Compartilhe:
    


24 de setembro de 2010

Escovação diária previne problemas com seu bichinho




A falta de cuidado com os dentes do seu bichinho, além da sensação de sujeira, pode trazer uma série de problemas ao animal como placa bacteriana, tártaro e até mesmo agravamento de doenças renais e cardíacas, que ocorrem porque as bactérias presentes na boca atingem a corrente sanguínea e contaminam outros órgãos.

A maneira mais fácil e eficaz para prevenir sérios problemas, em cães e gatos, como a perda dos dentes, é fazer a escovação do animal de estimação diariamente, pelo menos uma vez, controlando assim o acúmulo de placa bacteriana.

Para retirar o tártaro, caso o animal já esteja com problemas, é necessário um tratamento periodontal no veterinário, em que será feito uma raspagem dental e outros procedimentos necessários para se garantir a saúde oral.

É importante alertar aos donos, que animais com problemas bucais mais avançados apresentam dor ao mastigar, depressão e perda de peso. Por isso, é importante observar também o comportamento do seu bichinho e, qualquer mudança é fundamental levá-lo ao médico veterinário.

Fique por dentro de algumas dicas para facilitar o contato entre o dono e o animal:

1 - O ideal é que eles se acostumem com a limpeza desde filhotes, portanto é importante construir esse hábito o quanto antes.
2 - Não demonstre irritação durante o processo de escovação, do contrário eles podem associar o momento a um castigo.
3 - Não deixe que os cães mordam a escova. É importante que ele entenda que nessa hora não pode morder.