Compartilhe:
    


19 de julho de 2010

A Gestação




É impossível saber se depois da cruza, a fêmea engravidou. Temos que esperar até a 5ª semana de vida para ter o diagnóstico completo através do apalpamento da barriga do animal e sentir os fetos!

Muitos protetores não sabem o que fazer durante a gestação canina. É normal temer um pouco, mas alguns cuidados deverão ser tomados durante a gestação.

Depois de confirmada, é imortante mudar a ração por uma que contenha um alto teor calórico e proteinas. Um exemplo são as rações para filhotes. Lembre-se de fazer pequenos passeios durante  e depois da gestação para fortalecer os musculos responsáveis pelo parto e posteriormente no retorno da plásca do animal, contribuindo assim para que ela não se torne obesa no futuro.

A gestação tem uma duração de aproximadamente 60 dias e é nesse periodo que você tem que prepar o local do nascimento. local deverá ser forrado com folhas de jornal e o ninho recoberto com um pano quente e lavável (o nascimento do cão libera sangue da mãe), o ambiente deverá estar aquecido, principalmente para cães de porte pequeno a temperatura deverá ser de aproximadamente 27°C e durante as primeiras semanas não deixar baixar de 21°C.

Depois da 7ª semana os filhotes se dirigem para o "encaixe". A partir de então o proprietário tem que ficar atento, pois ela pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento. Com o processo em andamento os filhotes saem um atrás do outro envolvidos numa membrana. . No ato do nascimento a ‘mamãe canina’ rasga com os dentes, delicadamente esta membrana e ingere. Esta membrana irá fortalecer o colostro, primeira mamada dos filhotes. O nascimento dos filhotes ocorre em intervalos de até 2 horas. Caso este intervalo ultrapasse o período de 60 minutos, procure um auxílio de um médico veterinário.





Depois de a mãe ter retirado a membrana que envolve o filhote, a pessoa deverá pegar o pequeno cãozinho, colocá-lo entre as mãos – em sentido de oração – com a cabeça do filhote ultrapassando a altura dos dedos médios, levantando as mãos com o filhote em forma de sanduiche acima da cabeça e baixar com firmeza. Esse procedimento irá remover a água da membrana absorvida pelo pequeno cão, impedindo assim que o acúmulo de líquido respirado atinja os pulmões evitando a morte do filhote.



Aspectos importantes:

1. Não de rações a base de amido, pois a mãe pode ficar obesa e dificultar o nascimento dos filhotes
2. Existem alguns medicamentos que podem ser usados. peça ao seu veterinário!