Compartilhe:
    


30 de julho de 2010

ZOONOSES: campanha de vacinação contra a raiva pretende imunizar 35 mil animais no município de Rio Claro!



Ednéia Silva

Depois das crianças e dos adultos, agora chegou a vez dos bichinhos de estimação cuidarem da saúde. A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu aos municípios paulistas 7,2 milhões de doses da vacina antirrábica para que os filhotes de cães e gatos possam ser imunizados. As prefeituras têm prazo até o final de setembro para começar a imunização.
Em Rio Claro, o Centro de Controle de Zoonoses já começou a campanha. De acordo com Solange Masperche, do IEC (Informação, Educação e Comunicação), a campanha teve início nesta semana na zona rural e em seguida deve vir para a zona urbana. A estimativa do CCZ é de vacinar cerca de 35 mil animais.
Solange conta que em 2009 foram vacinados 34.110 animais domésticos em Rio Claro, sendo 4.543 na zona rural (1.017 gatos e 3.526 cães) e 29.467 na zona urbana (22.769 cães e 6.698 gatos). No Estado de São Paulo, a imunização atingiu 5 milhões de cães e 630 mil gatos.
Solange explica que a vacina pode ser tomada por qualquer mamífero, mas a campanha prioriza cães e gatos. Devem ser vacinados os filhotes a partir de três meses de idade, além dos animais velhos e as cadelas prenhas.
Como acontece nas campanhas humanas, a campanha de vacinação contra a raiva animal também tem meta a ser atingida. Solange comenta que todo ano o município não consegue atingir a meta de imunização de felinos porque as pessoas esquecem ou desconhecem que os gatos também podem ser vítimas da raiva. "Os gatos precisam tomar a tríplice felina e a antirrábica", informa.
Ela ressalta que atualmente os felinos são mais suscetíveis à doença, visto que são predadores do morcego, hoje o maior transmissor da raiva para humanos. Portanto, é importante que a população leve ambos, cachorro e gato, para vacinar.
Vale lembrar que existe lei municipal de 1983 que determina que todo proprietário de cães e gatos tem o dever de imunizar seus animais. Além disso, a raiva não tem cura e a vacina é a única forma de prevenção.

Quem perder o prazo ou quiser adiantar a vacina pode levar o animal ao CCZ que fica na Rua Alfa, no Distrito Industrial. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O telefone do CCZ é 3527-0309. A vacina é gratuita.