Antes de adotar|adquirir um cachorro é preciso planejar sua vida. Será que ele vai se encaixar no seu estilo de vida? Qual a raça ideal para mim? Vamos suprir as suas necessidades como cão? Essas e outras perguntas terão que ser respondidas. Nos acompanhe nesse texto que fará você refletir sobre o assunto.
Já falei no primeiro post o quanto os cães nos ajudam através dos séculos. E que as vezes o desejo de te-los é maior do que condição de mante-los. Praticar a guarda responsável é imprescindível para se ter um cachorro equilibrado.
Porque Planejar
“"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" (Peter Drucker)
Como dito anteriormente, o seu estilo de vida é único e você terá que encaixar um novo ser vivo a ele. Sacrifícios de tempo serão necessários. Será que você está preparado? Um planejamento responderá essa e outras perguntas. Além das perguntas que nós lhe faremos a seguir é bom que você faça perguntas referentes ao seu estilo de vida.
Estou realmente disposto?
Possuir um cão é um compromisso de longo prazo emocional e financeiro. Antes de decidir que animal é ideal a você procure fazer uma avaliação honesta sobre suas condições ambientais. Será que sua casa é ideal para abrigar um cachorro?
Escolha a raça (temperamento) ideal para o seu estilo de vida
Como eu disse antes, o cão vai ter que se encaixar ao seu estilo de vida. Para isso procure raças (ou nível de energia) que complementam você. No meu caso, por exemplo, escolhi ter um Shih Tzu porque sou calmo e atarefado, mas gosto de caminhar, logo, precisava de um cachorro calmo, mas que me acompanha-se nas minhas caminhadas. A chance de eu não me dar bem com uma collie ou pastor de Shetland1 é maior. Se você tem uma família formada os aspectos como atividades, personalidades e programações devem ser avaliados.
1Normalmente só se é levado em consideração as características da raça para mensurar o nível de energia. Entretanto, a premissa não é totalmente verdadeira, ou seja, um Pastor de Shetland pode ser calmo e um Shih Tzu elétrico. Fique atento aos sinais.
Além do nível de de energia, procure considerar o tamanho e necessidade de higiene. Famílias podem querer um cão que se dê bem com crianças. Lembre que algumas raças como Shih Tzu’s e Yorkeshire’s podem não ser boas escolhas para essas casas, pois os Shih Tzus, com olhos saltados e Yorkeshire’s com sua fragilidade podem se machucar facilmente com uma criança por perto.
Fiz uma série completa sobre como ter cachorros e crianças convivendo em harmonia talvez você queira dar uma olhada.
Procure Especialistas
Entre em contato com especialistas da raça em sua região. Deixe-os saber que você está interessado e pergunte, pergunte e pergunte. Informe-se dos problemas de saúde que ele poderá ter maior propensão Sobre os cuidados especiais e suas necessidades fisiológicas. Fique sempre um passo a frente. Se você não conhece nenhum especialista da raça informe-se conosco ou acesse o nosso guia de raças.
Pense duas vezes antes de ter um filhote
Filhotes precisam de mais atenção. Considere adotar um cachorro. Muitas vezes eles já vem treinados para, por exemplo, não fazer xixi no tapete. Algo que o seu filhote terá que aprender. Além disso, são normalmente calmos e submissos. O melhor: já vem do abrigo castrado.
Lembra daquelas perguntas acima sobre o seu temperamento e nível de energia? Cães adultos tem seu temperamento desenvolvido, consequentemente, são mais fáceis de casar com o seu estilo de vida, sem surpresas.
É isso aí! Lembre-se de ir atrás das informações! No próximo texto vamos falar um pouco mais sobre planejamento e das coisas a se fazer antes de levar seu cachorro para casa! Se você quiser acompanhar a série de post’s sobre Guarda Responsável acesse a página centralizadora de post’s. Lá você terá acesso a todos os post’s já feitos o assunto.