Problemas de estomago nos cães não são novidade. Essa função em seu organismo é provavelmente uma das mais suscetíveis a ocorrências em veterinários. Uma das explicações pode ser o apetite desenfreado dos cães. Seu organismo deve ser capaz de absorver eficientemente os nutrientes dos alimentos e remover com segurança os resíduos
.
A digestão é parte essencial para uma vida saudável. Fique atento para os seguintes sinais de má digestão :
- Vômitos;
- Prisão de Ventre;
- Choramingar durante comer;
- Relutância em comer;
- Flatulência
- Diarreia
Se os sintomas persistirem por mais de 24 horas é indicado visitar um veterinário. Condições de estomago normalmente são temporários, todavia, podem indicar dificuldades de saúde mais graves como úlceras, corpo estranho, problemas renais, alergias alimentares e câncer. É sempre bom ter um diagnóstico completo.
Antes de levar ao veterinário.
Com certeza você já ouviu falar em “apetite de cão” certo? Nós sabemos que os nossos melhores amigos gostam de comer, e muito. Procure levar em consideração o que ele pode ter ingerido, a pouco tempo atrás, e veja se esse alimento poderia ter afetado seu aparelho digestivo. Interrompa a alimentação por um período de 12 a 24 horas para que o seu aparelho digestivo descanse. Ofereça bastante água para mantê-lo hidratado. Se o seu cachorro demonstrar letargia durante o período de jejum ofereça uma solução açucarada e leve imediatamente ao veterinário.
Após a crise
Normalmente é preciso que o seu cão tenha um período de descanso. Prepare comidas mais leves e com pequenas quantidades. O livro Primeiro Socorros para Cães e Gatos nos trás uma dica de receita para ajudar na recuperação.
“Cozinhe arroz puro ou macarrão até ficar macio. Misture-o meio a meio com peito de frango cozido, sem pele e sem ossos ou com carne magra moída bem cozida. Voc6e pode incrementar o sabor com um pouquinho com caldo de frango magro, sem sal, ou misturar com uma colher de iogurte natural ou queijo cottage. O iogurte tem uma “boa” bactéria, que pode ajudar a reequilibrar o intestino do mal estar causado por diarreia”. (Primeiro Socorros para Cães e Gatos)
Observe e Faça
Após se certificar de que nenhuma patologia grave ocasiona os sintomas é sempre bom fazer um check-up de prevenção. Essas dicas irão te ajudar a melhorar a digestão.
- A ração pode ser a grande vilã da história! Prefira uma de alta qualidade. Seu cachorro agradece.
- Quantas vezes ele come por dia? Alimentar seu cachorro com menos alimento e com mais frequência pode ajudar na prevenção. Afinal até eles se sentem mal depois de comer demasiadamente.
- Alimentar seu cachorro em potes um pouco acima do nível térreo (chão) é benéfico para uma melhor digestão.
- Apalpe o abdomen do cachorro a procura de retração um sinal claro de dor.
- Tome cuidado ao dar qualquer suplemento ao seu cachorro. Procure orientação de um VET.
- Alguns cães podem ter um problema raro de absorção de alimentos se o problema persistir procure um veterinário. Aliás, isso até merece um post ;D
Não pense Duas Vezes
Sintomas combinados e outros mais graves são extremamente perigosos e devem se encaminhados ao seu veterinário imediatamente. Os sintomas são:
- Fezes pretas com consistência de piche;
- Fezes extremamente malcheirosas;
- Fezes com grande quantidade de sangue vermelho;
- Diarreia seguida por vômito;
- Dor aguda durante evacuação;
- Febre;
- Letargia;
Se o seu cachorro apresenta esses sintomas leve ao veterinário imediatamente.
Fontes:
Esse texto foi feito para os amantes caninos afim de informação. A palavra do seu veterinário é sempre a última. Em hipótese nenhuma eu irei confrontar um diagnóstico veterinário.
Por hoje é só pessoal! Qualquer dúvida, comentário ou palavras de ódio podem ser deixados nos comentários do Facebook que eu retornarei o mais breve possível! Não se esqueçam de curtir e tuitar se vocês gostaram de ler. Vocês podem ajudar outras pessoas também.