Compartilhe:
    


12 de janeiro de 2012

Estudo afirma que cachorros podem deduzir as intenções de seus donos



Clique e veja mais notícias
Cachorros são mais inteligentes que imaginávamos Os cães não são burros e isso todo mundo sabe. Mas agora os cientistas estão comprovando que eles são mais inteligentes que nós imaginávamos. De acordo como o estudo, cães são receptivos a comunicação humana da mesma forma que a de um bebê.



Os cães, por exemplo, são sensíveis a deixas que incluem contato verbal e visual como os bebês.

Acredita-se que esta habilidade dos cães explica porque muitas pessoas tratam seus bichos de estimação como se fossem bebês. “As pessoas intuitivamente reconhecem  que há uma relação funcional entre alguns aspectos na habilidade de comunicação de cães e bebês”, disse.

O estudo usou o mesmo método utilizado em pesquisas anteriores com bebês. Durante os testes, os cães assistiram a um vídeo de uma pessoa que se direcionou para um dos dois potes de plástico da cena enquanto um rastreador ocular capta a reação do cão. Num primeiro momento, a pessoa olhou diretamente para um dos potes, dizendo "oi, cão" com uma voz estridente. Depois, a pessoa fez o mesmo só que com entonação mais suave e sem contato visual. Os testes mostraram que os cachorros tendiam a olhar mais para o pote na primeira situação, quando a pessoa demonstrava a intenção de se comunicar.

De acordo com os pesquisadores, ainda não se sabe se os cães contam com caminhos semelhantes ao dos cérebro dos bebês para processar estas deixas. "Com o rastreamento ocular, tivemos uma primeira experiência sobre como a mente dos cães está trabalhando e processando os estímulos, levando em conta que a direção e o tempo do movimento do olho indica o interesse especial da mente”, disse. Topál pretende agora usar novas técnicas para poder aprofundar o processo mental dos cachorros.

Fonte: Portal IG