Cão reencontra a dona, após três semanas a 'navegar' sozinho, em consequência do sismo e tsunami que ocorreram no Japão. Chama-se Ban e foi resgatado do telhado de sua casa, quase totalmente submersa. É uma história terna, no meio do caos que ainda se vive no país.
Sobreviveu ao tsunami no Japão, foi arrastado juntamente com a casa onde vivia, esteve três semanas desaparecido, à mercê da morte, mas a sua história teve um final feliz: reencontrou a dona, graças a um trabalho intenso das equipas de resgate e a uma reportagem televisiva.
Um canal de televisão exibia imagens de Kesennuma. Uma casa à deriva ‘navegava’ nas águas quietas, que um dia foram ferozes. No telhado, o pequeno Ban, de dois anos, escapava à morte, graças ao instinto animal.
A sua dona viu as imagens, reconheceu o seu cão e fez tudo o que pôde para que o resgate fosse avante. Ban acabou por ser recolhido e entregue à senhora, que quis manter o anonimato.
No entanto, as imagens acabaram por ser transmitidas no canal público de televisão NHK. Um fraterno abraço, que pode ser testemunhado no video