Uma das coisas que eu aprendi é o poder da mão na hora de adestrar. A atenção dada ao cão na mão é fundamental para o sucesso. A maioria dos comandos ensinados ao cachorro é um simples seguimento do movimento da mão. Ela é uma verdadeira chave mestra.
Ao adestrar, tudo o que queremos é que ele entenda o truque a ser ensinado. Muitas vezes esbarramos naquele velho problema, a falta de atenção. Por mais que queremos eles simplesmente não entendem o que deve ser feito e isso frustra qualquer adestrador iniciante. Eu percebi, por experiência própria, que o cachorro precisa de algo para prestar atenção. Nada deve chamar mais a sua atenção que a mão do tutor.
A comunicação entre cachorros e humanos, num adestramento, a mão é quem manda. Nós podemos usar dá voz, e da energia por meio de postura corporal entre outras coisas. Porém ela é quem mostra o que deve ser feito. É o instrumento de comunicação principal. Utilizando a voz em associação, o cachorro entende que aquele som é combinante com o gesto, porém nunca o contrário. Por exemplo em um truque avançado, como fechar portas e gavetas, para um cachorro com treinamento básico: Se você ficar gritando para ele fechar a porta sem ele nunca ter tentado, o insucesso é inevitável. Agora se você for até a porta e apenas apontar a ela, um cão que aprendeu a seguir a sua mão: Há no mínimo 70% de chance dele pular na porta e fecha-la.
Faça ele seguir a sua mão
Há inúmeros truques de adestramento ensinados ao Cachorro (meu cachorro) por exemplo, que formam derivações apenas do seguimento do mesmo a minha mão. Dentre eles posso citar:
- Passar por entre as pernas
- Apenas segue a minha mão por entre as pernas
-
- "Tocar aqui" no ar
- Ensinei a tocar com a patinha do chão, depois aumentei usando do mesmo comando só que longe do alcance terreno, ou seja ele tem que pular para "tocar aqui"
-
- Pular
- Mão no alto sem alcance possível por parte dele. Ele pulava para tentar alcançar a mão e era gratificado por isso.
-
- Pular por entre as pernas
- Em pé com uma perna e a outra encostado no joelho, formando um 4. Derivação simples do passar por entre as pernas e tocar aqui. Simplesmente seguiu a mão para pular por entre as pernas
-
- Fechar portas e gavetas
- Mandei pular perto de uma gaveta aberta de modo que o cachorro se apoiasse nela. com o seu peso acabou fechando.
-
Como vocês viram o adestramento torna-se muito mais fácil quando o cachorro segue a verdadeira líder, a sua mão.
Como ensinar o cachorro a seguir a líder mão.
Fazê-lo seguir a mão é o comando mais fácil dentre todos. Até porque ele está embutido no adestramento convencional e é algo extremante corriqueiro para todos, até para mesmo aqueles que não entendem nada de adestramento. Um exemplo disso é o gesto que fazemos para chamar a atenção do cão gesticulando-a de forma abrasiva.
Passo 1 Prepare o terreno
- Estipule a mão que você vai dar o comando (direita ou esquerda).
- Procure usar a mesma mão em todos os exercícios (facilita a orientação do cão)
-
- Estimule com petiscos e brinquedos
- Para um reforço positivo, procure usar algo que ele goste. Pequenos petiscos são ideais
-
- No início, procure lugares calmos sem distrações.
- Queremos que ele preste atenção a sua mão
-
Estudo sugere que cachorros aprendem melhor quando dono usa mão esquerda
Passo 2 (Se empacar em algum passo volte para o anterior e reforce)
- Sente-se com o cachorro perto de você e comesse com pequenos movimentos.
- Mostre o petisco para ele na mão que deve ser seguida. Quando vier o gratifique. Faça algumas repetições.
-
- Introduza um comando sonoro: “Aqui”
- Faça o mesmo só que agora diga “aqui”
-
- Aumente a dificuldade: Troque a mão de lugar. Direita, esquerda para cima e para baixo.
- Faça o mesmo processo, mas desta vez vá trocando a mão de lugar sempre gratificando. Faça algumas repetições. Use o comando sonoro “Aqui”
-
- Hora de tentar sem petisco:
- Sentado, mostre o petisco, coloque entre as suas pernas. Estale o dedo para chamar a sua atenção diga o comando sonoro “aqui”. Quando vier gratifique com petisco. Faça algumas repetições. Nesse passo ele já deve ter entendido que tocar na mão é o que queremos
-
- Abandone o comando sonoro
- Queremos que ele siga a mão sempre que estalar os dedos sendo que o comando sonoro seja apenas dito como reforço, ou seja quando ele não obedecer de imediato.
-
Passo 3 (Se empacar em algum passo volte para o anterior e reforce)
- É hora de seguir: Além do cachorro chegar perto da mão e encostar agora é preciso que ele siga.
- Chame o cachorro com o comando (estalo) quando ele chegar e tocar afaste a mão numa distância que exija que ele ande novamente até ela e dê o comando (estalo) fique estalando e afastando e veja se ele corresponde. Se sim dê um petisco. Faça várias repetições
-
- Hora de entender o comando completo
- Nesse estágio o seu cão já compreendeu. Dê o comando e antes dele chegar perto afaste a mão gradativamente Faça um giro completo sobre ele mesmo.
-
Use a sua criatividade
Eu usei da criatividade, para combinar um simples seguir com as mãos para truques mais avançados. Fique a vontade e use da sua para criar novos comandos.
Alguma dúvida, dica elogio ou esculhambamento? Use os comentários!
Se gostou compartilhe com seus amigos!