Seguindo a nossa série de post’s sobre guarda responsável vamos falar um pouco mais sobre o planejamento antes do nosso melhor amigo sair do abrigo/criador e ir para o seu novo lar. Tudo preparado?
Já falamos no primeiro post da série de fato sobre a importância de escolher o cão perfeito. Na verdade o cão que mais se enquadrará no seu estilo de vida.
Não adianta em nada ter um cão propenso a pouca atividade física se você tem intenções de ter longas caminhadas com ele certo? Veja mais sobre isso em Planejamento – Como praticar a guarda responsável
Muito parecido com o post anteriormente citado, nesse vamos conversar sobre a preparação, o que deve ser feito antes de levar o novo membro da família para casa. Esteja certo que você tem alguns mantimentos básicos esperando por ele. São eles:
- Alimentos (ração);
- Coleira e guia – na verdade esse item deve ser levado no momento da entrega do animal;
- Brinquedos;
O que vale aqui é ter certeza de que tudo está certo e no lugar. Já pense nos limites seus limites. Converse com a sua família sobre o que o cão poderá e o que ele não poderá fazer. Delegue as responsabilidades pela alimentação, caminhadas, limpeza e higiene. É uma boa hora para decidir também as restrições do cachorro na casa. Perguntas como: “ele pode subir em cima da cama?” devem ser respondidas. Com isso, você provavelmente evitará estresse desnecessário.
Faça um Check-Up
Quando vamos ter um bebê, procuramos lugares onde ele provavelmente irá bater a cabeça, por exemplo. No caso dos cães não é muito diferente. Bloquear lugares com produtos e plantas tóxicas é uma boa maneira de evitar problemas futuros. Além disso, tenha certeza que o seu novo melhor amigo não irá fugir. Cercar a casa é fundamental para não acontecer acidentes. Prevenção sempre é bem vinda não é mesmo?
Chip de identificação, coleira, brinquedos e cama
No governo existem propostas para fazer do chip de identificação canina uma obrigatoriedade. Antecipe se e chipe o seu cão. No futuro, se ele fugir, você vai dar graças a Deus por te colocado esse artefato tecnológico nele. Porém, o mais importante é a coleira. Certifique-se da coleira ser a certa para o seu porte. Ela não deve ficar larga e nem muito apertada. O ideal é que você consiga colocar os seus dois dedos entre a coleira e o pescoço. Compre brinquedos para distraí-lo quando você estiver fora. Cavar o jardim e destruir os móveis são algumas intempéries de tutores que esqueceram de comprar esses sossega cães.
“Vai pra caminha” é o meu grande aliado pessoal. Ensinei esse comando logo que veio a minha cachorrinha, a Espoleta. Mas, isso só foi possível porque a sua cama é extremamente aconchegante. Propicie isso ao seu também.
Procure um veterinário
Antes dele chegar, procure um veterinário Converse sobre a sua casa e o porte do cão, ele poderá te dar dicas fundamentais para sua chegada. Após a chegada do cão, procure leva-lo novamente para ver se ele está em perfeita saúde. Procure saber também das suas vacinas.
Então é isso pessoal! dúvidas e sugestões podem ser feitas nos comentários