Compartilhe:
    


30 de dezembro de 2015

Cachorros com medo de Fogos de Artifício e Trovões



Chega o final de ano e os tutores ficam de cabelo em pé. O medo por fogos de artifício ou trovões se não é o principal problema comportamental é um dos maiores. E é compreensível que seja assim. A audição dos cães e o cheiro dos fogos são alguns dos fatores que explicam essa fobia. Veja aqui algumas dicas emergenciais para fazer da passagem do ano do seu cachorro a melhor possível.


Não quer ler? Ouça a transcrição do texto

Antes de tudo
Para começar eu quero deixar um alerta para todos que chegaram a esse texto. Seja você pelo motor de busca, seja navegando pelo próprio blog. Pense. Todo ANO tem fogos de artifício, todo ano ele vai sofrer. Antes de ficar aí fazendo campanha, desculpem o desabafo, coloquem nas suas cabecinhas! A não ser que VOCÊ FAÇA ALGUMA COISA A RESPEITO eles VÃO SOFRER. Vejo muita gente procurando ajuda só momentos antes dos fogos ocorrerem. Bem, não que isso esteja errado – pelo menos estão fazendo algo a respeito – mas algo melhor pode ser feito. Podes fazer a dessensibilização para que ele sofra menos ou até pare de sofrer com isso.

A dessensibilização 
Essa técnica consiste em apresentar o cachorro a ruídos de fogos de artifício e tempestades de forma controlada, para que ele se sinta totalmente otimista diminuindo seu medo e construindo um cachorro mais confiante para enfrentar situações reais. Mas como dessensibilizar? 

Proteja o seu cachorro dos trovões
O passo a passo é simples, mas demanda tempo e paciência. O importante aqui é não colocar o carro na frente dos bois. Se isso acontecer você volta à estaca zero ou pior. É por isso que um adestrador é aconselhável. Uma vez que ele terá a exata noção de quando passar para o próximo passo. Algo que talvez você não consiga perceber.
Passo a Passo
  1. Comece fazendo uma pequena caminhada. Isso eliminará o excesso de ansiedade deixando-o mais calmo. Estado que queremos alcançar no final da sessão.
  2. Munido de brinquedos e petiscos procure começar uma brincadeira VERDADEIRAMENTE DIVERTIDA. Ele deve estar focado nela em todos os sentidos.
  3. Peça para que alguém coloque um CD de trovões e/ou fogos de artifício e dê play com volume extremamente baixo – muito importante.
    • a) Veja a reação do cachorro sem parar a brincadeira. Ele não deve reagir ao barulho. Se acontecer pare imediatamente e procure um veterinário e adestrador.
    • b) Se ele continuar numa boa, dê um petisco e continue a brincadeira.
  4. Aumente o volume de forma branda e continue a brincadeira.
    • a) Se ele reagir de alguma forma abaixe o volume e tente voltar a sua atenção ao divertimento
  5. Se ele continuar brincando repita o processo até o máximo.
Ps 1: Esse processo é longo e deve ser empregado em vários dias. Não exagere nas sessões
Ps 2: Se o cachorro se desinteressar pela brincadeira pare e continue outro dia


Proteja seu cachorro dos Fogos e Trovões 3

Para situações de emergência

Antes da tempestade ou dos fogos acontecerem
A fobia de tempestade é considerada uma doença comportamental progressiva, sinais como um leve susto não devem ser ignorados. Agir cedo é muito importante. Portanto, antes da tempestade ou dos fogos acontecerem, procure oferecer petiscos, carinho e momentos de diversão em família assim como fizemos na dessensibilização. Isso vai ajudar o cachorro a ignorar os “males” e se concentrar no que realmente interessa. A diversão e os brinquedos. Além disso, o cachorro associará os fogos de artifício e as tempestades aos momentos de alegria.

Forneça um lugar confortável
Em momentos de alto estresse os cães, por instinto, vão procurar algum lugar para se esconder. Nessas horas você deve estar preparado para oferecer o que ele procura. É por essa procura de um lugar seguro que muito cães fogem de casa.
Esse lugar deve obviamente confortável. Tente colocar um brinquedo da preferência do cão e algo que tenha o cheiro da pessoa na qual o cão mais é apegado perto dele. Esse local deve ser mais fechado e mais longe dos fogos e trovões possível. Considere também deixar o som da televisão ou rádio ligado.

Proteja seu cachorro dos Fogos e Trovões
Alguns cachorros sofrem, outros passam dos limites o sofrimento. Converse com o seu veterinário e veja alguma alternativa para aliviar esse sofrimento. Alguns cães tendem a reagir muito bem no uso de florais para cães.

Outras dicas
Se o seu cachorro reagir bem, o uso de protetores auriculares pode ser uma boa ideia para diminuir o barulho. Acostume-o um tempo antes dos fogos de artifício ou tempestades acontecerem.
É isso pessoal! Muito obrigado e até a próxima. Não esquece de deixar o like alí embaixo se gostou e também o seu comentário.  Além disso, participem da nossa comunidade no facebook.




Technorati Tags: Cachorros com medo de Fogos,Cachorros com medo de Trovões, Como lidar com cachorros com medo de trovões, Cachorros com medo de Fogos, Cachorros com medo de Trovões, Como lidar com cachorros com medo de trovões