Já falei algumas vezes o quão difícil é identificar quando o nosso cachorro está doente. Saber apontar doenças comuns em cães e fazer exames de rotina podem ajudar. Ao entender o que é normal, como temperatura corporal, frequência cardíaca e respiratória, você tem mais informações para tomar a decisão de levar ou não o seu cachorro para um médico veterinário.
Como eu disse no post – como identificar doenças em cães – é muito difícil saber quando o nosso melhor amigo se encontra efêmero. Muitas vezes o levamos ao veterinário e voltamos com um "alarme falso". Isso cansou de acontecer comigo, por exemplo. Para que isso não aconteça veja algumas métricas:
As dicas a seguir são APENAS para informação. Procure seu Veterinário ANTES de começar a utiliza-las
Temperatura Corporal
A temperatura dos cães é feita por meio retal com o auxilio de um termômetro. A temperatura considerada normal é de aproximadamente 37.9ºc - 39.3ºC.
"Uma Temperatura mais baixa pode ser considerada esperada para animais muito velhos e mesmo filhotes recém nascidos e assim devem precisar de ajuda para manter-se aquecidos. Um nariz quente ou seco não indica necessariamente uma febre ou qualquer outro problema de saúde, pode ser devido a temperatura ambiente, excesso de atividade física e mesmo característica de alguns animais que tem problemas de lubrificação naso lacrimal." (Pet Care)
Para medir a temperatura de um cachorro prepare um termômetro retal, preferencialmente digital com ponta flexível, com material lubrificante, levante o rabo do cachorro e introduza com cuidado, em movimentos circulares lateralmente, cerca de 2/3 cm em cães pequenos e em cães gigantes poderá ter de inserir até 5/6 cm. Segure a cauda para cima para evitar que o animal sente enquanto você realiza o procedimento. Retire o termómetro 1 a 2 minutos depois (ou apitar), limpe com um pano e veja quantos graus marca. Depois limpe o termómetro com álcool e guarde-o.
Dica Extra: Enquanto introduzir o termômetro procure realizar toques no dorso do cão a fim de desviar a sua atenção.
Tome cuidado com movimentos bruscos! Se tiver inseguro NÃO o faça!
Cor das mucosas
As Mucosas são normalmente analisadas pela gengiva ou pálpebras. Ela é um bom indicador da condição de circulação de sangue bem como da oxigenação. Uma cor rosa é considerada normal. Veja a seguir:
Cor (FOTO) | Possível Causa |
Mucosa Azul ou roxa (C) | Asfixia ou inalação de fumaça |
Mucosa Pálida, Branca ou Cinza (A) | Anemia ou choque |
Mucosa Vermelha Cereja (-) | Insolação intoxicação por monóxido de carbono |
Mucosa Amarela (D) | Problemas hepáticos |
Mucosa Vermelha cor Tijolo (B) | Resposta Inflamatória |
Tempo de Recuperação Capilar
O tempo de recuperação capilar deve-se ao procedimento de apertar uma parte do corpo (em humanos) sobre uma superfície sólida até ele ficar branco. Após isso soltar para ver o tempo de recuperação à cor normal. Você pode fazer consigo mesmo ao apertar o dedo sobre a mesa até ficar branco e depois soltar para o ver "encher de sangue" novamente.
Nos cães deve-se aplicar pressão sobre a gengiva e soltar. A área deve branquear e voltar rapidamente à cor rosa normal. Esse teste é feito para avaliar o tempo de circulação do cão. O normal para cães saudáveis e de 1 a 2 segundos.
Batimento Cardíaco
O batimento cardíaco de um cão pode ser feito ao lado esquerdo do peito, na área onde o cotovelo, quando levantado, toca o peito. Para fazer esse teste o cão deve estar em um estado calmo.
Você também pode usar um estetoscópio, se preferir. Conte o número de batimentos cardíacos por 15 segundos e multiplique por 4 . Esteja ciente de que batimentos cardíacos de um cão normalmente desaceleram e aceleram com cada respiração. Este não é um ritmo cardíaco anormal e não necessita de cuidados veterinários.
Se não for possível determinar os batimentos cardíacos de seu animal de estimação, você pode tentar determinar a taxa de pulso. Ele é normalmente localizado na artéria femoral (Veja a imagem abaixo), que é melhor sentido na perna de trás na região da virilha. Coloque seus dois dedos para o alto no interior da coxa de seu animal de estimação. Lentamente senta a área até que você pode detectar um pulso. Este método pode levar um pouco de prática e você pode querer perguntar ao seu veterinário para orientação durante um exame de rotina.
Porte | Frequência Cardíaca |
Pequenos e Filhotes | De 120 a 160 Batimentos por minuto |
Mais de 30 quilos | De 60 a 120 Batimentos por minuto |
Retirando o Pulso pela artéria Femoral
Veja Também!
Então é isso pessoal! dúvidas e sugestões podem e devem ser feitas nos comentários
Se você gostou não esquece de curtir ;D