Compartilhe:
    


5 de agosto de 2014

5 motivos porque o cachorro não presta atenção em você



Tudo é questão de Foco

“Meu cachorro apenas não me ouve!” Ter um cão que não presta atenção no dono é muito frustrante. Se você se pega falando essa frase repetidas vezes esse texto vai te ajudar a compreender as principais razões para a falta de atenção deles.


Não quer ler? Ouça a transcrisção do texto
  
Meu sonho sempre foi ter um cachorro que “me entendesse”, quando criança sempre olhava aqueles filmes com cachorros que só faltavam falar com o dono e ficava sonhando em ter um cãozinho assim (quem nunca). Uma das maiores frustrações de um dono é o cachorro dar uma de “gato” e não prestar atenção. Uns até acham que os seus cães podem ser surdos, mas a verdade é que eles ouvem muito bem, o que falta é uma orientação adequada. Se o seu cão não te ouve, é provavelmente devido a uma das seguintes razões.
1.  Medo de puniçãoCuidado com as repreensões
Não, eu não estou te chamando de agressor. O fato é que muitos cães tem medos associativos, principalmente os que sofreram algo em sua fase de socialização. Nesse caso o cão associa a sua presença com experiência negativa do passado. As  vezes o que nós entendemos como um fato corriqueiro, o cachorro pode interpretar de forma diferente. Aqui em casa, por exemplo, o Cachorro não pode ficar ao meu lado durante o jogo de futebol, pois os gritos de raiva ou de alegria acabam assustando. Então preste atenção na sua linguagem corporal e veja se algumas atitudes normais para nós podem ser ruim para eles. Além disso, é claro, que se um dia você fez uma repreensão de forma errada, o cachorro pode ter medo de você, o que explica tudo.  Se você identificou o medo como problema leia mais sobre: Medo no cão – entenda o seu cachorro
2. Você não é divertido o bastante
Ei, como assim eu não sou divertido o bastante? Bem, se o seu cão não está escutando, ele pode ter aprendido que há uma recompensa maior em ignorá-lo, ou seja, o ambiente em que ele se encontra é muito divertido e você é o chato da sala, ou, podes até ser divertido mas, o carro passando, a bicicleta, a televisão, o passarinho voando é muito mais. A solução? Ser o centro das atenções, sendo o mais divertido da sala. Eliminar as distrações é sempre uma boa ideia de inicio. Treinar o seu cachorro para olhar para você é também uma grande ideia que vamos falar no próximo texto.
Treinamento é essencial
3. Ele precisa de mais treinamento e consistência
Pense que o seu cão adoraria bater um papo com você porém ele simplesmente não consegue. Não ele não é burro, o problema é que nós precisamos desenvolver ferramentas para que ele entenda o que queremos. Para isso é preciso treinar o seu cachorro a aprender o “português” por métodos positivos. Se você se sente a vontade, podes tentar ensinar ele em casa, ou procurar ajuda profissional. Procure ser consistente no convívio. É corriqueiro, por exemplo, pessoas permitirem os cães fazerem algo num dia e no outro proibirem, pronto adeus consistência. Treinar a sua mão como um target pode te ajudar.
4. Falta de atenção a sua linguagem corporal e tom de vozAtenção a linguagem corporal
Os cães se entendem muito com a linguagem corporal. Eles se comunicam principalmente através de postura, movimento, contato com os olhos, tudo sem uma única palavra. Eles podem não entender o português mas eles entendem muito o nosso tom de voz. Se você quer chamar a sua atenção use um tom de voz mais firme (firme não quer dizer gritar), se quer brincar, procure um tom mais fino e assim por diante. A próxima vez que seu cachorro não ouvir você, considere se ele realmente entende a pergunta. Além disso lembre de ser consistente nessas ações. Veja dicas para melhorar a comunicação com o seu cachorro
5. Seu tempo está errado
Por último mas não menos importante é o tempo da chamada. Como assim? Então, você provavelmente já deve ter ouvido falar por aí que se deve recompensar o cão quase que imediatamente após o truque ou bom comportamento. Exemplo, você pede para o cachorro fazer algo, ele faz, você demora alguns segundos a mais  para dar o petisco ou carinho, ele late rapidamente e pronto você acaba de recompensar o latido e não o truque/bom comportamento. É assim que funciona. Por isso que castigar o cachorro por comportamentos do passado é sempre uma má ideia. Normalmente você tem 2 a 3 segundos para dar a recompensa, depois ele dificilmente associará o truque ao petisco.
É isso, espero que tenham gostado das informações! Caso tenham, curtam ali em baixo. Isso me deixa feliz. ;D. Não esqueçam, se quiserem receber os post por email assine nosso feed e compartilhem porque compartilhar ajuda! ;D
Abraço e até a próxima!
Encontrou um erro, não gostou das informações, quer elogiar, perguntar ou criticar? Comente!