Compartilhe:
    


5 de novembro de 2012

Bernes em cachorros



Larva Dermatobia hominisHá muito tempo eu “escrevi” sobre as bernes em cachorros. Mas o que é realmente uma berne? como podemos evitá-la?  Vamos tentar explicar nesse texto.


O que é a berne?
As bernes nada mais são do que larvas de moscas que se desenvolvem no tecido subcutâneo dos animais. Diferente da bicheira, a berne não se movimenta, ou seja, fica se desenvolvendo todo tempo no lugar onde penetrou.  A “Mosca berneira”(Dermatobia hominis) é a mosca causadora da berne. Ela é de fácil percepção já que o local onde penetram apresentam um orifício (onde a larva entrou) e inchaço. A larva, em uma semana normalmente aumenta 8 vezes de tamanho. Ela pode permanecer 40 dias ou mais na pele do hospedeiro crescendo continuamente.

Retirando a berne
A retirada da berne
Para começar, é bom que você saiba que as larvas apresentam espinhos em sua estrutura e retirá-las pode ocasionar muita dor. Normalmente o cão tem várias pelo seu corpo e faze-los sem experiência pode machucar o seu cão, além disso ele pode tornar-se agitado e querer te morder. Por isso, procure um veterinário para que ele faça o procedimento adequado. Evite utilizar sprays ou inseticidas que matam o berne. Fazendo isso você poderá matar a larva fazendo com que o orifício se feche.

Dermatobia hominisComo evitar?
Para evitar o aparecimento das bernes é de conhecimento de todos a necessidade de manter o cão afastado do agente causador ou seja, mantenha o cão e o ambiente limpo para impedir o o surgimento das moscas.




Medicamentos
Existem medicamentos por via oral que, ao mesmo tempo em que controlam a infestação de pulgas, impedem o desenvolvimento de larvas de moscas sob a pele. Informe-se com o seu veterinário.

É preciso salientar que, embora os bernes ocorram com mais frequência no verão, eles podem aparecer em qualquer outra época do ano. Basta que haja condições favoráveis (ocorrência de dias quentes no inverno, por exemplo). Daí os cuidados no combate às moscas devam ser contínuos.
Gostou das informações? Então eu peço que você curta aí em baixo pra ajudar ;D Tweetar também ajuda. Dúvidas, sugestões elogios ou reclamações já sabe. É só utilizar os comentários.
Lembre-se que esse texto é só para fins de informação e que não temos nenhuma intenção de medicar animais. Seja coerente e na dúvida sempre procure um veterinário de sua confiança. A palavra dele é sempre primordial.