Você tem ou deseja ter um filhote em casa, esse post é pra você! Quando temos um filhote vemos que seu humor pode mudar drasticamente em um curto espaço de tempo. Existem vários motivos para esse comportamento dúbio e podemos com certeza mencionar como um deles a troca de dentes.
Não quer ler? Ouça a transcrisção do texto
Os filhotes apresentam 28 dentes de leite que mais tarde serão substituídos pelos dentes permanentes. Um cão adulto tem, em sua grande maioria 42 dentes (20 na mandíbula superior e 22 na mandíbula inferior). Veja a mordida perfeita de um cão ao lado
Quando acontece?
A fase de troca de dentes ocorre normalmente por volta de quatro meses de vida ao sexto. Ela acontece rapidamente e quase imperceptível aos olhos humanos. Os dentes de leite normalmente são engolidos pelos cachorros.
O que você deve saber
Você provavelmente sentirá uma mudança de comportamento. Os filhotes procuraram ficar mais perto do dono e perder parte do apetite. Isso por conta do desconforto que a transição acarreta. Além disso, a gengiva pode apresentar um pequeno sangramento pelo fato do nascimento dos dentes.
Dentição Dupla
Os cães podem apresentar dentição dupla, quando o dente de leite não cai observe a imagem ao lado. Cachorros com essa condição sempre serão aconselhados os seus donos extrair os dentes de leite, pois os cachorros com esse tipo de dentição são mais suscetíveis ao tártaro e a gengivite, além do mau-hálito. Por isso a importância de ter a escovação dentaria como hábitos também com os cachorros. (Veja como escovar os dentes aqui)
A Dentição Dupla em cachorros ocorre normalmente com as raças de pequeno porte como : yorkshire, maltês, poodle, shih-tzu e lhasa-apso. O principal agente causador da dentição dupla é a genética.
ATUALIZAÇÃO – 10/01/14
Espero que tenha sido útil!
Abraços!