Livro conta a história do cachorro supersar e como ele se transformou em lenda. Entre outras fatos a de como ele ganhou o primeiro oscar e não recebeu.
Ano passado, para quem não sabe foi lançado a biografia do cão mais famoso de todos os tempos. Muitos anos antes de Uggie fazer sucesso na telona com o Artista. Rin tin tin dominava as telas da época.
A história contada pela escritora, Susan Orlean, foi lançada ano passado e conta como foi o começo do primeiro Rin tin tin da época em 1918. Quando um soldado americano salva uma ninhada de Pastores Alemães, entre eles estava o próprio Rin tin tin.
Em entrevista a folha ano passado a autora diz que escolheu Rin Tin Tin por sua longa história que cobria um enorme período de tempo e porque “Envolvia muitos temas culturais, como a evolução de Hollywood nos anos 20 e 30 ou a forma com que vivemos com os animais”.
Rin tin tin tem em seu currículo mais de 30 filmes, em sua maioria mudos. Uma das curiosidades é que o cachorro ganhou o primeiro Oscar de melhor ator em 1929.
A Folha explica que ganhou mas não levou já que a academia ficou com medo de chacotas e quis parecer séria. Na época quem acabou levando o Oscar foi Emil Jannings.
Com 14 anos de idade veio a falecer o primeiro Rin tin tin, em 1932. Logo foi substituído pelo seus herdeiros que seguiram o caminho da fama até os anos 50.
Foi quando surgiu a série “As Aventuras de Rin Tin Tin”. A série fez muito sucesso na TV, que contava a historia de um órfão adotado por soldados em luta com apaches.
Muitos o conhecem por causa dessa série.
Alguns críticos de literatura dizem que o livro ajuda a mitificá-lo, em vez de fazer um biografia mais fiel a sua vida. Em entrevista a Folha ela diz “Discordo, porque acho que me apeguei às histórias apenas".
O livro começou a ser vendido esse mês no Brasil pela editora Valentina