Quando decidimos ter um cachorro prioritariamente pensamos nas regras básicas de obediência que adoraríamos ensinar. Os três comandos básicos: Senta, deita e fica, são de suma importância para uma convivência agradável entre nós e eles. Porém, esses comandos de nada adiantam se ele não presta atenção. Por isso treinar o seu cachorro a olhar para você é muito importante.
Pra começar é bom você ler o texto passado na qual descrevi 5 motivos básicos para o problema de atenção ao seu cachorro.
Sabe quando fazemos uma coisa em tempo Xis e depois descobrimos que há uma ferramenta que lhe ajuda a fazê-lo na metade do tempo? A exclamação é quase sempre “ nossa porque eu não descobri isso antes”. Acredite, fazer o seu cachorro olhar para você vai te passar a mesma sensação. Porque? Bem, você já parou para pensar quantas vezes é preciso repetir o seu nome para que ele perceba que está sendo realmente chamado? É bem normal isso acontecer por um motivo muito claro. Com o passar do tempo nós nos acostumamos a chamá-los de forma repetitiva e sem propósito. Pense bem e pergunte a si mesmo quantas vezes ele foi chamado somente por “diversão” ou para chamar atenção sem nenhuma interação futura? Então, com o passar do tempo, ele aprende a ignorar esse chamado.
Porque ensinar?
Ensinar o seu cachorro a olhar para você é extremamente útil para aqueles momentos em que, sem perda de tempo, a concentração dele é primordial . Como em treinamentos de obediência ou desviar a concentração para coisas que podem o tornar agressivo ou passar a sensação de medo. Para arrematar, imagine dessa forma: O cachorro é o seu filho, quando estamos tranquilos e descompromissados o chamamos pelo primeiro nome. Agora, quando realmente precisamos de sua atenção a interação é pelo nome completo. Portanto, pense o comando como sendo o nome completo do seu filho. Ele é um aviso ao cachorro que nós queremos se comunicar com ele. Serve como um pré-comando.
Prepare o ambiente.
Assim como explicado em outros textos como:11 dicas para melhorar a comunicação com o seu cachorro e 10 pensamentos para treinadores de cães, no começo de qualquer comando o ambiente calmo e sem distrações é que vai ditar o aprendizado. Quanto mais estéril o ambiente for, mais ele vai prestar a atenção. Portanto, procure lugares com essa característica. Atente para a coleira. É importante a presença dela para passar ao cachorro uma sensação de “agora é sério”, aumentando o seu nível de atenção. Além disso atente para a recompensa. Procure algo que o seu cachorro realmente goste para cada avanço. Petiscos geralmente funcionam. Sobre a palavra a ser usada no comando escolha uma de fácil lembrança. Eu uso o “olhe” mas, fique a vontade.
Passo a Passo.
- Com o seu cachorro na coleira, sente a sua frente, mas com uma pequena distância entre os dois;
- Pegue o petisco e apresente ao cachorro sem que ele consiga alcança-lo;
- Se ele olhar para o petisco recompense-o;
- Repita agora direcionando o petisco a frente do seu rosto e diga “olhe” (Veja a foto)
- Repita várias vezes o passo 4.
- Agora tente fazer sem o uso do petisco. Caso ele não olhe, direcione a sua cabeça (não a dele) de forma a encara-lo. Se tiver sucesso recompense-o (Veja a foto);
- Repita várias vezes o passo 6. Se precisar volte ao passo 4.
- Agora faça repetições se afastando cada vez mais.
- Procure agora fazer várias repetições simulando distrações como barulhos por exemplo.
Assim como no começo um ambiente estéril é o melhor lugar para treinar um novo comando, é muito importante treinar o cachorro agora a obedecer em ambientes diversos. Portanto, não pare o treinamento na sala da sua casa. Pratique de forma descompromissada frequentemente.
Dica extra: Quando der o comando apenas diga uma vez de forma firme e sempre tonificando a primeira sílaba. No meu exemplo ficaria assim: Ó-lhe
--
É isso, espero que tenham gostado das informações! Caso tenham, curtam ali em baixo. Isso me deixa feliz. ;D. Não esqueçam, se quiserem receber os post por e-mail assine nosso feed e compartilhem porque compartilhar ajuda! ;D
Abraço e até a próxima!
Encontrou um erro, não gostou das informações, quer elogiar, perguntar ou criticar? Comente!