Compartilhe:
    


12 de dezembro de 2013

O meu cachorro é feliz? Veja os Sinais De Um Cão Feliz



Felicidade Plena

Saiba como identificar a felicidade de um cão por meio da sua rotina e linguagem corporal. Afinal eu tenho um cachorro feliz? Ou será ele infeliz?

De acordo com o dicionário portugues, felicidade significa:

fe.li.ci.da.de
sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança. (Michaelis)

Para os cães, que basicamente usam de linguagem corporal e ansiedade, o contentamento e bem-estar é um assunto muito menos complicado de ver, é claro, desde que você saiba o que está procurando. Já escrevi aqui, por exemplo, como interpretar sinais de um cão doente no post Faça exames de rotina no seu cachorro, porém um cão saudável não é certeza de cão feliz.  Aí vem a dúvida, será que o meu cachorro é realmente um cão feliz?

Sinais de Felicidade

A felicidade de um cão pode ser medida pelo comportamento corporal e principalmente na forma de agir di3607c2604a0711e3b65e1229073a5876_8ante da sua rotina. Para começar, os cães contentes dormem cerca de 8 a 10 horas por dia, principalmente a noite. Normalmente acordam cedo em busca de comida. Eles aparecem brilhantes, alertas, ativos, e solicitam a atenção de seus proprietários. Eles também interagem positivamente com o outros animais, caso os encontrem.

Como deixar o cachorro sozinho em casa sem trauma

Por meio da manhã, desfrutam de passeios , brincadeiras e atividades sociais, talvez descansando brevemente entre os eventos. Na parte da tarde, os cães podem passar algum tempo mastigando um brinquedo, explorando no quintal, ou socializando com outros cães ou pessoas. O aumento da atividade torna-se evidente com a aproximação do fim da tarde e no início da noite, com a volta dos membros da família.

Como fazer exercícios físicos com o seu cachorro

Após uma refeição, as várias ações e interações que ocorrem neste momento estão envolvidos com interesse e alegria. Os olhos são brilhantes, orelhas estão girando, e caudas são elevadas. No período de tarde da noite mais calma segue com animais contentes desfrutando da companhia uns dos outros, ou procuram e ficar perto dos humanos. Muitos cães solicitam ser acariciados.

Soulful EyesA infelicidade nos cães

Cães infelizes são criados por experiências adversas, interações inconsistentes com seus proprietários, falta de exercício, uma rotina instável, e interações sociais inadequadas. Isso normalmente acontece quando os propretários pensam a vida do cão como humanos e não pelo o que realmente são: Cachorros.

A felicidade de um membro de quatro patas depende de nós pensarmos neles como cães. A frase: "como eu ia me sentir se" ou "se eu fosse um cachorro…" devem ser respondindas. Como eu me sentiria se meu dono não entedesse meus interesses? Como eu me sentiria se meu dono nunca sai para passear ou mal se comunica comigo? Como eu me sentiria  se a minha vida fosse totalmente imprevisível, incontrolável, marcado por interações sociais adversas? Como eu sentira se eu não tivesse nada para fazer o dia todo?

Sinais de Infelicidade

Um cão infeliz muitas vezes dorme mais em um período de 24 horas, entrando em um estado de depressão ou desamparo. Por outro lado, eles podem dormir mais irregularmente à noite como eles não estão em uma rotina adequada. A falta do que fazer leva a uma série de problemas de comportamento que surgem como desvios. Estes, por vezes, tomam a forma de latidos ou comportamento destrutivo, comportamentos de busca de atenção irritantes, ou comem demais .

As questões sociais podem envolver confrontos com os outros animais ou com seus donos,  muitos deles não prestam atenção a seus proprietários, são difíceis de controlar, e pode tornar-se indiferentes. Seus olhos não brilham de emoção, mas sim parecem maçantes e vazios . Esses cães podem adotar posturas arcadas, parecem tímidos e podem mostrar uma falta de atenção e curiosidade. Muitos são anti-sociais.

Fique atento para não confundir sinais de infelicidade com doenças

É isso um abraço!