O “rei dos Terriers” foi criado por volta de 1850 por criadores do Yorkshire, no vale do Aire, graças a cruzamentos entre o cão de lontra (Ottherhound) e uma raça extinta, o antigo Terrier preto e fogo (Old English Black and Tan Terrier). O objetivo era obter um cão com a capacidade de caçar a lontra e também os roedores. Este cão foi reconhecido durante a Segunda Guerra Mundial na qualidade de mensageiro, cão de ataque e de sentinel. Sua introdução na França data dos anos 20.
Cabeça: Bem proporcionada, sem rugas. Crânio longo e chato. Stop apenas visível. Bochechas planas. Maxilares poderosos. Lábios ajustados.
Olhos: Pequenos, de cor escura. Expressão muito viva.
Orelhas: Em forma de V, portadas lateralmente, pequenas. A linha superior da orelha dobrada fica um pouco acima do crânio.
Corpo: Não deve ser muito longo. Pescoço musculoso sem barbelas. Doros curto, forte, reto. Peito bem descido. Costelas bem arqueadas. Lombo musculoso.
Membros: Musculosos com uma boa ossatura. Patas pequenas, redondas, fechadas, dígitos moderadamente arqueados.
Cauda: De inserção alta, portada alegremente (horizontalmente) mas jamais enrolada sobre o dorso. É usualmente amputada.
Pêlo: Áspero, denso, “de arame”, não longo ao ponto de parecer eriçado. O pêlo é assentado, reto e cerrado. O sub-pêlo é mais curto e mais macio.
Pelagem: O manto é preto ou grisalho como também a face dorsal do pescoço e a região superior da cauda. Todas as outras regiões são de cor fogo. As orelhas muitas vezes fogo mais escuro e marcas encarvoadas podem aparecer em torno do pescoço e nas faces laterais do crânio. Admitem-se alguns pêlos brancos entre os membros anteriores.
Tamanho: Macho: Aproximadamente de 58 a 61 cm. Fêmea: Aproximadamente de 56 a 59 cm.
Peso: Aproximadamente 20 kg.
Temperamento, aptidões, educação: Cão rustic, forte, energético, cheio de vida, sempre alerta, rápido em ação e dotado de uma coragem legendária. É muito afeiçoado a seu dono e manso com as crianças. Pode ser dominador e até agressivo com seus congeners. Suas aptidões são multiplas; bom nadador, caçador de patos e de lontras e também de javalis e de cervos. Revela ser um guardião fiável dos bens e das pessoas. Como cão de utilidade, o exército, os socorristas e a polícia apreciam seus dons.
Conselhos: Pode vive em apartamento somente se puder se beneficiar de grandes passeios diários. Escovação duas vezes por semana e toalet (tratamento de higiene e de beleza) três vezes por ano.
Utilização: Caça de pequenos animais, guarda. Cão de utilidade: polícia , cão farejador, guia para cegos, cão militar e cão de companhia.
Preço médio: Em torno de 900,00 R$
Fonte: Livro: Enciclopédia do Cão (Royal Canin). Pagina 114.