Compartilhe:
    


18 de março de 2010

Veterinários Lançam Gelado Para cachorro





Dar gelado tradicional ao seu cão pode culminar em diarreia, vómitos e cáries nos dentes. Para evitar estes males e proporcionar a doçura e a frescura dos gelados ao ‘melhor amigo do homem’, duas veterinárias de São Paulo, no Brasil, lançaram um gelado especificamente concebido para cachorros.

Até agora são conhecidos os sabores de morango, creme e menta. Uma das empreendedoras, Thaís Mucher, teve a ideia ao perceber dos malefícios de dar ao seu cão gelado igual ao que ela comia: «Muita gente faz isso, mas não é recomendado. Nós pegámos na fórmula básica de um gelado e tirámos a gordura hidrogenada, o açúcar e diminuímos em quase 50% o teor de lactose».

O gelado tem o selo de qualidade do Serviço de Inspecção Federal brasileiro, com algumas contra-indicações: não deve ser ingerido por gatos, aves, répteis e outros mamíferos, nem por cães diabéticos e com hipersensibilidade à lactose. Os gatos apenas não devem ingerir por não terem sido feitos todos os testes realizados nos cães, pois nada aconteceu aos felinos testados.

O mesmo se aplica aos humanos – nomeadamente aos humanos que queiram provar para terem a certeza daquilo que dão aos seus animais de estimação. «Eu experimentei o gelado, e só é um pouco mais suave que o tradicional», assegura Thaís Mucher em declarações à Folha de são Paulo.

Estados Unidos, Bélgica e Taiwan já vendem este tipo de gelado, mas é a primeira vez que ele é comercializado em ‘terras de Vera Cruz’, onde algumas vozes críticas já se fizeram ouvir. Alexandre Pasternak, director da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo, acredita que este tipo de alimentos é responsável por 90% das alergias nos cães.

Distúrbios gastrointestinais, endocrinológicos ou dermatológicos, obesidade, diabetes e hipertiroidismo são outras das doenças que os animais podem vir a sofrer devido a estas alterações alimentares.
Fonte: O Sol