Muitas vezes, por ver os cães andarem descalços por ai e não se queixarem por isso, pensamos que suas patas são verdadeiras borrachas indestrutíveis. Dessa maneira esquecemos que assim como cuidamos dos nossos pés e mãos, devemos proporcionar isso também a eles. Vamos ver a seguir alguns cuidados que você deve incluir nos exames de rotina diários do seu cão.
Patas ressecadas ou rachadas
Com o tempo cada vez mais seco os cães podem rachar ou até sangrar as suas patas. Procure um veterinário e pergunte sobre hidratantes especialmente projetados para esse fim. Procure não usar hidratantes humanos pois é preferível que o seu cachorro tenha uma pata mais “dura” para sustentar as intempéries do ambiente. Uma pata muito macia pode prejudicar a sua locomoção.
Cuidados no verão
Como já falado em alguns textos por aqui. Assim como nós os cães também queimam os pés no chão quente, portanto pense duas vezes antes sair com o sol apino. Tenha consciência que ele não usa chinelos e nem tênis confortáveis. Nesses casos o cão pode sair com uma pequena queimadura ou até bolhas causando muita dor. Lembre-se de sempre checar a temperatura do chão. 11 Dicas para manter o seu cachorro saudável no Verão
Cortes e arranhões
Mesmo tomando todo o cuidado do mundo acidentes podem acontecer. Caso ele corte ou arranhe a pata você deve estar preparado. Leia mais sobre em o *O que fazer quando meu cachorro mancar? Nesse caso não pense duas vezes antes de procurar um veterinário.
Cortar as unhas
Um perigo que muitos tutores ignoram são as unhas tipo zé de caixão” nos cães. É importante que as unhas não se levantem ao encostar no chão. Quem sofre de unha encravada já sabe do que estou falando. Se o seu cachorro vai ao veterinário periodicamente isso não é algo que você deve se preocupar. Mas caso você queira fazer isso em casa leia como cortar as unhas do seu cachorro sem trauma.
Limpe entre a almofada
Sabe aquele resto de pipoca irritante que as vezes insiste em ficar entre os dentes? Então pense nisso quando falo sobre a importância de checar a almofada da pata por objetos externos. Use uma pinça para te ajudar.
Uma massagem vai bem
Quem não gosta de uma massagem não é mesmo? Lembre-se disso e pense no seu cão. Uma massagem na pata vai relaxar e promover uma melhor circulação para o seu melhor amigo. Comece por fricção entre as almofadas na parte inferior da pata, e, em seguida, esfregue entre cada dedo. Seu cão vai ser eternamente grato por isso. Veja mais 5 maneiras de massagear o seu cão
A prevenção é o melhor remédio
Faça um check-up na sua casa a procura de cacos de vidro e/ou outros objetos que possam machuca-lo durante a sua estadia. Se consegues andar no chão sem se machucar você passou no teste se não o seu cachorro também não vai conseguir. Veja mais sobre como prevenir acidentes nos textos sobre guarda responsável.
É isso, espero que tenham gostado das informações! Caso tenham, curtam ali em baixo. Isso me deixa feliz. ;D. Não esqueçam, se quiserem receber os post por e-mail assine nosso feed e compartilhem porque compartilhar ajuda! ;D
Abraço e até a próxima!Encontrou um erro, não gostou das informações, quer elogiar, perguntar ou criticar? Comente!