Compartilhe:
    


29 de outubro de 2014

Porque devo castrar o meu cachorro?



Veja os benefícios da castraçãoJá se foi o tempo em que a expressão “vida de cão” significava algo ruim. Hoje os cães são parte integrante da família. Por isso o seu bem estar e comportamento estão cada vez mais afinados com os nossos. A saúde do cão é levada tão a sério quanto a de outro membro, portanto você deveria pensar em castrar o seu cachorro.


Não quer ler? Ouça a transcrisção do texto

Castrar ou não castrar? Pense nisso
A castração é um assunto polêmico e assim como vimos nas eleições, quando ele é posto a mesa, muitos “mitos” são contados. A verdade é que fazer ou não fazer o procedimento é uma das decisões mais importantes que você fará para a saúde do seu cão. Sem nem mencionar a seriedade social da história. Quando pensamos em castrar, logo vem a cabeça um aspecto importante: Eu não estou sendo egoísta em privar o meu cachorro de ser “feliz”? Muito pelo contrário. Você seria egoísta se não o fizesse e eu vou te explicar o porque.


O melhor para sua saúde.
Castrar melhor a qualidade de vidaEu classifico os leitores do Blog como apaixonados pelos seus cães. Procuramos sempre o melhor para ele e isso inclui cuidar da saúde.  Fazer o procedimento aumentará de forma significativa a sua qualidade de vida. Os machos possuem grande chance de desenvolver o câncer de testículo. Essa possibilidade é totalmente eliminada junto ao órgão caso feito até um ano de idade. Nas femêas a castração ajuda na infecções uterinas e câncer de mama, que é fatal em cerca de 50 por cento dos cães e 90 por cento dos gatos. Especificamente no câncer de mama os resultados são ainda mais expressivos antes do primeiro cio.


FériasDê Férias ao seu cachorro
Quando dizemos “precisamos de férias” normalmente o nível de estresse na nossa rotina está muito elevado. Não quer dizer que somos estressados, mas quando a ganhamos vemos o mundo totalmente diferente. O nosso humor é outro, o céu é mais azul e as pessoas parecem mais sociáveis. Isso não quer dizer que somos “outra pessoa” mas que estamos em outro estado de ser. A castração basicamente faz isso com o nosso melhor amigo. Portanto é mito afirmar que o processo faz ele perder traços de personalidade, basicamente tornando-o outro cachorro. Porém, assim como nós em férias, os cães deixam de fazer alguns trabalhos que antes eram imprescindíveis na sua rotina como:
  • Marcação de urina: Para ele, a marcação de urina faz parte de sua rotina diária. Para nós é como supervisionar os empregados todo o santo dia. Em férias (com nível baixo de testosterona) o cão diminuirá consideravelmente essa tarefa. Para ele será preferível pegar um banho de sol.
  • Agressão: Alguns estudos indicam que com o nível de testosterona elevado o cão fica propenso em ser mais “pavio curto”. Em férias (nível baixo de testosterona), o “pavio” ficará muito mais longo ou seja, ele provavelmente contará mais vezes antes de começar uma briga. Mas atenção! Isso não quer dizer que ele será submisso. Lembrem-se que apesar de acontecer com mais frequência no ambiente de trabalho, as brigas também podem ocorrer nas férias.
  • Atração Sexual:  Com a diminuição do hormônio masculino o libido diminui drasticamente. Em outras palavras, perde-se a vontade insaciável de “montar” com outros cães, pessoas e objetos inanimados. Lembrando que a atração sexual é um dos maiores motivos de casos de fugas, esterilizando, esse comportamento também deve diminuir.
A castração deve ser feita antes dos 9 meses de vida. Dessa forma, é improvável que os problemas comportamentais listados acima se concretizem.
Procure sempre um veterinário

Não é mágica
Alguém pode dizer – Quer dizer que depois de eu castrar o meu cachorro tudo isso vai acontecer que nem mágica? Não, de forma alguma. Embora há uma redução desses comportamentos, como dito, a personalidade do cão não é afetada. Cachorros extremamente agressivos ou medrosos continuarão a se-lo. Portanto há sempre que trabalhar os aspectos sociais do cão e satisfazê-lo mentalmente e com exercícios físicos. Ela lhe ajudará no processo, mas não é uma poção mágica. 

Sobre os riscos
Como qualquer mudança no organismo, tudo tem o seus contras. A esterização:
  • Aumenta, de forma mínima, o risco de osteossarcoma e hemangiossarcoma dentre as raças predispostas.
  • Antes dos 5 meses de idade tem uma chance ligeiramente aumentada de desenvolver displasia da anca e da ruptura do ligamento cruzado cranial.
  • Aumenta a chance de hipotioridismo.
  • Aumenta a chance de ganho de peso.
As vantagens de se castrar um cão se sobrepõem exponencialmente as desvantagens porém, vivo dizendo que quem sabe o que é melhor para o seu filho são os seus pais. Discuta com o seu veterinário os prós e contras para tomar a melhor decisão. O importante é fazer o seu cão feliz.

--
É isso, espero que tenham gostado das informações! Caso tenham, curtam ali em baixo. Isso me deixa feliz. ;D. Não esqueçam, se quiserem receber os post por e-mail assine nosso feed e compartilhem porque compartilhar ajuda! ;D
Abraço e até a próxima!
Encontrou um erro, não gostou das informações, quer elogiar, perguntar ou criticar? Comente!