Compartilhe:
    


17 de dezembro de 2015

Como introduzir um filhote no convívio de uma criança



3087005bc801c8985ba02ac21226f0fbTer cachorros e crianças convivendo em harmonia pode parecer fácil mas não é. Tanto na adoção ou na aquisição de um novo filhote cuidados devem ser tomados para a segurança de ambos.


Não quer ler? Ouça a transcrição do texto
 
Há aproximadamente 3 anos escrevi uma série de textos sobre como fazer crianças e cachorros conviver em harmonia. Com o tempo muita coisa mudou e resolvi reescreve-los para vocês.
Introdução - Supervisão como mantra
Crianças com menos de 4 anos tendem a pensar os cachorros como meros brinquedos, sejam eles filhotes ou adultos. De forma ingênua eles acabam machucando o animal causando luxações e fraturas pela falta de manejo. Em consequência os cães tendem a agir violentamente afim de se defender dos maus tratos. Ou seja, ao final temos uma criança machucada pelo cachorro e vice-versa. Algo que poderia ser evitado de forma simples com a supervisão dos pais ou responsáveis.

O poder de uma relação
É comum ouvirmos por ai que cachorros fazem muito bem ao desenvolvimento da criança, seja no âmbito intelectual ou no social. Essa relação é ainda mais forte quando o cão é introduzido desde pequeno no grupo familiar. Isso se deve porque os filhotes apresentam em sua fase de crescimento o que nós chamamos de período de socialização. É nesse estágio que o cãozinho estabelece suas relações sociais.
Entre dois e três meses de idade, as conexões neurais estão completas e o filhote está pronto para aprender as coisas do mundo. Imagine que até essa idade, se estivesse em uma matilha, tudo que se aproximasse seria com o consentimento dos mais velhos e não apresentaria perigo. Depois, o cachorrinho começa, para a própria sobrevivência, a ficar mais desconfiado e atento às suas investigações. (Alexandre Rossi)
Dessa forma é imprescindível que traumas não aconteçam. Porque o que é que aconteça aqui estabelece um padrão geral que afetará quase tudo em sua vida.  Então vimos que se a relação entre criança e filhote for harmônica desde o principio o conseguinte será muito mais fácil de manejar. 
Textos Relacionados:
O Consentimento
As crianças devem sim ser consultadas sobre o novo integrante da família, já que posteriormente regras serão estabelecidas para o convívio em harmonia. Regras que o pequeno pode não querer acarretar. Além disso, os pais precisam ficar atentos há alguma modificação de comportamento após a chegada do seu novo integrante. Não é comum, mas alguns podem se sentir menos "paparicados" após a novidade.
É necessário que haja um entendimento entre pais e filhos para estabelecer as regras. Elas não podem jamais ser impostas. Alem disso as responsabilidades não podem ser inteiramente do pequeno. Crianças que tem muitas obrigações sobre o cachorro tendem a ser mais relutantes e podem associar o cão como um fardo. Tenha em mente que a relação dos dois deverá ser exclusivamente de respeito e amizade.

O Poder da educação

A questão aqui não é se intrometer na educação familiar, mas é muito importante que ela saiba como agir em algumas situações que ocorrerão, ou poderão ocorrer, no convívio entre os dois.  Os pais devem ensinar a fazer o carinho sem machucar, segurar e respeitar o cachorro. Sempre de forma branda para que o filhote não seja responsabilizado por alguma "bronca" que por vezes poderá acontecer.
Um conselho valioso é a partir dos nove anos, fazer os filhos participar dos passeios diários, banhos e recolhimento das fezes para que ela desenvolva o senso de responsabilidade e zelo. Esse exercício torna-se muito valioso para o entendimento dos valores a cerca dos animais. Praticar exercícios de adestramento é outra maneira de envolvê-los de forma harmoniosa e ensinar o filhote a respeitar também a criança nos comandos de obediência. Lembre-se que o filhote tem menos energia em relação ao adulto e os pais tem que controlar o nível de estimulo das brincadeiras. 
O que deve ser ensinado
·         Não gritar perto do cão
·         Não tratar o filhote como brinquedo
·         Não agarrar/apertar o cão
·         Não o deixar morder, mesmo que de brincadeira
·         De maneira alguma agredir o filhote
·         Não deixar o cão pular em cima da criança
 Os filhotes e as mordidas
A fase de socialização do cachorro é aquela que ele começa a explorar seu território e brincar com seus irmãozinhos e também do nascimento dos dentes. Essas brincadeiras serão em forma de mordidas, montas, correrias e latidos. O filhote deve ser educado e sempre supervisionado para não machucar, uma vez que suas brincadeiras podem ser um pouco bruscas.  De outra forma temos as crianças que se deixam morder pois entendem que isso é normal. Faz parte da tarefa dos pais não deixar isso acontecer. Aconselhe seu filho a sempre ter um brinquedo na mão para que o cachorro canalize a força para o brinquedo e não para suas mãos e/ou pés. Expliquei isso melhor no texto Como fazer o cachorro parar de morder.
Cachorros podem morder também como forma de autodefesa de certos apertos que uma criança desajeitada propicia. Como já dito é dever dos pais conscientiza-la que o filhote não é um brinquedo e que sente dor. Por mais é aconselhável que todo o convívio entre os dois seja supervisionado.  
É isso, sugestões, criticas e elogios são muito bem vindos.