Todos que tem cachorro adoram vê-los bem treinados. Eu adoro ver o Cachorro seguir os meus comandos, acho um máximo quando ele fecha a porta do quarto por exemplo. E você? tenho certeza que sim, afinal não estaria aqui se não fosse o caso. Vou te apresentar algumas dicas super fáceis de se aplicar numa rotina que farão uma diferença enorme no processo de adestramento.
Se você quer que ele siga o seu comando é inevitável seguir algumas regrinhas básicas de adestramento. É certo que algumas são opcionais como “você deve treinar o seu cachorro ainda filhote”, porem se feitos fazem uma boa diferença.
- Alimente o seu cachorro em horários regulares todos os dias. Isso ajuda a regular a hora de ir ao banheiro. Uma vez feito, leve ele até o gramado e diga “vá ao banheiro”, no meu caso usei a expressão “Xixi cocô”. Use o que achar melhor, mas, depois de dito siga essa expressão para todo o sempre; Veja mais aqui
- Ter um cão é, para muita gente, dar um amor de filho. Use esse amor para mostrar o que não lhe agrada da forma correta. Ensinar o comando “não” é importante e você não precisa “puni-lo” para se fazer entender.
- Treine o cachorro preferencialmente enquanto ele ainda é filhote. Assim como as crianças, os filhotes aprendem mais rápido os comandos.
- Nunca bata! Apenas seja firme e somente no ato da ação nunca depois do ocorrido;
- Quando o seu cão completa um comando ou faz algo que lhe agrada, ofereça a recompensa o mais rápido que puder. Quanto mais rápido melhor, assim como quanto mais vezes melhor;
Eu uma vez falei sobre no texto “como fazer o cachorro parar de latir”:
"Se você não quer ele latindo, procure fazer carinho quando ele não latir. Faça várias repetições nos lugares em que ele normalmente latia e se ele não latir recompense-o com petiscos, carinho, brinquedos e palavras de afeto. Isso é estimular o comportamento correto. Fazê-lo, fará de seu cachorro muito mais feliz."
Nessa citação é resumido essa dica. Não espere que molde o comportamento para repreender. E sim, estimule o comportamento correto.
- Recompensas não são necessariamente petiscos, podem ser brinquedos e afagos. A única regra é que ele deverá gostar (e muito) do que recebe.
- Brinque com o seu cão, estabeleça um laço de amizade. Faça ele querer te agradar.
- Caminhe com o seu cachorro, isso vai ajudar a manter a sua saúde física e mental. Além de estabelecer um laço de liderança natural (se bem executado).
- Mantenha-o limpo e penteado. Se você se sente bem depois de um bom banho, o mesmo acontece com o seu melhor amigo. Um cachorro limpo executa melhor os comandos.
- Cheque as suas unhas. Unhas compridas causam desconforto no cão e consequentemente em seu rendimento nas aulas de adestramento.
- Visite um veterinário. É obvio que cachorros em sua saúde plena são mais propensos ao sucesso.
O que fazer quando meu cachorro mancar
Faça isso e pratique a guarda responsável e boa sorte! ;D
Então é isso pessoal! dúvidas e sugestões podem ser feitas nos comentários