Compartilhe:
    


10 de junho de 2014

Como treinar o seu cachorro em caixas de transporte - Passo a Passo



Aprenda o passo a passo

Dando seguimento ao assunto, nesse texto você verá como fazer o passo a passo para um treinamento efetivo para a caixa de transportes. 

Pare tudo: Leia o primeiro texto sobre Como treinar o cachorro em caixa de transportes

Para que o processo se torne mais agradável você deverá primeiro conhecer as minhas 11 dicas para melhorar a comunicação com o seu cachorro e também os 10 pensamentos chaves para treinadores de cães. É muito importante que você leia com atenção esses dois post’s acima para evitar desvaneios no processo, te ajudar a enfrentar pequenos problemas que possam surgir e o mais importante, te ensinar como se portar numa prática de adestramento. Trate eles como powerUp do mário kart.Seja paciente

Longo processo

Agora que você leu os dois pequenos textos vamos ao adestramento de fato. Além do que já foi explicado no primeiro texto sobre, preste anteção nessa informação:  Não existe imediatísmo no adestramento, o processo pode demorar dias ou até semanas para surtir o efeito desejado. Isso vai depender é claro de cada cão e de algumas vertentes como temperamento, idade e experiencias que o seu melhor amigo já passou na vida.

Resolva problemas de digestão do seu cachorro 

Apresentando o cão a caixa.

Especifique um lugar inicial para a caixa ficar. Você poderá, se quiser, mudar o local inicial para um outro de sua preferência. Porém no primeiro momento é importante que a caixa fique em um local onde o cão se sinta extremamente habituado a ficar. Um local onde ele não esteja privado do contato com a família. A sala de TV pode ser um ótimo espaço por exemplo, fique a vontade para escolher.

Com a caixa equipada e com a grade aberta, deixe-o a vontade para cheirar. Caso ele não entre de imediato não se preocupe e faça o seguinte:

(a) Coloque-o próximo da porta e com um tom agradável, faça carinhos e pronuncie palavras de afeto.

(b) Pegue um dos seus petiscos previamente dividido e coloque perto da porta. Depois incentive o seu melhor amigo a entrar jogando os petiscos, que ele já experimentou, dentro da caixa. Como ele já conhece o gosto muito provavelmente ele desejará entrar para captuar o deleite.  Caso ele não entre, está tudo bem. Não force-o a entrar. Procure manter a calma e repetir o processo. Caso ele não esteja interessado no petisco um brinquedo deve ajudar. Se por um acaso você detectar estresse tanto no cachorro quanto na sua pessoa pare tudo e recomeçe procedimento outro dia. 

(c) Nessa etapa o seu cão já deve ter entrado na caixa. Certifique-se que ela se mantenha aberta durante esse processo. Não queremos assustá-lo. Como falei, devemos tomar todo o cuidado para ele ter só sensações positivas perto/dentro da caixa. Lembrando sempre que o processo deve demorar dias.

Adestre o seu melhor amigo

Hora de alimentá-lo dentro da caixa

Depois de introduzir o cachorro a caixa, passamos a 2 etapa, alimentar ele na sua “nova casa”. Se o seu melhor amigo já entra e sai sem problemas tente colocar o pote de comida bem no final da caixa para ele entrar por completo. Agora se ele continua relutante, coloque o pote no limite da sua confiança, ou seja, coloque o pote mais perto da entrada, no ponto onde ele costuma entrar. Com o passar das refeições vá colocando-o mais para o fundo.

Quando o seu cão entrar por completo e já estiver na metade da refeição podes fechar a caixa lentamente para não assustá-lo. Quando ele acabar abra imediatamente nas suas primeiras vezes. Depois vá aumentando o tempo de enclausuramento gradualmente até que ele se sinta confortável na caixa por pelo menos 13-15 minutos. Atenção, o tempo todo o cão deve se sentir confortável, se ele choraramingar para sair você está extrapolando o seus limites, então considere deixá-lo menos tempo numa próxima vez. Porém, só deixe-o sair quando ele parar de choramingar.

Após repetir o processo sem nenhum sinal de mau comportamento, ansiedade ou medo você poderá considerar deixá-lo por periodos curtos de tempo enquanto você está em casa.

Entrando por ComandoComando

Agora que ele já está familiarizado com a caixa, já faz a suas refeições e fica por períodos curtos, podemos pensar em treiná-lo a entrar por comando. Se você já leu o post – A sua mão é a chave mestra do adestramento já deve ter entendido como fazê-lo.

Antes de tudo decida o comando que você dará a ele. São exemplos de comando as palavras canil, caixa. Lembre-se que essa palavra deve ser fácil de lembrar (para você), curta e firme. Tente utilizar um comando que não o cofunda com o seu nome, objetos da casa ou palavras altamente utilizadas no seu vocabulário doméstico como, por exemplo, banheiro, casinha entre outros. 

Depois de escolhida a palavra, munido de petiscos e com o seu cão ao lado dela, dê o comando aponte para dentro do “canil e jogue um petisco. Com a experiencia passada ele deve entrar sem problemas. Fazendo isso faça uma pequena festa e diga palavras de afeto. Faça isso repetidamente. Depois faça o processo com a grade fechada sempre aumentando gradualmente o seu tempo de enclausuramento, bem como vá se afastando dela. Agora você pode dar o comando, fechar e sair por 5 min. Volte, espere um pouco do lado da caixa e depois solte. Nunca solte ele imediatamente para que ele não associe a sua vinda com a “liberdade”.

Saindo de casa

Com o seu cão extremamente confiante você agora pode pensar em sair de casa e deixá-lo na caixa. Certifique-se, entretando, que ele já está preparado para tal. Lembre-se de deixar água, comida e um brinquedo para ele. É importante que você o coloque antes de “fazer coisas habituais de partida” como pegar as chaves ou fechar a casa. Assim ele entrará sem a construção de ansiedade. Assim como nos tópicos anteriores as primeiras saídas devem ser breves e podem ser aumentadas com o tempo. Como já dito no post – Como deixar o cachorro sozinho em casa sem trumas – nunca devemos nos despedir do cão e nem fazer festa na chegada. Leia o texto para mais informações.

Atenção! Não use esse processo para cachorros com ansiedade de separação.

A noite

Para a noite pode ser uma boa idea colocá-lo no corredor do quarto. Especialmente se o se cão for filhote. Assim você terá mais controle sobre ele bem como levantar para “levá-lo ao banheiro” Cães idosos também devem ser colocados por perto para não associar a caixa com um isolamento social.

Espero que tenham gostado das informações! Caso tenham, curtam ali em baixo. Isso me deixa feliz. ;D. Não esqueçam, se quiserem receber os post por email assine nosso feed e compartilhem porque compartilhar ajuda! ;D

 

Abraço e até a próxima!
Encontrou um erro, não gostou das informações, quer elogiar, perguntar ou criticar? Comente!