Compartilhe:
    


21 de fevereiro de 2013

Quanto de ração eu devo dar ao meu cachorro?




 
Formular a alimentação correta para o seu cão é um trabalho que  está sujeito a erros, como qualquer coisa que fazemos. Aliás parece que eles estão sempre com fome.  Entre os dilemas mais fortes entre os tutores é “Quanto de ração eu devo dar a ele?” Essa pergunta precisa ser respondida com outras perguntas nas quais vamos abordar nesse artigo. Lembre-se que dar ração na porção incorreta é muito prejudicial a saúde do seu cãozinho. Entre os problemas mais comuns está a obesidade.



Veja mais sobre saúde canina aqui!

Considerações sobre o Peso
A maioria das rações comercializadas tem em suas embalagens uma tabela nutricional por peso do cachorro. Entretanto podemos utilizar uma tabela para ver qual a quantidade certa para ele. Lembrando que o peso em questão é o peso IDEAL para o seu cachorro de acordo com o seu porte e não o quanto ele pesa agora. Assim evitamos que cachorros acima do peso comam mais do que deveriam. Além disso é importante você ajustar essa tabela de acordo com a idade e a atividade fisica dele. Iremos tratar sobre isso abaixo.
Proporção de ração por peso
Peso em KG
Ração em Xicaras
até 4,5 1
4,5|11,4 1 ½ a 2 ¼
11,4|22,6 2 ¼ a 3 ¾
22,6|31,7 3 ¾ a 5
31,7 ou mais 5 a 8
 
Idade
Outro fator muito importante na alimentação é a idade.  Apesar de algumas fórmulas de alimentos para cães têm uma orientação geral que lhe dá uma idéia de quanto alimento o seu cão vai precisar, eles só  citam o peso do seu cão como um fator influente. Como regra geral, você terá que alimentar seu cão menos como quando filhote, mais como um adulto, e menos quando elas são mais de sete anos de idade. Isto é porque seu cão envelhece, sua taxa metabólica irá flutuar um pouco. Também é melhor que você mude as fórmulas em cada uma das fases da vida do seu cão, pois isso vai afetar o desenvolvimento do seu cão e ingestão calórica.
Atividade Fisica
Quando fazemos atividades fisicas presicamos de mais energia, consequentemente iremos comer mais. Essa premissa também é verdadeira para os cães. Quanto mais ativo é o seu cão mais ele vai comer.  No entanto, é importante não exagerar, pois, isso fará com que eles tenham uma maior probabilidade de se tornarem obesos.
Se seu cão tem um baixo nível de atividade, e gasta uma quantidade significativa de tempo dentro de casa, você vai querer alimentá-los um pouco menos do que a sua porção diária recomendada. Como dito antes, você precisa apenas usar  ligeiros ajustes quando encontrar a porção adequada de alimentos para seu cão. Isso vai impedir que seu cão ganhe peso ou de tornar-se propenso a desnutrição.
Melhore a sua saúde com pote adequado 
Além da preocupação com o peso, é muito importante escolher o melhor comedouro para o seu melhor amigo. Você já deve ter percebido que os cães, com os potes ao chão, comem de forma desconfortável, se curvando para comer. É importante ressaltar também a qualidade do pote em relação a higiene e durabilidade. Muitos potes de comida vão se desfazendo através do tempo acumulando germes e bactérias. Escolha então preferencialmente um comedouro alto, onde o cachorro possa comer de forma ereta e comedouros inox como o exemplos abaixo:
7002881g1

Alimentação Natural
Se você pretende alimentar seu cachorro de forma mais saudável possível, procure se informar sobre a alimentação natural.  Recomendo o site www.cachorroverde.com.br que aborda o assunto com muita propriedade.
É isso! Dúvidas, reclamações e/ou sugestões sempre são bem vidas Comente! ;D
Fonte: Dog Food Chat