Olá! Hoje vou introduzir uma série com alguns capítulos de um assunto muito interessante que, ao mesmo tempo, vai desmistificar algumas teorias sobre o tema “Crianças e Cachorros”. Para começarmos
é bom saber que para toda mordida há sempre uma explicação. Daí você pode dizer: “Mas ele o atacou sem motivo”. Não é verdade e eu vou te dizer o porquê.
é bom saber que para toda mordida há sempre uma explicação. Daí você pode dizer: “Mas ele o atacou sem motivo”. Não é verdade e eu vou te dizer o porquê.
É de compreensão de todos que crianças com menos de 5 anos de idade tendem a pensar o seus cachorros, sejam eles filhotes ou adultos, como meros brinquedinhos. Veja o que diz a Veterinária Silvia C. Parisi (CRMV SP 5532):
Crianças muito novas (abaixo de 4 anos de idade) e filhotes de cães ou gatos não são uma boa união. Os pequenos pegam os animais de maneira desajeitada, machucando os filhotes. Elas também não têm noção que o animal sente dor e, ingenuamente, tratam o animalzinho como um brinquedo. Por esse motivo, são comuns as fraturas ou luxações de membros nos filhotes cujos donos são crianças pequenas.
Como vimos os pequenos desta faixa etária são predispostos há machucar o animal acarretando nos “acidentes”. Essa mordida pode ser entendida como um aviso, como quem diz “Pare de fazer isso” ou “Você está me machucando” e não devem ser encarados como uma agressão. Veremos mais a seguir.
Passaremos a ver o assunto sobre duas óticas. Crianças VS Filhotes | Crianças VS Cães adultos. Desta maneira ficará mais fácil de explicar e entender o assunto.
Confira o segundo post da série aqui