Compartilhe:
    


30 de outubro de 2012

Leve seu cachorro para casa–como praticar a guarda responsável



marisolal13Depois de dois post de planejamento, hoje finalmente vamos levar o nosso melhor amigo pra casa!Me acompanhe

 

Nos dois primeiros post’s da série falamos muito sobre a importância do planejamento antes de levar o nosso cãozinho para casa. Com esse planejamento você se sentirá mais preparado na hora de traze-lo para o seu novo lar.  Ele poderá se sentir um pouco estressado com a viagem e o novo ambiente. Torne as coisas mais agradáveis, brinque e mostre para o cão os cômodos. Estimule o seu sistema sensorial trazendo cheiros e roupas das pessoas que vão conviver com ele.  Mostre principalmente o lugar onde ele vai comer, beber e dormir.

Cuidado para não exagerar.
Falei antes e vou falar novamente. Fazer festa não é sinônimo de um cachorro confortável. Procure ser coerente e não exagere nas trocas de colos e carinhos frequentes. Lembre-se que a mudança é estressante. Espere ele se familiarizar com os integrantes da casa para depois mostra-lo para vizinhança. Fazer tudo de uma vez pode criar um estresse desnecessário.

Dê um nome ao seu cachorroDê um nome ao seu cachorro
É verdade que o nome, na maioria dos casos, já é dado ao ato da adoção/compra do animal. Mas se ainda não ouve um consenso sobre o nome está é a hora certa! Não confunda a sua cabeça. O ideal é que o nome seja curto e de fácil entendimento. Além disso, é legal que uma das sílabas seja falada de forma firme. Isso ajuda na adaptação.
Falando em adaptação, não há nenhuma restrição em dar um nome novo há um cachorro adotado. Mas seja coerente.

Faça ajustes
Não hesite em fazer ajustes no layout da sua casa. Se ele se sentir confortável deitando ao lado de um móvel, por exemplo, seria interessante colocar uma caminha ali, se não incomodar. Talvez o que foi planejado pode se tornar ruim na pratica. Se for mudar para melhor, porque não?

Apresentando para os seus amigos caninos
Um novo integrante na matilha normalmente trás alguma desconfiança. Então não espere que ocorra tudo bem desde o início. Introduza ele com calma, transmitindo firmeza e tranquilidade. Fique atento a qualquer comportamento anormal dos cães e corrija imediatamente. Com o tempo eles se acostumam.

Faça o dever de casa.
Passado o momento da empolgação e com todos devidamente agendados em suas tarefas, passamos as regras ao cachorro. No texto que eu escrevi sobre os cães que pulam em nós falei:
Não confunda sua cabeça dando carinho quando o cão pular e depois  “se lembrar” que alguma coisa está errada. Procure ser consistente. Daqui por diante pular não é mais aceitável.
Isso vale aqui também. Não confunda sua cabeça, se algo está errado o corrija imediatamente. Não espere ele fazer uma ou duas vezes. A regra é quanto mais rápido a correção melhor é a chance de sucesso.

Fique preparado para os acidentes
Um exemplo pessoal ocorreu esses dias.  O Cachorro, que é bem treinado, teve uma "acidente" na adega de casa. O que eu quero dizer é que isso vai acontecer e cabe a você se tranquilizar.

É isso pessoal. A série continua com o assunto saúde! Temos muito o que falar sobre guarda responsável ;D

Duvidas e sugestões podem ser feitas nos comentários
Não deixe de entrar na nossa página centralizadora sobre assunto