Compartilhe:
    


1 de setembro de 2012

Perguntas frequentes sobre cães idosos!



  

Marinheiros de primeira viagem sempre tem toneladas de perguntas e muitas delas ficam sem resposta. No caso os filhotes crescem ficam adultos e chega  hora de discutir os problemas dos cães idosos. O tempo passa tão rápido não é? Sempre queremos que eles durem para sempre mesmo sabendo que isso é uma ilusão.

  Veja mais sobre saúde canina na terceira idade aqui. As perguntas frequentes sobre cães de idade avaçada você pode ver abaixo:
Veja mais sobre saúde canina aqui!

Q: Por que o meu cachorro dorme demais?
R: Ela pode ser estar apenas entediado. A estimulação diminuiu por causa de problemas de audição ou visão e menor atividade por causa da artrite pode fazer seu cão ficar um pouco mais deprimido. A vontade de urinar ou defecar aumenta e pode perturbar o sono noturno. Medicação e problemas hormonais ou de coração também pode fazer um cão sonolento. Quando cães envelhecem seus cérebros funcionam de forma diferente, e isso pode estar mudando o relógio biológico do seu cão, por isso ele anda sem descanso durante a noite e  fazendo cochilos durante o dia.

Q: Por que meu cão briga com meu cão mais jovem?
R: Como o declínio das suas  faculdades físicas, seu status dominante em uma casa com vários animais pode estar “em perigo”. Assim o cão mais jovem literalmente testa sua autoridade, o cão mais velho por sua vez pode se tornar agressivo. O importante nesses casos é  deixar claro a todos os seus cães que você é o verdadeiro líder da sua matilha. Você pode ter de separar seus cães quando você deixá-los sozinhos em casa.


Q: Por que meu cão esqueceu seu treinamento?
A: Com o envelhecimento do seu cão, sujar a casa se torna mais comum. Uma bexiga fraca, falência dos rins ou inflamações intestinais é a explicação usual. Mas esquecendo os hábitos de longa data também pode ser um sinal de lesões no cérebro. Além da medicação, deixando-a sair com mais freqüência para urinar e defecar ajuda tremendamente.

Q: Porque é que o meu cão fica doente com mais frequencia?
R: Você pode precisar alterar a dieta do seu cão e alimentá-la refeições menores com mais freqüência. Ela pode não ser mais capaz de tolerar petiscos no jantar.Comer mais fibra vai ajudar a mover alimentos através de seus intestinos. Mas fique atento. Artrite do quadril ou na coluna vertebral e displasia da anca pode resultar em tais movimentos intestinais dolorosos que o seu cão está relutante em defecar. Um aumento da próstata nos homens, ou tumores, pode causar bloqueios ou dor.



Q: Por que o meu cão prefere não sair de casa?
A: Como a idade, ele perde sua capacidade de se ajustar às mudanças de temperatura. Sua pele mais seca e pelo mais fino lhe oferecem menos proteção e seu metabolismo torna-lo menos resistente. Durante o tempo frio, limite seu tempo ao ar livre. Em calor e umidade, lembre-se que a lingua pra fora quer dizer que o seu cão está com calor e que os pulmões mais velhos não são tão eficientes. Se sua visão e audição não são tão nítidas quanto eram uma vez, ela pode ter medo de ser a céu aberto. Sempre mantê-la na coleira e ficar perto para tranquilizá-lo quando ele estiver ao ar livre.