É o resultado de cruzamentos de Bassets franceses (Basset Artesiano Normando, Basset de Artois e Basset da Ardenas) efetuados por criadores ingleses. Foi apresentado pela primeira vez em Paris em 1863 e na Inglaterra em 1875, onde foi feito seu desenvolvimento. Um Basset Hound club foi criado em 1883. O primeiro padrão foi publicado em 1887. Desde 1883, os Bassets Hounds chegaram aos Estados Unidos onde tiveram muito sucesso. Na França, o club du Basset Hound foi criado em 1967 para ali favorecer sua implantação. No entanto, é menos representado do que o Basset Artesiano Normando.
Cabeça: Forte, maciça. Crânio em cúpula. Protuberância occipital proeminente. Stop moderadamente marcado. Cana nasal mais longo que o crânio. Focinho seco. Mandíbulas fortes. Pele suficientemente solta para formar rugas. As bochechas recobrem amplamente os lábios inferiores.
Olhos: Em forma de losango, de cor escura, podendo ser castanho médio nos cães de pelagem clara. A conjuntiva da pálpebra inferior é aparente.
Orelhas: De inserção baixa, muito longas, ultrapassando visivelmente a extremidade do focinho. Muito flexíveis, de textura fina, estreitas e bem enroladas.
Corpo: Longo e profundo. Pescoço musculoso com barbela. Esterno proeminente. Peito largo. Costelas bem arredondadas. Dorso bastante largo. Posteriores muito musculosos e bem expostos.
Membros: Curtos, possantes, forte ossatura. Pregas de pele entre os jarretes e as patas. Patas maciças, sólidas.
Cauda: Bastante longa, forte na raíz, e afinada. Em ação é portada para cima formando uma curva suave como um sabre.
Pêlo: Curto, liso, cerrado sem ser demasiado.
Pelagem: Geralmente tricolor (preto, fogo, branco), mas é admitida qualquer cor de cão sabujo.
Tamanho: De 33 a 38 cm.
Peso: De 25 a 30 kg.
Temperamento, aptidões, educação: Tenaz, caça pelo faro, possui instinto de matilha, dotado de uma voz profunda e melodiosa, não teme as mordidas. Muito resistente, plácido, nunca é agressivo, seu temperamento energético e teimoso é legendário. Talentoso em matilha, na pista de caça miúda ou grossa (Coelho, lebre, javali, cabrito montês). Afetuoso, dócil, é procurado como amigo para a família. Necessita de educação firme.
Conselhos: Esportivo, necessita de espaço e muito exercício. Não suporta a solidão. Teme o calor. Escovação regular. Vigiar as orelhas e os olhos.
Utilização: Caça, companhia.
Preço médio: R$ 700,00 á R$ 1.000,00
Fonte: Livro: Enciclopédia do Cão (Royal Canin). Pagina 198.