correr todos os dias. Resiste mal ao calor. Tem um caráter forte e sua educação deve ser firme. A escovação diária é muito importante para que sua pelagem volumosa não se transforme num montão de nós.

Utilização: Pastoreio (atividade praticamente abandonada atualmente) e companhia.

Preço médio: R$ 400,00 á R$ 1.200,00

Fonte: Livro: Enciclopédia do Cão (Royal Canin). Pagina 36.