Compartilhe:
    


21 de julho de 2010

Cão é estrela de peça de teatro em São Paulo





Espetáculo é improvisado de acordo com as ações do animal no palco.

Em 2008, as crianças que foram assistir a um espetáculo do Circo do seu Lé se divertiam com a participação de bonecos na peça. Este ano, o público irá se deparar com um cão no palco de O Domador de Férias, em cartaz no Teatro Alfa. Puffy, da raça Pastor de Shetland, foi recrutado por acaso pelo diretor Marcelo Zurawski que pensou em incluir um animal não treinado no espetáculo. “Não queria animal que fizesse truques, mas um que pudesse conviver com o elenco”, diz Zurawski.


O animal pertence a uma amiga do diretor e ensaiou com os atores da peça durante três meses. “Esse tempo foi importante para a gente se interar com o bicho, ter um senso de grupo, criar confiança, fidelidade e conseguir ver quando ele fica cansado”, conta o diretor. A peça começa quando um grupo de amigos em férias numa praia conhece uma vendedora ambulante e seu cão até que um inspetor anuncia que os animais são proibidos ali. Chateado com as restrições ao uso de animais, o dono de um circo lembra da famosa cadela Laika, o primeiro ser vivo a ser enviado ao espaço, na Rússia de 1957, e resolve contar sua história no picadeiro.


Segundo a dona do cão, a veterinária Débora Gidali, todas as cenas foram trabalhadas de acordo com as atividades preferidas de Puffy. “Aproveitamos que ele adora brincar de bola para pensar em algumas cenas e o treinamento para a peça inclui visitas a locais com mais gente, aos quais ele não estava acostumado”, afirma. Para o diretor, a experiência é boa para os atores e para o cão. “Quem tinha medo de cachorro já superou e até o Puffy está tão tranqüilo que a probabilidade de ele pular na platéia é a mesma do que a de um humano.”


Teatro Alfa: Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, tel. 5693-4000. Sábados e domingos às 17h30. Ingresso: crianças até 12 anos: R$12; adultos: R$ 24. Grátis para crianças de até três anos. Até 19 de setembro.


Fonte: Época Sp