Nada mais irritante do que as pulgas e carrapatos atacando nossos cachorros no verão. Veja aqui algumas maneiras de acabar com essa praga no seu jardim.
Para nós o verão soa muito como a música da comunidade nin-jitsu a casa do sol “chegou o verão, é só se divertir” para os cães a realidade é um pouco diferente. Apesar de se divertirem como diz a música, as pulgas e carrapatos não deixam eles em paz, transformando o verão num verdadeiro “coça-coça”. Além da irritação inconveniente as pulgas e carrapatos podem transmitir algumas doenças. Portanto é bom protege-los dessa praga totalmente sem graça.
Existem vários repelentes e inseticidas no mercado especialmente desenvolvidos para não prejudicar a saúde dos pets. Contudo esse texto tem o objetivo de lhe passar algumas dicas naturais que você pode fazer em casa para afastar os carrapatos e pulgas estraga prazeres. Lembrando que fiz um texto sobre alguns cuidados para prevenir as pulgas e carrapatos.
Em primeiro lugar temos que cuidar do ambiente. De nada adianta encher os nossos melhores amigos de repelente e não cuidar do habitat em que vivem. Fazer isso é o mesmo que passar repelente no corpo e não no quarto se é que me entendem. Para isso existem diversas maneiras. Vamos a elas:
Esterilização
Se o seu quintal pega muito sol, é um pouco arenoso e você tem onde deixar o seu cachorro por algumas horas, ou um dia, você pode tentar essa dica super prática. Utilizando uma lona preta cubra a parte arenosa e espere que o calor do sol faça o trabalho.
Limão
Você já deve ter ouvido falar sobre o poder do limão como repelente de pulgas. Ele também funciona como inseticida natural nos gramados, principalmente os úmidos. A mágica está no poder de desidratar as pulgas. Mas assim como nelas, o excesso pode fazer mal ao seu gramado. Procure não exagerar.
Terra Diatomácea
Se você, assim como eu não conhecia a terra diatomácea, saiba que ela pode fazer maravilhas no controle dessas pragas. Ela nada mais é do que algas fossilizadas. Da mesma maneira do limão ela desidrata os insetos. Espalhe no quintal. Apesar de ser considerado inofensivo para nós e os animais de estimação, tome cuidado para não exagerar.
Plantas
Há alguma coisa mais natural do que plantas? É claro que não. Você sabia que existem plantas que repelem naturalmente as pulgas e carrapatos do seu jardim? Vamos conhecer algumas delas. Lembrando que fiz um texto mostrando 31 plantas tóxicas para cães.
Menta
Com o seu poder aromático a menta repele os carrapatos e pulgas de forma bastante eficaz. Não só ela mas todas as hortelãs ajudam nesse processo. Porem tome cuidado pois essa planta pode ser uma praga por si só. Procure plantá-las em vasos e mantê-la longe uma das outras.
Erva de Gato
Como o nome já diz a erva de gato tem grande poder sobre o mesmo. Outro membro da família da hortelã. Serve também para repelir as pulgas e carrapatos. Lembrando que se você possui uma erva de gato em casa ela automaticamente vai começar a fazer o “canto da sereia” atraído os felinos na redondeza. Pode não ser uma boa ideia.
Outras plantas que fazem o serviço são: Salvia, camomila, lavanda, cymbopogon. Lembrando que todas as plantas aqui citadas apenas repelem insetos, não vão mata-lós.
Você pode espalhar as folhas no ambiente que o seu cachorro vive sem problemas. Passe também no local onde ele dorme, portas com auxilio de um saco.
É isso pessoal. Espero que as informações constadas aqui lhe ajudem no controle dessas pragas.
Se você gostou lembre de curtir texto aí em baixo para eu saber. Compartilhe essa informação com os seus amigos. Qualquer dúvida pode ser perguntada aqui em baixo. Eu tento responder todas! Abraços!
Não esqueça de assinar o Feed para te avisar os textos novos que saem.