Existem cerca de 100 mil pontos de venda que
comercializam algum produto para animais domésticos no Brasil, sendo
que 40 mil são pet shops, e juntos faturam por ano algo em torno dos
R$ 16 bilhões. Os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de
Alimentos para Animais de Estimação (ANFALPET) revelam que o mercado continua
em expansão no Brasil. Entretanto, nem sempre este crescimento aponta uma
melhora na qualidade do atendimento dos pet shops.
Principal canal de venda de alimento animal, os
pet shops são responsáveis por 70% da distribuição do produto no País.
Mas ter um pet shop é muito mais do que simplesmente revender ração.
“Os pet shops costumam tratar de um animal de estimação cujos donos têm um
valor sentimental muito forte por eles e, neste caso, torna-se um negócio
com um certo risco. O empresário tem que estar atento à esta responsabilidade”,
aponta o consultor do Sebrae-SP, Paulo Melchor.
Atento ao crescimento do setor no Brasil, o Sebrae-SP
criou uma espécie de cartilha com 52 páginas de informações sobre como
administrar bem um pet shop ou uma clínica veterinária com orientação nas
questões de administração, finanças, legislação e tributos. O material foi
desenvolvido por consultores do Sebrae-SP para capacitação de empresários,
alunos e candidatos a empreender neste setor que cresce a cada dia.
A publicação foi lançada durante o
Pet South America que recebeu cerca de 2 mil profissionais do
setor na semana passada, mas também está disponível online no site do
Sebrae-SP. Para consultar a cartilha, clique aqui.
Fonte: caninablog