O Aidi veio de Marrocos, especificamente a região do Saara. Esta raça vive e trabalha nas montanhas de Marrocos, Argélia e Líbia. O papel dos cães era proteger o rebanho, ou a família, de onças, lobos e outros animais que podem atacar o rebanho ou gado. Este cão foi utilizado como cão de proteção de centenas de anos, no Marrocos.A pureza da raça a ser protegido está sob proteção. Este cão tem sido um cão de trabalho, mas hoje isso é mais um animal de estimação da família e os marroquinos criaram um clube para promover esta raça. O Aidi nunca foi um cão pastor, mas em 1963 as normas foram estabelecidas sob o nome de Atlas Sheepdog, isso foi corrigido em 1969. Este cão é da Rare Breed American Association.
Temperamento
O Aidi tem muita energia e é um cão muito protetor. Ele é poderoso e vai precisar de longos passeios diários a libertação de algumas altas energias que ele tem. Esta raça precisa de um líder forte, pois tem certo grau de dominância. O Aidi é um cão muito agitado, precisando de muito exercícios. Ativo, mas gentil, o Aidi é muito dominante, sendo aconselhável fazer treinamento de obediência para dominá-lo. Possuem extinto para caça e faro aguçado Com o proprietário errado, este cão pode ficar muito tímido e / ou agressivos.
As condições de vida:
O cão, o Aidi, é inadequada para a vida do apartamento. O cão vai exigir superfície e cercas de cerca de cinco metros de altura.
O cão, o Aidi, é inadequada para a vida do apartamento. O cão vai exigir superfície e cercas de cerca de cinco metros de altura.
Padrão
Sólido, muito rústico, notável para seu poder e mobilidade; é bem musculoso, enérgico, de fortemente construído mas não pesado e possuindo uma grossa pelagem fechada que o protege tanto do sol quanto do frio das montanhas nativas. Esta pelagem lhe serve de armadura nas brigas que o Cão das Montanhas do Atlas pode acontecer contra chacais e outros predadores. Seu olhar é alerta, direto e decidido como convém a um cão vigilante, sempre pronto para cumprir seu papel de guardião. Em algumas regiões do Marrocos é habitual cortar as orelhas e a cauda dos cães de trabalho.
Comportamento / Temperamento
Muito fiel, afetuoso e dócil com seu dono e membros da família, o Cão das Montanhas do Atlas exibe um inerente comportamento de guarda e proteção notável. Sempre alerta, mede a gravidade e a proximidade de qualquer perigo e instintivamente e sem medo providencia uma resposta apropriada e eficiente.
Cabeça
Forte e larga, bem proporcionada ao corpo; sua forma geral é cônica; é livre de rugas e não tem músculos proeminentes; os ossos das bochechas não são cinzeladas e se unem de maneira uniforme, do crânio ao focinho no mesmo plano, sem ruptura.
Região Craniana
Crânio: plano e largo; se observa um ligeiro sulco médio e uma protuberância occipital, embora presente, é raramente perceptível.
Stop: ligeiramente pronunciado.
Região Facial
Trufa: Preta ou marrom em harmonia com a cor da pelagem; razoavelmente larga com narinas abertas.
Focinho: Cônico como o restante da cabeça; é sensivelmente menos longo que o crânio; o stop é oblíquo e não muito definido.
Lábios: Finos, aderentes, pretos ou marrons de acordo com a cor da pelagem.
Maxilares: fortes, dentes bem implantados, poderosos, brancos e uniformes.
Dentes: Mordedura em torquês. Mordedura em tesoura ou tesoura invertida sem perder o contato entre os incisivos, é tolerado.
Olhos: Médios, escuros com variações de acordo com a cor da pelagem, do âmbar escuro ao marrom dourado. As pálpebras são ligeiramente oblíquas e bem pigmentadas; parecem pintadas em cães de pelagem clara. A expressão é bem alerta, atenta e investigativa.
Orelhas: De comprimento médio, com pontas ligeiramente arredondadas. As orelhas são inseridas obliquamente de maneira a deixar o crânio bem visível; elas são portadas semi caídas, levantadas para a frente quando em alerta e as vezes portadas para trás quando em repouso.
Pescoço
Poderoso, bem musculoso, sem barbelas
Tronco
Linha superior: Deve ter uma ligeira depressão em perfil, mas sem parecer um dorso selado.
Dorso: Largo, bem musculoso, de comprimento moderado, seguido por um lombo poderoso, muito musculoso e ligeiramente arqueado.
Garupa: Adequada, longo e bem descido até os cotovelos; costelas ligeiramente arredondadas.
Linha inferior: Levantando atrás das falsas costelas sem ser esgalgado.
Cauda: Longa. atingindo pelo menos os jarretes, inserida na extensão da linha da garupa, portada baixa em forma de cimitarra, quando em repouso. A cauda é bem franjada e a riqueza das franjas denota a pureza da raça. Em movimento, o cão porta sua cauda alegremente. A cauda nunca deverá ser portada permanentemente enrolada sobre o dorso.
Membros
Ombros: Oblíquos, cernelha visivelmente definida, ângulo escápuloumeral
de aproximadamente 100°.
Braços: Fortes, musculosos, oblíquos e próximos ao peito.
Antebraços: Retos, bem construído e moderadamente bem musculoso.
Metacarpos: Curtos e quase verticais.
Patas: Praticamente redondas, com sólidas almofadas e unhas fortes, cuja cor depende da cor pelagem.
Posteriores
Quadril e coxas: O ilíaco é muito pronunciado; as coxas são bem musculosas sem serem de aparência pesada e bem inclinadas.
Pernas: Os ângulos dos joelhos e dos jarretes são obtusos, os quais levantam a garupa e dão esta aparência inclinada em direção à cernelha.
Patas: Praticamente redondas, com sólidas almofadas e unhas fortes, cuja cor depende da cor pelagem
Movimentação
Passo, trote, galope: Sem “hackney” e com alcance suficiente.
Movimento natural: Curto, trote rápido, em singletracking.
Neste passo o cão do Atlas parece incansável.
Pele
Elástica e resistente.
Pelagem
Pêlo: Denso, bastante áspero, semi longo, com aproximadamente 6 cm de comprimento, exceto na cara e nas orelhas, onde o pêlo e curto e fino. No pescoço e na garganta o pêlo forma uma juba, especialmente nos machos. Os culotes e a cauda são cobertospor abundantes e longos pêlos.
COR
A cor da pelagem e muito variada
Fulvo: Desde a areia lavada até o vermelho escuro. Estes pêlos podem ser tigrados com preto ou portando uma capa de qualquer tom. Este manto pode ser completo (ocupa todo o dorso do animal).
Marrom: Do bege ao tom do pão queimado. As cores mais claras podem ter um
manto marrom mais escuro.
Preto.
Todas estas cores podem ser manchadas com branco. Estas manchas podem ir desde algumas marcas discretas até as que cobrem totalmente a pelagem (pêlo branco). Os lábios e a trufa devem ser sempre fortemente pigmentados de preto ou marrom (dependendo da cor da pelagem).
Todas estas cores podem ser manchadas com branco. Estas manchas podem ir desde algumas marcas discretas até as que cobrem totalmente a pelagem (pêlo branco). Os lábios e a trufa devem ser sempre fortemente pigmentados de preto ou marrom (dependendo da cor da pelagem).
· ar lequim, azul e isabela não são aceitas.
Tamanho: 52 62cm