Compartilhe:
    


28 de setembro de 2011

Guia de Raças: Akita inu



Originário da província de Akita, na ilha de Honshu, com o nome de “Akita Matagi” (cão de caça ao urso), o Akita figurava entre os cães chineses, foi em seguida cruzada com um Mastim e com o Tosa. Assim, foi durante muito tempo utilazado como cão de caça grossa e cão de combate. Após um período de declínio, esta raça designada como foi parte do patrimônio nacional japonês, e tornou muito popular. Este cão, o maior dos cães japoneses do tipo “Spitz”, tornou-se quase exclusivamente cão de companhia. Ele é muito apreciado na Europa e nos Estados Unidos onde um tipo mais pesado (50 kg) foi desenvolvido. Chegou na França em 1981.

 

GuiaPaís de Origem: Japão.

Cabeça: Forte. Testa larga. Stop ,arcado com uma racha frontal nítida. Cana nasal reta. Focinho bastante longo e forte. Lábios ajustados.

Olhos: Pequenos, quase triangulares, castanhos escuros.

Orelhas: Pequenas, espessas, triangulares, ligeiramente arredondadas na extremidade. Eretas e inclinadas para a frente.

Corpo: Alongado. Pescoço espesso, musculosos e sem barbela. Costelas moderadamente arqueadas. Dorso reto, sólido. Lombo largo, musculoso. Ventre bem retraído.

Membros: Desenvolvidos, esqueleto possante. Patas espessas, redondas, arqueadas e compactas.

Cauda: Inserção alta, espessa, bem enrolada sobre o dorso.

Pêlo: Curto, duro, direito. Mais longo na cernelha, na garupa e ainda mais na cauda. Subpelo leve e denso.

Pelagem: Vermelho, sésamo (pêlo com as pontas pretas), rajada e branco. As cores já mencionadas, exceto o branco, deverão apresentar o “urajiro”: pêlo esbranquiçado nas faces laterais do focinho, nas bochechas, sob o queixo e na garganta, o antepeito e ventre, na parte inferior da cauda e face interna dos membros.

Tamanho: Macho: 67 cm (De 64 a 70 cm). Fêmea: 61 cm (De 58  a 64 cm).

Peso: De 30 a 50 kg.

Temperamento, aptidões, educação: Robusto, vigoroso, muito corajoso, independente. Orgulhoso mas também é calmo. Dócil, de boa convivência, é um bom companheiro. Desconfiado com estranhos, vigilante mas pouco ladrador, mostra ser um bom cão de guarda. Dominador, dificilmente convive com outros cães. Deve ser educado com firmeza mas sem brutalidade.

Conselhos: Muito esportivo, a vida em apartamento não lhe é propícia, exceto se puder gastar sua energia diariamente. Escovação diária, trimming na muda do pêlo.

Utilização: Guarda, cão de utilidade (auxilio á policia, guia de cegos), companhia.

Preço médio: R$ 800,00 á R$ 2.500,00

Fonte: Livro: Enciclopédia do Cão (Royal Canin). Pagina 173.