Filhotes. Que gracinhas eles são não é mesmo? Assim como na infância de uma criança a idade “filhote” do cão é imprescindível para o seu bem estar. Pensando nisso um infográfico em inglês mostrou as 15 principais decisões erradas dos tutores na idade da descoberta das bolas de pelo. Com base nelas vamos falar um pouco sobre esses problemas e como evitá-los.
Nunca compre um cachorro numa fábrica de Filhotes ou Pet Shops
O primeiro erro que os tutores podem cometer é comprar o seu cão numa fábrica de filhotes ou pet shops. Além do aspecto humanitário esses cães normalmente ficam enclausurados e, portanto, são condicionados a urinar e defecar uns nos outros. Além disso eles normalmente são separados da mãe antes da sua 8ª semana de vida. A mãe, nesse período, ensina aos filhotes, os primeiros passos da higiene pessoal. Pular essa fase, pode acarretar em problemas de aprendizado posteriormente.
Leve-o para uma casa Segura
Pense como um filhote e deixe fora do alcance o que ele pode mastigar. Usar uma caixa de transporte pode ajudar. Caixas mantêm os filhotes protegidos enquanto eles não estão sendo vigiados. Elas vão protege-lo de zonas de perigo como escadas ou outros objetos ameaçadores.
Não associe o nome do seu filhote a eventos negativos
Nunca Chame o seu nome quando:
- Ele está encrencado
- Você quer Cortar as suas Unhas
- Você quer dar um banho
Apenas Use o nome do cachorro de Modo Positivo
Evite Brinquedos Inapropriados. Mais brinquedos = Cachorros mais Espertos
Para evitar que o seu cão, quando mais velho, comece a pegar suas meias entre outros objetos semelhantes, nunca dê brinquedos que se pareçam com eles. Evite também os seus tênis e chinelos velhos, pois os cachorros não diferenciam o velho do novo. Em contrapartida pense em dar ao seu filhote brinquedos duráveis, que instiguem a sua percepção e inteligência. Veja Como Escolher o Brinquedo ideal para o Seu cachorro
Não deixe o tapete higiênico dentro de casa
Como eu já expliquei no post Como Ensinar o seu cachorro a fazer xixi no lugar correto, o ideal é ensiná-lo a fazer as necessidades fora de casa. Deixar um penico como um “plano B” caso ele não aguente até sair para fazer as necessidades pode acabar condicionando ele a fazer xixi nos seus tapetes e/ou outros objetos semelhantes ao “penico”.
Não negligencie o contato físico com o seu cachorro - Desenvolva a confiança
O seu filhote precisa de confiança para desenvolver uma infância e posteriormente uma maturidade saudável psicologicamente falando. Nada melhor para isso do que toques e reforço positivo na sua rotina diária.
Comece, cedo, tocando seu filhote todos os dias, tornando a experiência prazerosa e gratificante
Não espere para corrigir um mau comportamento
Já falei aqui diversas vezes, o melhor remédio é a prevenção e o reforço positivo muito antes do comportamento ruim acontecer. Assim como as crianças gostam de ouvir elogios dos pais, os cães gostam de saber que estão desempenhando o seu papel corretamente. Por exemplo, se o seu filhote passou por um semelhante e não latiu; ou fez as necessidades no lugar correto congratule-o com carinho e palavras de afeto para encoraja-lo a fazer novamente.
Existem 4 passos que você pode executar
- Usar de reforços positivos primários como petiscos e outras guloseimas (exceto para necessidades)
- Secundários como palavras de afeto, clicker e tons vocais e carinho;
- Redirecione um mau comportamento para um bom comportamento ensinado a maneira certa de fazer as coisas.
- Faça exercícios físicos com o seu cachorro como caminhar.
Não use enforcadores para ensinar o seu cachorro a andar na guia.
Como já explicado no post como caminhar com o seu cachorro sem problemas, comece o treinamento em casa para depois sair na rua. Pense que o seu cão não está psicologicamente preparado para sair de casa e que ele necessita “fazer uma carteira de motorista” para ir a rua. Vá devagar, use o seu pé e ande na frente para que ele saiba quem está no controle.
Na rua prefira andar na grama. Lá existem odores e distrações que ajudam a sociabilização do filhote importantíssimos para sua maturidade.
Não deixe o seu cão Fugir
Coloque no programa básico de treinamento o comando Vêm
É importante que o seu cão saiba o comando Vêm ou junto para qualquer eventualidade. Você pode fazer isso brincando de esconde-esconde com ele chamando-o com o comando vêm e fazendo festa quando ele te encontrar. Você pode tentar o método convencional explanado pela equipe do Cão Cidadão
Para ensinar esse comando, diga “vem” e em seguida mostre um petisco ou brinquedo. Logo que ele chegar até você, clique e dê a recompensa. Vá fazendo isso em diversas situações e quando ele estiver vindo prontamente, passe a mostrar a recompensa somente depois de clicar. O sinal para esse comando pode ser bater as duas mãos nas suas pernas ou levantar um braço e abaixá-lo apontando para o chão. (Cão Cidadão)
Meu cão foge e agora?
Previna agressão a pessoas na sua casa
Previna as agressões melhorando a sociabilização com vizinhos dando a eles petiscos para tratar o filhote quando entram em casa.
Não deixe o seu filhote pular nas pessoas.
Faça-o deitar antes das visitas chegarem e congratule enquanto estivem em posição.
Previna agressão a pessoas durante o passeio
Muitos problemas nos cães são feitos por falta de socialização. A socialização deve começar por volta da décima segunda semana de vida. Tome cuidado para que tudo saia de forma positiva. O que o filhote aprende aqui leva para sua vida. Comece passeando pelo quarteirão, depois vá aumentando gradualmente sempre de forma calma. Deixe que ele cheire e socialize com outros animais.
Previna agressão outros cachorros durante o passeio
Para prevenir que filhote se torne agressivo há outros cães, socialize-o com cães conhecidos do mesmo tamanho e com idade familiar ou mais novos. Introduza seu filhote com os cães adultos de forma calma e assertiva.
Previna experiências traumáticas
Mantenha o ambiente tranquilo durante o estágio de medo do seu filhote. Nem pense em levá-lo para ver os fogos de artifício. Evite também lugares movimentados
Faça ele merecer os petiscos
A melhor maneira de se comunicar com o seu cão é estabelecendo truques de obediência. Considere o petisco como um “salário” após um trabalho bem feito. Use a sua mão para lhe ajudar a treiná-lo.
10 pensamentos chave para treinadores de cães