Olá queridos leitores. Hoje o artigo será sobre o Medo. Vou falar bastante sobre isso nos próximos post’s então espere uma série sobre esse assunto. Do mesmo jeito que eu fiz com “Como ter cachorros e crianças convivendo em harmonia”.
Como explicado acima irei explicar desde o começo até como reverter a situação e como prevenir cachorros de seus medos excessivos. Para compreender o cão na sua totalidade eu indico ler todos os posts sobre o assunto! Eles serão destacados com a Tag “Medo em cães”, sendo esse o primeiro deles.
O que é o medo
Medo e agressividade sãos os problemas mais comuns encontrados em cães. Muitas vezes ele se torna agressivo, justamente por estar com medo de alguma coisa(veja abaixo o que eu escrevi sobre). É bom salientar que cães podem desenvolver medos e fobias (sendo fobia um medo extremo) de qualquer pessoa, objeto ou lugar. Esse medo está entrelaçado com alguma, ou várias experiências negativas que o cachorro se submeteu. Temos por exemplo o caso de cachorros de rua extremamente medrosos de pessoas ou de carros. Esse comportamento é mais aguçado em cães que tiveram experiencias traumáticas na sua fase de socialização.
Diferencie Medo de Submissão | Respeite sua Personalidade
Quem alguma vez viu filme ou leu o livro “Marley e eu” de John Grogan vai se lembrar de como John escolheu Marley de seus irmãos. Com um susto os filhotes foram correndo se esconder, sendo Marley, o único a ficar parado diante de John. O que eu quero dizer com isso? Simples. Cachorros, como nós, temos personalidade e claro sempre vai haver os mais corajosos e os mais medrosos. É bom que você saiba qual é o tipo de cachorro que você tem para compreende-lo melhor.
Cesar Millan, o encantador de cães, compreende essa distinção de uma forma diferente. Num de seus programas ele classifica os cachorros de acordo com a sua energia. Sendo os de baixa energia os mais propensos a ser submissos. Esses cães evitam várias situações perigosas e são mais propensos a ter experiencias traumáticas. Deve-se tomar muito cuidado com eles.
Tenha paciência
Comportamentos deste tipo são penosos para se tratar. Cada cachorro reage de uma forma diferente ao estimulo que você tentara imprimir. Não existem soluções rápidas para esse caso e a paciência é a principal virtude que você usará.
Como identificar um cachorro com medo
Os cães assustados tem posturas e comportamentos específicos. Um animal de estimação com medo fica com:
- Orelha baixa
- Evita contato olho a olho
- cauda entre as pernas
- Sua boca esta fechada ou ligeiramente aberta
- Presença de tremores
- Mantem-se distante do que lhe faz sentir medo. Alguns procuram um lugar seguro como a sua cama ou lugar preferido. Em casos extremos ele pode fugir.
- As femeas, em particular, urinam ou em casos extremos defecam.
- Em alguns casos seu cão pode rosnar/ tornar-se agressivo.
Até o próximo artigo, onde irei escrever "como evitar o medo em caes"