Compartilhe:
    


12 de janeiro de 2015

Como lidar com cachorros com medo de andar de carro



Faça do passeio algo divertidoNormalmente o resultado da equação carro + cachorro = a essa velha foto de cachorros com língua de fora aproveitando a brisa. Os cachorros, na maioria massacrante das vezes adoram sair de carro. Nesse período de férias recebi vários pedidos de ajuda de tutores onde seus cães tem medo de entrar nos carros e/ou passear com eles. Vamos descobrir aqui como lidar com essa situação.

Não quer ler? Ouça a transcrição do texto

Seja responsável, procure um adestrador

Um cão assustado é um assunto delicado. Por mais contraditório que eu possa parecer (oferecendo dicas para ajudar) saiba que a melhor maneira de resolver essa situação é contratar um adestrador/educador para lhe ajudar de forma presencial e sem restrições.

Seja o Líder que o seu cachorro tanto precisa

Paciência JediSem paciência o fracasso é inevitável

Se você já me acompanha por aqui já sabe o que eu vou falar/escrever agora. Sem paciência você está fadado ao fracasso. Nem tente seguir essas dicas se for uma pessoa de pavio curto. Lembre-se que os cachorros observam muito bem o nosso estado de ânimo e um mestre estressado vai resultar ou num cachorro do mesmo modo, ou em outro totalmente medroso em relação a tudo. Além disso é bom lembrar que a maioria dos problemas comportamentais caninos vem da observação dos mesmos em relação a nós humanos.

10 pensamentos chave para treinadores de cães

Caixa de transporte

Prove da segurança da caixa de transporteNo Brasil o treinamento sobre caixa de transporte é muitas vezes subestimado. Porém, além de ser o modo mais seguro de andar com os cães num automóvel é de grande valia no controle de medos e fobias.
Como dito no texto sobre esse assunto aqui “Para o cachorro a caixa deve servir como um “fraio” de pega-pega. Um lugar onde tudo e todos não podem tocar, um espaço onde o cão se sinta extremamente seguro e confiante.” Reproduzir esse “lugar sagrado” para o cão no carro vai ajudá-lo a enfrentar melhor a situação. Caso você queira começar por lá leia os textos: Como treinar o seu cachorro com caixa de transportes e Como treinar o seu cachorro em caixas de transporte - Passo a Passo.

 

(Re)Modelando o comportamento

É claro que, se o seu cachorro já tem algum medo de entrar e/ou passear de carro, uma reeducação deve ser feita. Se não for o caso não pule esse passo. Faça do mesmo modo.

Para começar devemos mudar/modelar o modo que o cão vê a aproximação ao carro.

Se o seu cão já faz uso de coleira e guia sem problemas use-as nos próximos passos. Caso não, procure ensiná-los antes. Não extrapole os comandos. É preferível que o cão já saiba usá-las confortavelmente. Para saber mais veja: Como passear com o seu cachorro sem problemas.

1 - Antes de apresentar o carro ao cachorro procure fazer uma pequena caminhada afim de liberar toda energia acumulada, diminuindo a sua ansiedade tornando-o mais receptivo a novas experiências.

2a - Se o seu cachorro não mostrar receio caminhe ao redor do carro naturalmente e deixe-o explorar por conta própria. Durante o exercício vá afagando, mostrando o seu contentamento. Diga palavras de carinho e mostre que está feliz com a situação. Faça desse passo o mais divertido possível. Brincadeiras podem ser feitas ao redor do carro.

2b- Caso ele apresente medo ao avistar o carro procure continuar calmo. Numa distância confortável ao mesmo faça o passo 2a do mesmo modo na distância na qual o seu cão se tolerou. Com a ajuda de um brinquedo faça aproximações dosadas jogando o objeto perto do carro, porém distante o bastante permitindo que o cão tome coragem de se aproximar. Com a paciência de um ancião faça diversas repetições a passos de bebê em intervalos. Nunca force o cão a situação.

3a - Agora abra a porta e deixe o cão sentir o cheiro do interior. Se ele entrar de primeira, ótimo, se não utilize um brinquedo favorito ou petisco para encorajá-lo a entrar. Faça diversas repetições.

3b- No caso de cachorros medrosos, esse passo pode demorar mais do que você poderia achar comum. Lembre-se de nunca força-lo a entrar, use a paciência e espere o seu tempo. Abra as portas do carro entre chame-o e saia pelo outro lado. Coloque petiscos sobre o banco e/ou seu brinquedo favorito. Lembre-se que o carro deve ser algo agradável.

4a- Agora que o cachorro se sente confortável dentro do carro. Com a ajuda da coleira e guia saia do carro e deixe o cão por alguns segundos faça diversas repetições e vá aumentando o tempo. Aliás esse passo pode ser uma ótima maneira de treinar o comando fica.

4b- Para cães medrosos colocar uma música relaxante nesse passo pode ser de grande valia. Existem várias músicas especialmente feitas para esse fim. ( link musica)

5a/b- Nesse estágio ambos os cães (medrosos e confiantes) devem estar no mesmo espírito. Calmos e atentos aos seus tutores. Após as várias repetições dos passos acima já está na hora de ligar o carro. Com a ajuda de outra pessoa (preferível ser de confiança do cão) peça para que ela ligue o carro. Nesse momento passe confiança ao cachorro acariciando a base do pescoço e/ou sua orelha. Leve o seu cachorro para um destino agradável

O poder do destino agradável

6 – Um dos grandes motivos dos cachorros não gostarem de passear tem o destino da viagem como catalizador. Os cães não são bobos. Assim como eles sabem quando estamos prestes a sair de casa mediante a ações rotineiras, o mesmo acontece no passeio de carro. Se o seu cachorro só toma viagens para destinos desagradáveis talvez seja melhor ele mudar esses conceitos. Nas primeiras viagens de carro façam delas curtas e para lugares agradáveis. Aqui eles se contentam com pouco. Se não conheceres nenhum lugar conceitualmente agradável a eles, talvez estacionar o carro na esquina e voltar caminhando pode ser uma alternativa.

7 Cuidados ao correr com o seu cachorro

Dica Extra

Alongue as viagens gradualmente, para viagens longas faça paradas para o cão ir ao banheiro e se exercitar um pouco.

6 motivos para correr com o seu cachorro

Procure sempre um veterinário

Lembre-se também de fazer um check-up no veterinário. Muitos cães se tornam ansiosos pelo fato de se sentirem mau do estômago durante o passeio. Portanto, procurar um veterinário afim de explicações nesse sentido devem fazer parte do seu cronograma.

É isso pessoal! Que tenhamos todos um ano maravilhoso para nós e para eles! Abraços!