Compartilhe:
    


15 de janeiro de 2012

Cesar Millan ou Victoria Stilwell? Quem você contrataria para treinar seu cão?



Veja mais dicas de adestramento aqui
Você tem um cachorro e não consegue educa-lo?. Qual é o melhor método de adestramento? Essa parece ser uma das questões levantadas em um recente artigo da revista Time chamou, Dog Training and the Myth of Alpha-Male Dominance.

Curta! Compartilhe a informação!




O artigo suscita um longo debate entre os especialistas em treinamento do cão e do comportamento do mundo sobre o que é a melhor maneira de trabalhar com cães. Muitos especialistas já se declararam contra a utilização das técnicas Millan de dominância - socos com o dedo, movimentos rápidos de um cão flanco e forçando um cão em sua parte traseira - para afirmar o controle sobre um agressivo ou mau comportamento canino. "Ele é um encantador, um homem dirigiu-bola de demolição de 40 anos de progresso na compreensão e modelagem do comportamento do cão e em desenvolvimento não-punitiva, programas de treinamento baseado em recompensa." um perito escreveu no New York Times em 2006 sobre Millan. (Millan será a primeira pessoa a dizer-lhe que ele não é um treinador de cães, mas semelhante a um psicólogo "cão").



Victoria Stilwell, a treinadora de cães britânica e apresentadora do programa, "É eu ou o Cão", defende o método de reforço positivo do treinamento do cão e do uso liberal dos deleites para treinar um cão mal-educado para exibir um comportamento melhor. "Ela usa a positividade como um contraponto à teoria de dominação e reservas de sua agressividade para os seres humanos se comportando mal", diz o autor do artigo, Jeninne Lee-St. John.



Os espectadores de seu show popular, "The Dog Whisperer" no Animal Planet sabem que Millan  não é avesso ao uso de um saco de doces para atrair um cão tímido de um canil, por exemplo. Mas o principal impulso das técnicas Millan é baseado na teoria dominante, em que o cão apresenta ao ser humano.



Especialistas citados no artigo da Time diz que o estilo dominante é baseada em um estudo ultrapassado de lobos. Esse estudo sugeriu que o lobo alfa-macho surgiu exibindo agressão sobre outros lobos e a idéia é que porque os cães são descendentes de lobos, os humanos precisam  mostrar o comportamento alfa (ou ser o líder do bloco ", como diria Millan), dominando seus cães de estimação para conseguir que eles se comportam.



Mas o problema é que muitos acreditam que o estudo original foi fundamentalmente falho, porque era baseado num estudo de lobos cativos que foram forçados a viver juntos. "Os lobos em estado selvagem na verdade vivem em famílias nucleares, não montados aleatoriamente unidades, em que o pai e a mãe são os líderes do bloco e status de seus filhos, é baseado na ordem de nascimento", relata Time, citando L. David Mech, um perito em comportamento do lobo. "Mech, que costumava atribuir a teoria do lobo-alfa, mas já inverteu o curso dos últimos anos, diz que a hierarquia do pacote não envolve qualquer combate para o início do grupo, porque assim como em uma família humana, os jovens seguem naturalmente os seus pais "principal", afirma Time.



Então, o que você tem que fazer? Qual é a melhor abordagem para o treinamento do cão? Para o conselho, nós giramos para perito em comportamento animal , Mary Burch, Board Certified Behavior Analyst, Certified Aplicada em comportamento animal e autor de 10 livros sobre o comportamento do cão.



"Ao invés de focalizar o teórico, dirijo-me para a ciência quando se trata de cães de formação e lidar com os problemas do comportamento do cão", diz Dr. Burch. "Análise do Comportamento Aplicada nos diz o que precisamos saber sobre o comportamento, seja ele humano ou animal. Os princípios desta abordagem, incluindo o reforço positivo e a mudança de comportamento através de recompensas, avisos, e outros métodos, estas técnicas podem efectivamente mudar o comportamento.