Compartilhe:
    


14 de março de 2010

Animais de estimação ganham status de membro da família





O mercado do “mundo animal” é um dos que mais atrai consumidores no País atualmente. Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (Anfal Pet), o setor movimenta R$ 9 bilhões por ano no Brasil e dispõe de R$ 80 milhões de clientes em potencial. Ainda de acordo com a Anfal Pet, o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em números de cães e gatos, com 48 milhões de animais, sendo 32 milhões de cachorros e 16 milhões de felinos. O País fica atrás apenas dos Estados Unidos.

Ao todo são cerca de 40 mil pet shops espalhadas em todo o País, o que representa um crescimento de 17% ao ano desde 1995. Neste contexto, estão inseridos os apaixonados por animais de estimação, principalmente cachorros, como a bióloga Beatriz Etelka Nagy que há dois anos tem a cachorra Lakmè, tratada como filha do casal. Para se ter uma ideia, ela dorme no quarto dos “pais” e às seis da manhã acorda o ‘papai’ com um beijo.

“A Lakmè faz recreação há cada quinze dias e vai ao pet shop para banho e tosa até duas vezes por semana. Também tem vários perfumes e shampoos, além de roupinhas, sapatinhos e uma coleção de artigos da Hello Kity, que inclui edredon e travesseiro”, conta a bióloga.

Segundo a proprietária do Pet Shop Top Dog, Melissa Jardim, este é apenas um exemplo dos clientes que adoram fazer “mimos” para seus “filhos que não falam, mas trazem a maior alegria para a família”. O pet shop oferece um serviço de banho diferenciado que tem validade para uma semana. “Não sei como é feito em outros lugares, mas nossos clientes comentam que aqui é diferente de todos os lugares do ramo que já levaram seus a animais”.

O segredo deste banho a proprietária não revela, mas diz que o diferencial está na forma e nos produtos utilizados. “Temos perfumes francês e shampoo hipoalergênico. A cada quinze dias fazemos hidratação, além das unhas que devem ser bem cortadas e lixadas e o ouvido, bem limpo”, diz Jardim.

Na loja, a preferência é para profissionais inexperientes no ramo, para que eles sejam treinados no padrão da empresa. “Um dos nossos funcionários fez o curso de estética canina e repassa este conhecimento aos novos profissionais”. A proprietária também participa de feiras que acontecem anualmente para ficar atualizada sobre as novidades do setor.

Além do banho diferenciado, a loja dispõe de produtos diversos como acessórios, petiscos, patês para serem colocados nas rações, chocolate, chiclete, remédio anti-pulgas, camas diferenciadas e aspiradores especiais. Os mais apaixonados também vão encontrar na loja carrinhos de bebê e bolsas de viagem.

Segundo a proprietária, a maioria dos clientes são casais sem filhos e idosos. “Muitos psicólogos recomendam que os idosos tenham um cachorro e nós percebemos a diferença na vida dos clientes. Um animal de estimação também ajuda bastante na educação e comporta-
mento de crianças rebeldes”.

Para a “mãe” de Lakmè, um cachorro em casa é uma terapia e uma diversão. “Ela nos acompanha em todos os lugares, na praia, na casa dos parentes e amigos e em outros passeios. Quando eu não estou em casa ela até chora, sentindo a minha falta”.

Puro Luxo
Entre as novidades de produtos para pets está a luxuosíssima cama de acrílico, lançada no último ano no mercado. Ela acompanha um estofamento super confortável para o cão que pode ser removido facilmente para limpeza.
Fonte: O diário Maringá