A alguns dias eu venho recebendo muitas perguntas de tutores com relação aos latidos dos seus cachorros. Nesses questionamentos venho percebendo que muitos não conseguem determinar a causa do latido. E se conseguem, por vezes, não sabem como se comportar em seguida. É isso que eu vou explicar a você nesse texto.
Porque os cães latem?
É verdade que não há nada mais desagradável do que ouvir um cachorro latir incessantemente, dependendo do horário o latido pode acarretar até em sanções sociais. Porém é bom separar o joio do trigo e ver se o que ele está fazendo não é um comportamento esperado. Muitas das causas que vou espor a seguir tem em a sua resolução a mudança de aspectos simples na sua rotina.
Imagine você sem falar por horas. Agora imagine uma pessoa se aproximando. Depois de tanto tempo você provavelmente terá uma ansiedade enorme para iniciar uma conversa. Assim como nós os cachorros também precisam interagir. A verdade é que os cães latem por diversas razões – veremos elas logo mais – mas na maioria dos casos os latidos servem como uma forma de comunicação.
É muito importante que você pergunte a si mesmo “Porque o meu cachorro está latindo? ” Alguns latidos podem ser completamente normais, quando alguém bate na porta da frente, por exemplo, mas outros latidos podem estar associados a uma necessidade, tal como a ansiedade de separação.
Tipos de latidos
Como eu já havia falado no texto que ensino a fazer o cachorro parar de latir é importante você entender o que está acontecendo com o seu cachorro. Para isso, é preciso saber em quais dos seguintes tipos de latidos o seu cão se encaixa:
- Por Ansiedade
- Por solidão
- Para chamar a atenção para si mesmos
- Para alertar
- Para expressar uma necessidade
- Por diversão
- Por Comunicação
Latidos de Alerta
Esse tipo de latido é muito comum. Ele serve para alertar que algum intruso está invadindo o seu espaço. O som tende a ficar mais rápido mediante o intruso se aproxima. Normalmente é combinado com rosnados. Comum em cachorros presos em quintais com visão para rua. Tente ao auto reforço uma vez que o cão acha que afugentou o intruso pela força dos seus próprios latidos. Muitos confundem esse com o latido por medo.
Como melhorar
Analistas acreditam que impedindo o cachorro de ver as pessoas na rua pode solucionar o problema. Eles não deixam de estar certos, porém, ao fazer isso você pode estar criando outro, o tédio. Nesses casos aconselho a ensinar o seu cão o comando “basta”. Depois que ele deu o alerta, esse comando passa o controle a você. É como dizer para o seu melhor amigo “Hei, ótimo trabalho, agora pode deixar que eu assumo daqui”.
Para chamar a atenção para si mesmos
Usados principalmente por filhotes para chamar a sua atenção. Tornam-se cada vez mais incessantes caso o tutor dê a atenção que o filhote buscava. Porém não se engane! Cães adultos também usam e abusam se não forem educados.
Como melhorar
Filhotes, bem como os adultos aprendem logo que latindo vai incitar a atenção de nós. O problema é que os cães vão ficar felizes com qualquer atenção que recebem, seja ele positivo ou negativo. Expliquei melhor como acabar com esse comportamento no texto Como fazer o seu cachorro parar de latir.
Por Diversão
Se o seu cachorro não consegue parar de latir durante uma brincadeira ele se encaixa perfeitamente aqui.
Como melhorar
Se seu cão late excessivamente durante o jogo, é melhor deixá-lo se acalmar e retardar o jogo. Se continuar a latir, pare de jogar até que ele se acalme.
Para se identificar/Comunicação
Se você já viu 101 dálmatas sabe do que estou falando. Muito comum em ruas com 2 ou mais cães. Um começa a latir e o outro entra no jogo.
Como melhorar
Este tipo de latido é muito instintivo e às vezes pode ser difícil de controlar, especialmente em uma casa com vários cães. Muitas vezes, há um cão instigador e todos os outros entram na onda. Este comportamento pode ser controlado usando uma abordagem semelhante para ao latido de alerta/ aviso, ou seja, obediência e métodos de relaxamento com uma ação substituta oferecida, ou seja, enriquecendo o ambiente com brinquedos de auto recompensa como Kongs e similares.
Tédio
Cachorros o fazem para expressar o seu tédio. Comum em cães sedentários
Como melhorar
Cães que estão entediados precisa de algo para fazer além de latidos. Precisamos dar-lhes um ambiente mais estimulante e com muito mais exercício. Brinquedos como Kongs e Buster Cubos que podem ser preenchidos com os deleites fazem o cérebro do seu cão, bem como o seu corpo, trabalhar. Além disso, procure caminhar e/ou leva-lo para uma creche de cães.
Ansiedade/Solidão
Essa conduta ocorre quando o seu cão está sofrendo de ansiedade de separação. O latido pode se tornar auto reforço quando cachorro entra num círculo vicioso crescente de estímulos e ansiedade. Latidos ansiosos tendem a ficar mais agudos com o passar do tempo. Este comportamento pode ser especialmente irritante para os seus vizinhos. Fique atento.
Como melhorar
Nesse caso o latido é um sintoma de um problema maior, a ansiedade de separação. Para entender mais e como tratar leia os três textos da série que fiz sobre o assunto:
Para expressar uma necessidade básica
Muitos cães o fazem para expressar a falta de um alimento/água.
Como melhorar
Instale bebedouros automáticos e reveja os horários das refeições. Leia mais sobre: Quanto de ração eu devo dar ao meu cachorro?
Medo de Barulhos e movimentações
Acontece em resposta a um barulho ou movimentação não familiar.
Como melhorar
Assim como a ansiedade de separação, o latido por medo de barulhos e movimentações faz parte de um problema maior.
Ensinar o “Basta" vai realmente ajudar nesta situação. Se um determinado som o assusta, acostume-o de forma gradual. Comece muito suavemente para que o cachorro permaneça relaxado enquanto ouve. Se ele ficar quieto, recompense. Com muita paciência aumente gradualmente o volume até que ele já não reaja negativamente ao som. Leia mais sobre Medo em cães.
Como você pode ver, existem muitas razões para latir e em muitos casos é considerado um comportamento normal.
É isso pessoal! Qualquer dúvida perguntem logo abaixo.