Depois de grandes aventuras, todos chegam naquela idade em que aquele passeio ou subir a escada já é encarado como uma. Quando esse dia chega, muitos protetores ficam desamparados em nível de Informação. E é para eles que eu elaborei esse texto. Agora [atualizado]
Para começar cachorros de diferentes portes não envelhecem de forma idêntica. Portanto cachorros de porte gigante são considerados idosos a partir do oitavo ano de vida, enquanto os pequenos só serão considerados na terceira idade com nove anos.
Idosos assim como os humanos precisam de cuidados especiais. A palavra "Atenção" não deverá sair do seu dicionário. Enquanto o corpo envelhece, os sintomas aparecerão quase que imperceptíveis. Mas com um pouco de cuidado você pode proporcionar uma velhice calma e confortável para o seu cãozinho.
Os cuidados começam em casa.
Local do descanso
Nessa fase da vida o que parece nada pode ser grande coisa. Fique atento ao piso em que vive. Evite que ele permaneça grande parte do tempo em pisos úmidos e frios ou em locais com sol quente. Coloque sua caminha em local quente, sem vento e de fácil acesso. Além disso, lembre-se, uma superfície dura ou áspera pode provocar calos existindo a possibilidade de ficar ulcerados e infeccionados, portanto garanta grande acolchoamento.
Escadas.
Cachorros de idade elevada começam a ter dificuldades nos sistemas sensoriais, seu equilíbrio e visão não são os mesmos de anos atrás. Se você tem uma escada que pode apresentar algum perigo eminente ao seu melhor amigo, impeça sua passagem por meios de portões em ambas as extremidades. Pode parecer exagero, porém, digo que vale pela segurança, tranquilidade e ele fará menos esforço ao tentar persegui-lo.
Camas.
Isso vale para os pequenos que dormem com você leitor. Cachorros dessa idade já não apresentam a mesma vagarosidade de antigamente. Se antes ele pulava de forma frequente em sua cama, hoje suas pernas não aguentam mais o impacto. Um dos conselhos que eu posso dar neste caso é reeducar seu cachorro para ficar somente em sua cama (Cama do cachorro) ou procurar meios de suavizar sua decida. O Pet Escadas de Curitiba tem excelentes alternativas para essas situações. Se no seu caso prefira não gastar dinheiro construa você mesmo uma escada para a cama com travesseiros e caixas de papelão. Lembre-se que o importante é suavizar a decida.
Passeios e exercícios
Diminua o passo, mas não extingue o passeio! Cachorros idosos continuam a gostar de passeios só que agora preferem os mais lentos. Contemple a citação da grande marca Pedigree "Cães geralmente ficam mais lentos com o passar do tempo. Pode ser que ao invés de correr à sua frente, como fazia quando era mais jovem, agora ele contente-se em andar tranquilamente ao seu lado" (Pedigree)
Não caia naquela bobagem que dizem! Cachorros idosos aprendem SIM novos truques. Se ele costumava brincar com você; fazer truques como buscar a bola ou procurar algum objeto, não pare só porque ele está ficando velho. Ele vai adorar saber que você o trata igual tanto quanto mais novo. Mesmo que em alguns jogos é melhor fazer adaptações.
Se antes era regra agora é obrigação! Nunca saia com ele em dias muito quentes e ensolarados ou em dias extremamente frios.
Higiene.
Atenção esse tópico é extremamente importante. Fique atento a higiene! Banhos são bem vindos, mas não exagere. Banhos retiram a oleosidade natural dos cachorros que os protege de infecções, fungos, etc. Procure dar banhos de acordo com a necessidade da raça. Cachorros de pelos longos devem ser penteados diariamente para que o óleo natural anteriormente citado se distribua. Além disso, cuidar bem do pelo, como as massagens, melhora a circulação do sangue e você poderá ficar atento a alterações no seu corpo. Leia com atenção A citação abaixo da marca Pedigree:
"Cuidar da pelagem de seu cão regularmente quer dizer que você também pode ficar de olho em coisas anormais e em perda de pelo, feridas, irritação e evidência de pulgas ou parasitas. Você pode ver também se ele está como novos calombos ou batidas. Verrugas e tumores gordurosos benignos (lipomas) são comuns em cães idosos. Eles não devem causar problemas, a não ser que estejam em uma local que possa causar danos a outras estruturas (na pálpebra, por exemplo) ou onde sejam desconfortáveis, facilmente traumatizados. Seu veterinário pode analisar qualquer inchaço incomum "especialmente quando estiver crescendo rapidamente. O veterinário pode acalmá-lo e indicar o melhor tratamento. Caso seja necessária uma cirurgia, é melhor que seja feita no início"
Hora de ir ao veterinário.
Ir ao veterinário é tão importante que tu ir ao médico quando ficar idoso. Ele obviamente tem que ser consultado regularmente nesta altura da vida. E os motivos são as doenças que aparecem frequentemente entre os cães desta idade. Os problemas nos rins, coração, estrutura óssea, câncer, e saúde bocal são algumas delas. Diagnósticos precoces aumentam a expectativa de vida. Problemas nos rins, por exemplo, são facilmente identificados por um simples exame de urina. Então deixa de preguiça; e pergunte a si mesmo quando foi à última visita ao doutor?
O Poder dos Anticorpos
Lembras da campanha da vacinação contra a gripe para os sexagenários? Tenho certeza que você sabe a importância que essa vacina tem para nós humanos certo? E o porquê da vacina? Simples de explicar. Os mais velhos precisam de proteção extra pelo simples fato de seu corpo estar fragilizado de mais para enfrentar o vírus sozinho. E ai que entra a vacina. Ela faz com que nós criemos anticorpos para combater a gripe. Ok? Nos cachorros o efeito é o mesmo! Procure um veterinário e o vacine.
O problema com a balança.
Estar acima do peso não é ruim só para nós não. Cachorros sofrem muito com o excesso. Problemas cardíacos e ósseos são grandes amigos dos obesos. Nesse caso um médico veterinário poderá dizer qual a melhor maneira de reverter o processo e deixar seu cachorro esbelto. Indico com muito carinho o site Cachorro Verde lá você encontra dietas saudáveis, naturais para cães.
Antigamente achava-se que os mais velhos precisavam de me menos proteína no organismo a fim de evitar problemas especialmente nos rins e fígado. Contudo, descobriu-se que a proteína e essencial para os cães de idade, pois mantêm a massa muscular em forma (Dog Times). Converse com seu veterinário (sempre). Clique para saber mais sobre alimentação senil
Companheiro de Quarto
Essa fase vai precisar de muito carinho, enfim isso vocês já sabem. O novo aqui é que oferecer um cachorro para passar os últimos dias com ele. Isso poder ser reconfortante e irá ajudar você a superar o trauma do inevitável. Mas cuidado, alguns podem não gostar da ideia. Se ele for temperamental poderá ocorrer de ele "rejeitar" o novo companheiro e é melhor não arriscar (pessoalmente falando).
Quando chega o fim.
Ele é a sua paixão. Não há nada melhor que ver o seu rabo abanando quando você chega a casa, puser, não duram para sempre. É verdade que gostaríamos muito que eles fossem eternos. E digo a vocês caros leitores que serão em suas lembranças, fotografias e bons momentos. Por isso que eu faço um apelo. Que se antes de morrer ele estiver em estado sofrível que deem um fim ao seu sofrimento. É difícil, mas preciso. Garanto-vos que ele agradecerá. E mais nessa hora, faça como no filme Marley & Eu e fiquem ao seu lado.
Obrigado! Estou aberto a sugestões e críticas
Obrigado! Estou aberto a sugestões e críticas