Compartilhe:
    


3 de junho de 2013

Como ter cães e gatos convivendo em harmonia – O espaço de cada um.



Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora em publicar esta segunda parte da série, em seguida vamos ao que interessa. Na primeira parte comentei sobre cada um dos animais, hoje iremos falar de como organizar o espaço de cada um e o quão importante isso é na hora de inserir o novo membro na família.

 

 

Já sabemos o quão diferentes cães e gatos são, por isso cada um demanda de diferentes espaços. É importante cada qual possuir o seu e preferencialmente bem separado do outro, dessa forma a sempre um local “seu” para correr. Como a série é baseada em minha experiência a usarei para explicar como fizemos aqui.

Como disse nas apresentações o cachorro já se encontrava na casa, portanto já tinha o seu local que fica em meu quarto. Aqui ele possuí seus utensílios básicos, potes de água e ração, caminha e brinquedos. Mantivemos o mesmo local dele quando a gata chegou e o dela acabou por ser o quarto de minha irmã. Ela também possuí dois potes, água e comida, como brinquedo de arranhar e uma caminha inutilizada.

Por que é importante cada um ter seu espaço? Animais se ambientam muito pelo cheiro, tanto para se sentirem seguros quanto ameaçados, portanto ter um local somente com seu cheiro o faz ser um lugar só dele e assim o animal sente-se seguro e confortável. Um exemplo disso é que a gata no inicio não adentrava no meu quarto graças ao cheiro. Outra explicação é porque cães são muito territoriais, eles tendem a demorar mais para aceitar um animal em seu lugar privado, quando a gata tenta entrar no quarto e o Emmett vê ele sai correndo atrás dela para tira-la dai.  A única coisa que pode ser notada é que o cachorro não tem o menor problema em invadir o espaço do gato.

A aproximação deve ser feita aonde? É importante que o contato entre eles ocorra em uma área neutra, no meu caso utilizamos a sala de estar, caso algum dos animais acabe ficando muito estressado é aconselhável o levar para seu canto e o deixar ali até se acalmar e sentir-se seguro novamente.

A ração do gato: Achei importante destacar este ponto pois é um que temos problemas aqui, meu cachorro adora  adentrar o quarto de minha irmã e fazer uma boquinha no prato de ração alheio. Procurei o porque de tanta atração dos cães pela ração de gato e encontrei a seguinte:  “A ração dos gatos têm mais proteína do que a ração dos cães, por isso seu cão se sente atraído tanto pela ração.”  Vale destacar também que pelos mesmos motivos ele pode sentir-se atraído pelas fezes do bichano, por isso aconselho buscar locais altos para o pote e manter a caixa de areia sempre limpa e se possível longe do alcanço do cão. Ah! Mas não é porque ele gosta que devemos o alimentar com ração para outra espécie!

Espero ter esclarecido algumas dúvidas, se precisarem de algo mais sobre como montar os espaços é só pedir nos comentários! Na próxima parte, que prometo não demorar tanto tempo para fazer, vou falar sobre a chegada do novo indivíduo na casa, no meu caso o gato. Porém prometo pesquisar sobre a situação contrária também, onde o cão é quem chega. Se quiser conhecer sobre os bichos citados aqui de uma olhada na primeira parte da série clicando aqui.