Compartilhe:
    


10 de outubro de 2011

Guia de Raças: Golden Retriever



Raça realmente originada da mesma fonte que o Labrador, melhorada por diversos cruzamentos (Retriever de pêlo chato amarelo vindo do cruzamento do Terra-Nova com Spaniels d’água da Escócia). A raça foi fixada na Inglaterra no século XIX. Para outros, conforme uma tradição, Cães de pastor amarelos do Cáucaso eram utilizados na Escócia para trazer de volta a caça ferida. Eles eram denominados Recolhedores Amarelos Russos. Eles teriam sido cruzados com o Bloodhound para produzir o Golden Retriever. A raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1913. Nos Estados Unidos esse cão é muito difundido como animal de companhia. Na França, quase desconhecido no início dos anos 80, está em nítida progressão para a mesma utilização.

GuiaPaís de Origem: Grã-Bretanha.

Cabeça: Bem proporcionada, bem cinzelada. Crânio extenso. Stop bem marcado. Focinho potente. Nariz preto. Maxilares fortes.

Olhos: Bem afastados, castanho escuros. Bordas das pálpebras escuras.

Orelhas: Fixadas aproximadamente na altura dos olhos, de tamanho médio.

Corpo: Potente, bem equilibrado. Pescoço de bom comprimento, limpo e musculoso. Peito bem rebaixado. Costelas arqueadas. Lombo curto e forte.

Membros: Musculosos, boa ossatura. Patas redondas.

Cauda: Presa e mantida ao nível do dorso. Atinge o jarrete. Ela não se enrola na extremidade.

Pêlo: Chato ou ondulado, com franjas apreciáveis. O subpêlo apresenta-se muito justo e impermeável.

Pelagem: Qualquer tom de ouro ou creme. Não deve ser nem vermelho, nem escuro avermelhado. Admite-se a  presença de alguns pêlos brancos apenas no peito.

Tamanho: Macho: De 29 a 61 cm. Fêmea: De 51 a 56 cm.

Peso: Macho: De 29 a 31,5 kg. Fêmea: De 25 a 27 kg.

Temperamento, aptidões, educação: Resistente, vigoroso, ativo, dotado de um excelente nariz ele trabalha tanto na água como na terra. É um rastreador tenaz, se bem que menos metódico do que o Labrador. Ele recolhe muito bem a caça d’água. Tem uma memória fora do comum. Desprovido de agressividade, ele late pouco. Não é um cão de guarda. Muito meigo, sensível, calmo, equilibrado, é um companheiro muito apreciado. Seu treinamento deverá ser firme, mas com suavidade.

Conselhos: Ele não está adaptado para viver em um apartamento, pois precisa muito de exercício. Tem horror á solidão. Precisa ser escovado uma ou duas vezes por semana. Escovar com uma escova especial (almofaça) na época da muda.

Utilização: Caça. Cão de utilidade: guia de cegos, cão de socorro. Busca de drogas. Cão de companhia.

Preço médio: R$ 800,00 á R$ 7.000,00

Fonte: Livro: Enciclopédia do Cão (Royal Canin). Pagina 288.