Compartilhe:
    


30 de março de 2010

Estimuladores de inteligência animal / Stimulating animal intelligence

Brinquedos disponibilizam cavidades onde o dono pode esconder os petiscos, estimulando o pet a novos desafios



 Mesmo no reino animal, não há como fugir à regra: há bichos mais inteligentes que outros, mesmo que eles sejam da mesma raça, isso é fato. Mas o que fazer para deixar seu animalzinho mais esperto? Além de um adestramento básico, que tal investir em brincadeiras saudáveis durante a alimentação? Estranho? Não para alguns fabricantes, que têm investido em comedouros que estimulam a interação do pet na hora da comida. Esse é o caso do TUX, brinquedo feito com uma borracha especial (Zogoflex), à prova de mordidas, e totalmente resistente.

O acessório vem com um compartimento onde o dono coloca o petisco predileto do animal. A partir de então é só alegria e diversão. Para comer sua comidinha favorita, o pet vai ter que pensar na melhor maneira de retirá-la. O brinquedo também é reciclável e não tóxico, para garantir a segurança dos totós. De acordo com o fabricante, o acessório também é ideal para animais ansiosos e agressivos e pode ser adquirido por 14 dólares. E já que os gatinhos também merecem se divertir na hora da comida, que tal dar ao bichano uma bola de plástico com diversos orifícios? Assim como o TUX, o SlimCat também é um depositório de ração ou petisco, que libera lentamente o alimento, entretendo o animal. O brinquedo é ideal para evitar a obesidade, além de acabar com a rotina dos felinos mais entediados. Segundo o fabricante, o acessório também combate a agressividade e até mesmo miados e arranhões excessivos. O produto sai por 7 dólares.
Fonte: PetMEG

Bolsas estilosas para carregar os totós / stylish bags to carry the dogs

  Bolsa transporte baby



 Confeccionada em tecido 100% algodão, a bolsa possui motivos infantis nas cores rosa, verde, laranja ou azul. Confortável, o acessório é preenchido com manta siliconizada, que proporciona maior conforto ao pet, além de facilitar a lavagem. O produto está disponível nos tamanhos P M e G e custa respectivamente 65, 70 e 79 reais, na Bichinho Chic.

Bolsa transporte aconchego


Esta é mais uma opção desenvolvida pela grife Bichinho Chic. Criada para transportar confortavelmente o seu pet em todos os tipos de passeios, a bolsa permite que a dona fique com as mãos livres, podendo segurar outras sacolas. As alças do produto permitem ainda que ele seja usado lateralmente, na transversal ou ainda, como bolsa de mão. Disponível nas cores azul, prata, verde camuflado ou vermelho, a bolsa aconchego é apropriada para cãezinhos nos tamanhos P M G e GG, e custam 47, 50, 54 e 60 reais respectivamente.

Bolsa transporte Pickorrucho’s


 Bolsa Transporte da Pickorrucho's é ideal para totós nos tamanhos P M ou G. Toda revestida de espuma, a bolsa garante maior conforto ao pet. Segundo o fabricante, as alças removíveis também facilitam a limpeza do produto. Outro diferencial é o sistema abre e fecha com velcro de alta aderência, viabilizando maior segurança ao animal. O produto está disponível por 57,90 reais, na padronagem xadrez e rosa ou azul com bolinhas.

Bolsa transporte de pelúcia


Confeccionada totalmente em pelúcia, a bolsa transporte da Fábrica Pet oferece todo o conforto e charme tanto para o cãozinho quanto para sua dona. Isso porque além de bonita é pratica e possui alças revestidas que não machucam os ombros da proprietária. O zíper na parte externa também promove maior segurança ao pet, que fica apenas com a cabeça de fora, evitando possíveis saltos. Produto disponível nos tamanhos P ou M

  Bolsa transporte tartaruga


Desenvolvida em um modelo semelhante à bolsa de pelúcia, a versão tartaruga da grife Fábrica Pet foi criada com couro sintético que imita o casco do réptil. A bolsa é ideal para um visual mais esporte fino, para proprietárias executivas que não abrem mão de levar seus totós à tiracolo. O produto está disponível nos tamanhos P ou M, nas cores bege, vermelho, marrom ou preto

  Baxter Bag GM / PM


O modelo pertence à famosa Louis Vuitton e segundo o fabricante, é ideal para carregar pets com elegância e estilo. Disponível nos tamanhos PM ou GM o produto disponibiliza alças removíveis e é inteiramente lavável, facilitando a higiene da bolsa. Produzida totalmente em couro de vaca e envernizada, a bolsa também dispõe de um bolso externo, ideal para guardar os brinquedinhos e petiscos do totó. Resistente, ela sustenta animais de até 20 kg. Disponível no site da Louis Vuitton por 1.480 dólares (tamanho PM) ou 1.630 dólares (tamanho GM)

  Dog Bag 40


 Mais um modelo exclusivo da grife Louis Vuitton, esse carregador foi desenvolvido principalmente para cães de pequeno porte. Segundo o fabricante, o produto é resistente a água e arranhões. Também possui zíper duplo, bem como uma rede que facilita a ventilação do transporte, e a segurança do animal. O produto está disponível no site da Louis Vuitton por 1.910 dólares.

Fonte: PetMag

29 de março de 2010

Pesquisas afirmam: O cachorro está ficando mais experto que o macaco / Dog is getting more intelligent than the monkey

Pesquisadores americanos afirmam que os cachorros estão ficando cada vez mais inteligentes e ameaçando o segundo lugar do macaco. O minúsculo Charles caminha animadíssimo em direção ao laboratório. Chega fantasiado de abóbora, distribuindo lambidas. A dona do Charles manda, e ele senta, deita e sai rolando pelo chão. A mamãe orgulhosa, rapidamente conclui: "Charles é um gênio!" Truques ligados a muito treinamento, como buscar a bolinha, sentar, levantar a pata, muitos outros bichos são capazes de fazer. O que nem a dona do Charles sabe é que os cachorros têm o que os cientistas chamam de inteligência social, uma rara capacidade de compreensão. Novos estudos indicam que esse dom seria algo relativamente recente, resultado de um processo evolutivo parecido com o que foi descrito por um outro Charles (esse realmente era um gênio). Charles Darwin, o naturalista britânico, nascido há exatamente 200 anos, desenvolveu a teoria da evolução das espécies. Descobriu que, ao longo dos anos, as espécies sofrem processos de mutação. E que as mutações que mais contribuem para a sobrevivência dos seres vivos são transmitidas ao longo das gerações. O processo, conhecido como seleção natural, é exatamente aquele que fez os nossos antepassados evoluírem até virar Homo sapiens. Só que no caso do Canis lupus familiaris - o popular cão doméstico - a evolução recebeu uma forcinha da mão do homem. Teria sido resultado de mutações naturais combinadas com a seleção feita pelo próprio ser humano, responsável por cruzamentos e novas raças. Acredita-se que, há provavelmente 100 mil anos, por causa de mutações, o cachorro deixou de ser lobo e em vez de caçar assumiu as funções de pastor. E passou a viver perto do homem. Há cerca de 15 mil anos, aconteceram mudanças no focinho, os dentes caninos diminuíram. Os cães ficaram menores e cada vez mais dependentes dos humanos para se alimentar. Os homens também evoluíram, e os cães cada vez mais inteligentes foram para os quintais. Recentemente, vieram para dentro de casa, passando a fazer parte da família. Fora os humanos, os cães são provavelmente os únicos animais na face da Terra com a capacidade de realmente entender o que dizemos a eles.Será então que o cachorro é mais inteligente do que o macaco? No quesito inteligência social, sim. Segundo a psicóloga Alexandra Horowitz, pesquisadora da Universidade Columbia, em Nova York, para compreender os humanos o cachorro é o número um. "Eles reagem ao nosso olhar de uma forma como apenas os humanos são capazes de fazer", diz Alexandra. "Acho que os cachorros são os bichos mais parecidos conosco." Os cães estão ficando mais inteligentes, mais parecidos com os humanos, diz a pesquisadora Alexandra. Para a pesquisadora Kara Schroepfer, a evolução continua e os cães estão ficando cada vez mais parecidos com os humanos. Fonte: G1

Cerca de 50 cachorros são adotados em Santo André - Brasil / about 50 dogs are adopted in Santo Andre - Brazil

A feira de doações de cães e gatos promovida pelo Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, mais uma vez obteve sucesso. Uma hora e meia depois da abertura, por volta de meio-dia, a Adotanimal já havia doado 40 animais para novos proprietários: 28 cães e 12 gatos. Até o final da feira, cerca de 50 bichos ganharam novos donos. "Superamos o número da edição passada", afirmou a gerente de Controle de Zoonose, Maria de Fátima Jollo. Na última edição, 30 animais foram doados.

Os bichos já estavam todos castrados, vacinados, vermifugados, de banho tomado e com antipulgas. "Conseguimos disponibilizar mais animais nesta feira, tanto filhotes, como adultos jovens, de até um ano de idade", explicou a coordenadora do canil municipal, Andréa Bonatelli.

ADOÇÃO - A dona de casa Irene Germano, 47 anos, levou a família toda à feira. Não resistiu e adotou dois filhotes. "A gente gosta muito de cachorro, já temos um e quis pegar mais estes."

A estudante Sandrine Aparecido, 14 anos, carregava um filhote de gato no colo, orgulhosa. "É da minha irmã. O sonho dela sempre foi ter um gato."

Os futuros donos devem ter mais de 18 anos, levar documentos e comprovante de endereço, além de passar por entrevista com veterinárias do Centro de Controle de Zoonoses. A próxima edição da feira deve ocorrer em 25 de abril.

Fonte: Diário do grande ABC

28 de março de 2010

Confira alternativas para não deixar cães sozinhos em casa / Check out alternatives to not leave dogs alone at home

A rotina agitada e o trabalho reduzem o tempo e a disposição para se dedicar aos melhores amigos do homem: os cães. Os animais que permanecem boa parte do dia sozinhos, por sua vez, nem sempre se adaptam a situação. Podem apresentar problemas de saúde, como perda de pelos, ficar agressivos ou deprimidos, e ter comportamento destrutivo. Para driblar a situação, empresas apostam nos mais diferentes tipos de serviços especializados, que vão desde passeios monitorados em parques a creches, academias e hotéis fazenda.

O advogado Watson Possato, de 38 anos, passa o dia fora de casa por conta do serviço e investe na creche canina para seus dois whippets. "Eles precisam correr e se exercitar, porque são cachorros de corrida. Estava buscando adestramento quando soube da creche, que faz um trabalho diferenciado, pensando também na socialização." Albert, de quatro anos e meio, e Milo, de dez meses, frequentam o local de segunda a sexta-feira, contam com transporte de ida e volta, além de programação parecida com a de uma escola. Tem horário para brincar, almoçar, tirar uma soneca em almofadas confortáveis, participar de atividades de estímulo mental e serem higienizados.

As border collies Mel e Fly, de quatro anos e meio, vão à creche duas vezes na semana. A proprietária Maje Mayer, 60, aproveita para conseguir resolver detalhes do dia a dia sem se preocupar com a dupla. "Passeio com elas, mas acho que a pouco. Elas são filmadas o dia todo na creche e eu as vejo pela internet de vez em quando, sempre brincando e felizes."

Creche
A Dogwalker, em São Paulo, a uma das empresas que oferecem creche canina. O espaço tem playground, área para alimentação, gramado, salas de descanso e piscinas. Todas as atividades são monitoradas por profissionais.

Antes de participar, o comportamento e a saúde da cachorrada passa por avaliação. Os "alunos" devem estar com as vacinas em dia, ter controle mensal de carrapatos e pulgas, fazer vermifugação e realizar exame de fezes e giárdia a cada seis meses. Os machos precisam ser castrados e as fêmeas não podem estar no cio. É fundamental que não apresentem comportamento agressivo ou possessivo, nem histórico de ataques a outros cães e pessoas.

Caso o animal não esteja se adaptando, o dono é avisado. Há um problema que costuma aparecer, que a ansiedade de separação. Quando se afasta do proprietário, não interage com outros cães e chega ao ponto de não se alimentar e nem tomar água. Ensinamos ao dono como reverter a situação com mudanças simples na rotina, disse Raquel Yukie Hama, especializada em comportamento animal e proprietária da Dogwalker. A creche funciona das 7h às 20h. O cão pode frequentá-la duas (R$ 360), três (R$ 420) ou cinco (R$ 580) vezes por semana. Os valores são mensais. O dia avulso sai por R$ 50.

Caminhada
A falta de exercícios físicos traz problemas respiratários e a obesidade. Uma maneira de driblar o sedentarismo e investir em alguém que caminhe e brinque com os cachorros. A Dogwalker, por exemplo, oferece o passeio recreativo, que dura até duas horas e meia. Os participantes são levados a parques para brincar, correr e gastar energia. Cada tratador fica responsável por até cinco animais de temperamento e porte físico parecidos. Os idosos e com problemas de saúde percorrem com guia locais próximos à residência do dono com um acompanhante exclusivo. A atividade pode ocorrer duas (R$ 240 por mês), três (R$ 320) ou cinco (R$ 510) vezes por semana. O passeio avulso custa R$ 40.

Caso não tenha recursos para pagar por um serviço do gênero, aproveite e coloque suas pernas e as patas do seu colega em ação. Caminhadas de ao menos 30 minutos diários já são suficientes, de acordo com a veterinária Denise Saretta Schwartz, professora da Universidade de S�o Paulo (USP). Use sempre uma guia, o que afasta o risco de atropelamentos, briga entre cães e acesso a lixo e produtos tóxicos que estejam no chão. Se o bicho vive dentro de casa e sobe em sofás e camas, higienize suas patinhas na volta. Use água morna e sabonete neutro, enxágue bem e seque. Outra alternativa a passar lenços umedecidos.

Hotel Fazenda
Quem pensa que as possibilidades de mordomia acabaram está enganado. Que tal oferecer férias aos cães em um hotel fazenda especializado? A uma boa alternativa a quem vai viajar e não tem com quem deixá-los, segundo o veterinário Marcelo Greca Silveira Netto, proprietário do Canil Olhos de Veludo, que disponibiliza a opção no Rio Grande do Sul. Os animais de pequeno e médio porte são recolhidos em Porto Alegre e levados ao município de Osório.

"Como os cães não gostam de ficar sozinhos, dormem em duplas. Cada dupla fica solta em torno de uma hora por dia e, depois, volta ao seu espaço de 15M . Os animais são alimentados tres vezes ao dia com a ração que o dono traz." O pacote mínimo a de uma semana e o valor é de R$120.

Personal dog
Assim como os humanos, os seus melhores amigos podem frequentar academias com o intuito de afastar a fadiga. O serviço, chamado de personal dog, tem como meta fazer com que se exercitem e entrem em contatos com outros do mesmo porte e sexo. "É um trabalho para os grandes centros, onde os cachorros vivem muito presos. A ideia é que passem dois dias da semana conosco para participar de algumas atividades, como recreação, caminhadas na esteira para queimar energia, natação e agility (esporte com provas de habilidade)", explica o adestrador Adriano Soares, do Spa Cia Cães, de Minas Gerais. O pacote mensal custa R$ 150.

A empresa também tem um hotel canino. Oferece boxes individuais, alimentação, caminhadas com monitores e atividades durante o dia com a finalidade de manter o equilíbrio físico e emocional. O preço da diária É de R$ 20.

-----

 Faça seu cão feliz

 Relex total
Começando com o focinho massageie meticulosamente e por inteiro toda extensão do corpo do cachorro.

26 de março de 2010

Poster mostra Cachorro como Hitler -- Poster shows how Hitler's Dog

Um pôster de uma ONG criticando criadores de cães de raça e que mostra um pequeno cão com um bigode no estilo do ditador Adolf Hitler causou polêmica na Grã-Bretanha.

O cartaz da organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta, na sigla em inglês) traz a legenda "Raça superior? Errado para as pessoas. Errado para os cachorros. Boicote os criadores. Adote."

O cartaz faz parte de uma campanha encorajando os britânicos a adotarem cães encontrados em abrigos de animais em vez de comprá-los.

O Kennel Club, entidade que representa os criadores no país, entrou com queixa contra o cartaz, mas a autoridade que regula a publicidade na Grã-Bretanha (ASA, na sigla em inglês), considerou-o "não ofensivo".

O pôster foi mostrado pela primeira vez em Birmingham, durante a realização da Crufts, a maior exposição de cães de raça do mundo, conhecido também como o "Oscar canino".

Ele mostra um cão da raça maltês com um pente preto estrategicamente colocado sobre seu lábio superior, dando a impressão de um bigode de Hitler.

Em 2008, a BBC anunciou que ia suspender a cobertura do Crufts - um dos eventos mais populares do gênero - enquanto aguardava investigações sobre a saúde e o bem estar dos cães de pedigree da Grã-Bretanha.

A decisão foi tomada depois que um programa de TV da BBC identificou graves questões afetando a saúde de raças resultantes de cruzamentos promovidos por criadores.

A preocupação também fez com que a Sociedade Protetora dos Animais britânica retirasse o apoio ao evento em 2008.

A ASA afirmou ter analisado cuidadosamente três reclamações sobre o pôster, "mas não considerou que há base para uma investigação formal".

Segundo a autoridade, apesar do conteúdo emocional da imagem e do texto, o pôster não deve causar grave ofensa a um grande número de pessoas e os consumidores entenderiam que uma propaganda expressa uma opinião.

Uma porta-voz da Peta, Poorva Joshipura, afirmou que não é o anúncio que é ofensivo, "mas sim a falsa e perigosa crença de que algumas raças são superiores a outras".

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

Coleira para cachorro com celular

Aparelho enviaria mensagens ao dono quando animal sair de uma área.
Novidades podem gerar US$ 1 bilhão ao ano em receita de serviços.

Considerando que a maioria dos norte-americanos já dispõe de celulares, a AT&T, uma das maiores operadoras de telefonia móvel dos Estados Unidos, agora deseja transformar seus cachorros em público-alvo.

Uma coleira de cachorro dotada de um celular que deve chegar ao mercado este ano é apenas um dos diversos novos aparelhos que a operadora de telefonia espera que conquiste sucesso junto aos consumidores americanos.
A coleira enviaria mensagens de texto ou e-mails ao proprietário de um animal de estimação quando este sair de uma área determinada, ou poderia permitir que o animal fosse continuamente rastreado.
Pílulas sem fio alertarão sobre hora de tomar remédio

Outros aparelhos incluem uma caixa de pílulas que usa conexão sem fio para lembrar as pessoas quanto ao horário em que devem tomar seus remédios, leitores eletrônicos, um dispositivo que rastreia pallets de produtos para companhias de transportes e sistemas de entretenimento para pessoas que estejam em automóveis.
Quando todos esses aparelhos se conectarem a outros dispositivos ou à internet, estarão usando a rede da AT&T – o que significa mais receita para a companhia. A AT&T antecipa que isso pode gerar US$ 1 bilhão ao ano em receita de serviços, no prazo de cinco anos.

"Vemos oportunidade nos cachorros, pallets, carros e na forma pela qual as pessoas tomam seus remédios," disse Ralph de la Vega, responsável pelas operações de telefonia móvel da AT&T, durante a conferência anual CTIA de telefonia móvel.
Preços de novos produtos não foram revelados
Depois de falar a respeito das coleiras equipadas com rastreamento sem fio por mais de um ano, a segunda maior operadora norte-americana de telefonia móvel informou na quarta-feira (24) que está quase pronta para reconectar os proprietários de cachorros com seus animais perdidos.

O produto se destina àquelas pessoas que se preocupam com seus cachorros tanto quanto se preocupam com seus filhos, brincou Glenn Lurie, diretor da divisão de aparelhos emergentes da AT&T.

Mostrando uma coleira vermelha destinada a cachorros de maior porte, a companhia informou que o aparelho funcionaria para cachorros de praticamente qualquer tamanho, mas não revelou onde os aparelhos seriam colocados à venda ou que preço teriam.
Fonte: G1
----------------------------------------------------------------------

Como fazer seu Cão feliz


4. Brincando de fazer pizza
Usando suavemente ambas as mão, amasse suavemente o excesso de pele do dorso e pescoço do seu cão. Cante uma música animada enquanto apalpa a pele feito pizza.

Nos EUA: Cães em fúria destroem carro da polícia

Dois cães atacaram um carro de patrulha da polícia, no estado americano de Tenessee. A fúria canina destruiu parte do veículo, que ficou sem pára-choques, noticia a BBC.

Assustados, os agentes não saíram de dentro da viatura, aguardando que a raiva dos animais desaparecesse para que pudessem continuar o seu percurso.

O ataque foi iniciado por um boxer-bull, que começou a morder o carro da polícia, assim que avistou o veículo. Pouco depois, um outro cão juntou-se ao primeiro e ambos acabaram por destruir a viatura, enquanto um outro grupo de polícias filmava toda a cena.

As autoridades voltaram ao local do ataque, mais tarde, e capturaram o animal que foi enviado para o canil. Horas depois os donos apareceram a reclamar o boxer, tendo sido obrigados a pagar uma multa de 150 dólares para poder levar o animal para casa.

Fonte Iol Diario

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Como Fazer seu Cão Feliz

3. Você está tremendo de sono

Usando o dedo indicador, alise toda a extensão do focinho do seu cachorro lentamente, na direção em que os pelôs crescem.

23 de março de 2010

Dono do maior cachorro do mundo deixa cão com seu bebê de meses

Tucson (EUA.), 23 mar (EFE).- Dave Nasser, o dono de "Giant George", o maior cachorro do mundo, que mede mais de dois metros de comprimento e pesa 113 quilos, não tem medo de deixá-lo junto ao seu filho de poucos meses
"'George' é cuidadoso e ficamos muito atentos para que este não pise em nosso filho", disse hoje Nasser à Agência Efe em Tucson.

O proprietário do "maior cachorro do mundo" já registrado pelo livro de recordes Guinness está orgulhoso da fama conquistada com seu animal de estimação, que tem sua própria página na internet (www.giantgeorge.com) e mais de 20 mil seguidores no Facebook
"Nunca pensamos que estivéssemos comprando o maior cachorro do mundo. Pesava somente 7,7 quilos quando o vi pela primeira vez", lembrou Nasser, quem comprou o cachorro por meio de um anúncio de classificados de jornal.

"Giant George" pertence à raça dogue alemão e aos quatro anos e meio já mede 2,2 metros de comprimento desde o focinho até a cola e pesa 113,5 quilos.

Nasser afirmou que foi passeando pelo zoológico que se deu conta do tamanho do exemplar que tinha em casa, que ingere 50 quilos de comida por mês.
"'George' era maior inclusive que os leões. Foi a partir daí que comecei a pensar se o meu cão não poderia ser o maior do mundo", comentou.
"George", ao que dono define como "gentil", dorme em uma cama de casal, adora passear de carrinho de golfe e passa grande parte do dia deitado num tapete.
Apesar do tamanho, o animal tem fobia de água, o que dificulta muito a hora do banho. EFE
Fonte: G1

Conheça Riley, o cachorro com sorriso humano

Animal surpreende até dona com 'expressões humanas'.
Em seu primeiro aniversário, ele ganhou festa com bolo e parabéns.

Riley poderia ser mais um cachorro da raça poodle se não fossem suas exuberantes expressões, bem parecidas com as dos humanos.


cachorro da estudante Maureen Ravelo, de 22 anos, de San Jose, California (EUA), tem surpreendido até mesmo sua família com "sorrisos" espontâneos.

"Ele sempre nos surpreende com expressões diferentes que nos fazem esquecer que ele é um cachorro", disse Maureen ao jornal inglês "Metro".

Riley é tão especial que ganhou uma festa de primeiro aniversário com direito a bolo, chapéu e parabéns.

Visivelmente satisfeito, ele "sorriu" para a foto.



Fonte: G1

19 de março de 2010

Fotógrafo clica cachorros fantasiados de Lady Gaga

Projeto muito original recebeu patrocinio da fabricante Polaroid em São Francisco, nos Estados Unidos

Gaga vem inspirando muitos artistas pelo mundo. Recentemente, uma fã da cantora de 29 anos, de Pequim, achou uma maneira nova de brincar com Barbies: vesti-las com os figurinos da pop star - reveja a coleção: Barbies ganham figurino de Lady Gaga.

Agora, o fotógrafo Jesse Freidin, que mora em São Francisco e se especializou em clicar cachorros, lança o projeto "The Doggie Gaga", que já está repercutindo na internet.

Tendências de verão 2010
Conheça o estilo da musa fashion Lady Gaga

Nos cliques, Freidin veste vários cachorros com as roupas mais marcantes usadas pela estrela nos palcos e fora deles. A ideia original foi patrocinada pela Polaroid, mas o fotógrafo avisa em seu site que os donos interessados podem ter uma própria fotografia de "cão Gaga".
Fonte: EDITORA ABRIL

Pratique a castração

Castração!

Você já pensou em castrar seu amiginho? Se não deveria ter pensado no assunto. As vantagens da castração sobrepõem às desvantagens, melhorando desde o sociabilizar a saúde do animal. Seu amigo será bem mais calmo e receptivo a novas pessoas e animais, também terá menos risco de inflamação na próstata quando mais velho. Além disso, o cachorro fica mais receptivo ao adestramento.

Quando esterilizar?

Quando pensar em castrar o cachorro, deve se tomar algumas medidas de prevenção como vacinação. A operação deverá ser feita , com pelo menos, um mês de diferença da vacina de raiva, que não deve ser dada antes dos seis(6) meses de idade. Até os seis meses de idade, o filhote é protegido contra a raiva, por meio de anticorpos passados pelo leite materno. Não de vacinas ao seu cachorro se ele estiver se submetendo a cirurgias, pois pode ocorrer de efeitos adversos. Enfim é o recomendável fazer a castração com sete (7) meses de idade.
Dependendo da raça, em sete meses, a fêmea irá passar pelo seu primeiro cio. Se ele for de porte pequeno poderá ser antes, como se for de porte grande provavelmente será depois. Se você quiser um cão com comportamento adulto é bom esperar a castração para um pouco mais tarde para que ele desenvolva o censo de responsabilidade pelo bando.

Desvantagens da castração

A castração pode aumentar a chances de seu cão ter hipotireodismo. Podendo causar os seguintes problemas:
  • Pelagem opaca
  • Aumento de queda de pelo
  • Ansiedade de separação
  • Problemas de pele
  • Tendência a ganhar peso.

Idependente dos contras. Digo que os prós são superiores. Sendo vantajoso ter um animal castrado.
( O meu é castrado)

Fonte: Livro adestramento de cães para leigos

Série Filhotes. Entendendo as necessidades do Filhote!

No decorrer da 49º semana o cérebro do filhote já está reurológicamente completo. E aquele apego especial entre dono filhote começa. Está é considerada a idade ideal para retirar o filhte do convívio da ninhada. Se esperar demais o filhote fica cada vez mais difícil de se apegar ao dono e até de se adestrar. A cada dia que passa o filhote perde a capacidade de se adaptar ao meio ambiente em que viverá.

Além disso, com o atraso, há problemas em potencial de comportamento inato.

  • O filhote cresce baseado demais na orientação canina
  • O filhote provalvelmente não vai ligar muito para pessoas
  • O filhote pode ter dificuldade em ser ensinado acerca de responsabilidade
  • O filhote poderá ser mais dificil de se adestrar

Por outro lado você deve ficar atento aos criadores que tiraram o pupilo cedo demais de sua mãe , porque isso não só priva o filhote de lições importantes, mas também pode afetar a saúde futura do recem nascido.
Um exemplo são os anticorpos adquiridos com a amamentação. A mãe ensina seu filhote modos caninos básicos. Como não morder durante a amamentação. A bricadeira entre os pequenos tambem ajudam na sociabilização e inibir mordidas durante suas brincadeiras. o filhote poderá ter dificuldade de disciplina enquanto ficar adulto se não tiver essas lições básicas.
Fonte: Livro adestramento de cães para leigos

Série adestramento de filhotes em 8 etapas. A limpeza

Se o seu filhote fez necessidades em local indevido na sua ausência, não o repreenda! A repreensão só será eficaz se você pegar o filhote no ato!

Um filhote que chega em uma casa geralmente não é treinado.

 1. Saia frequentemente com seu filhote, se possível a cada duas horas durante o dia (saídas menos frequentes diminuirão seu aprendizado)
 2. Saia após cada refeição, cada despertar e após as brincadeiras.
 3. Feliciti-o com a voz e com caricias cada vez que ele conseguir
 4. Se dentro da casa seu cão roda em círculos, espere que ele comece a fazer suas necessidades e o repreenda dizendo "não" com um tom de voz firme e depois faça com que ele saia. Quando tiver terminado suas necessidades, fora de casa, acaricie-o e felicite-o
 5. Enfim não se esqueça que na cidade a limpeza é hiperativa!


Fonte: Royal Canin

18 de março de 2010

Como Encaminhar Uma denúncia de Maus Tratos!

Art.32: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativou ou exóticos:

Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.

Parágrafo 2o: A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.



Antes de ligar, esteja atento às recomendações do IBAMA:

Como fazer uma denúncia

* É importante que o denunciante apresente dados claros e precisos acerca do tipo de ocorrência;

* É indispensável que conste o nome da rua, número, município, Estado e algum ponto de referência e se possível, indique o nome ou apelido do responsável;

* A deficiência de dados, muitas vezes, impossibilita o próprio atendimento. Em caso de dúvida, favor ligar para o 0800-61-8080, onde a atendente informará quais são os dados necessários para a realização da ocorrência.

* Tal procedimento visa ocasionar um atendimento mais rápido e eficaz.

* As informações são sigilosas. Em hipótese alguma, o nome do denunciante é divulgado. Isso permite que a pessoa possa identificar-se no momento da denúncia. Porém, se preferir, o denunciante poderá manter o anonimato.

Telefones para denuncias
:: Em Belo Horizonte

Apreensão, tráfico ou comercialização de animais silvestres, ou maus tratos a animais de forma geral:

- Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) - Tel: (31) 3299-0700
- Políca Florestal de Belo Horizonte: (31) 2123-1613
Art.32: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativou ou exóticos:

Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.

Parágrafo 2o: A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.


:: Outros:

>> Defensores da Natureza - Ligação Gratuita "Linha Verde" - IBAMA: Denúncias contra maus tratos a natureza e animais: queimadas, derrubada ilegal de árvores, caçadores de animais, venda de animais silvestres, etc... Fone: 0800-61-8080 das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.

E-mail para denúncias: linhaverde.sede@ibama.gov.br Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para ve-lo

:: SUIPA (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais)

Av. Suburbana 1801- Benfica - Cep: 29973-010 - Rio de Janeiro - RJ

Fone: (021)581-0529 / (021)261-9954 // http://www.suipa.org.br/

Fonte: VeludoNet

Veterinários Lançam Gelado Para cachorro



Dar gelado tradicional ao seu cão pode culminar em diarreia, vómitos e cáries nos dentes. Para evitar estes males e proporcionar a doçura e a frescura dos gelados ao ‘melhor amigo do homem’, duas veterinárias de São Paulo, no Brasil, lançaram um gelado especificamente concebido para cachorros.

Até agora são conhecidos os sabores de morango, creme e menta. Uma das empreendedoras, Thaís Mucher, teve a ideia ao perceber dos malefícios de dar ao seu cão gelado igual ao que ela comia: «Muita gente faz isso, mas não é recomendado. Nós pegámos na fórmula básica de um gelado e tirámos a gordura hidrogenada, o açúcar e diminuímos em quase 50% o teor de lactose».

O gelado tem o selo de qualidade do Serviço de Inspecção Federal brasileiro, com algumas contra-indicações: não deve ser ingerido por gatos, aves, répteis e outros mamíferos, nem por cães diabéticos e com hipersensibilidade à lactose. Os gatos apenas não devem ingerir por não terem sido feitos todos os testes realizados nos cães, pois nada aconteceu aos felinos testados.

O mesmo se aplica aos humanos – nomeadamente aos humanos que queiram provar para terem a certeza daquilo que dão aos seus animais de estimação. «Eu experimentei o gelado, e só é um pouco mais suave que o tradicional», assegura Thaís Mucher em declarações à Folha de são Paulo.

Estados Unidos, Bélgica e Taiwan já vendem este tipo de gelado, mas é a primeira vez que ele é comercializado em ‘terras de Vera Cruz’, onde algumas vozes críticas já se fizeram ouvir. Alexandre Pasternak, director da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo, acredita que este tipo de alimentos é responsável por 90% das alergias nos cães.

Distúrbios gastrointestinais, endocrinológicos ou dermatológicos, obesidade, diabetes e hipertiroidismo são outras das doenças que os animais podem vir a sofrer devido a estas alterações alimentares.
Fonte: O Sol

Cão adota filhotes de leão

Em visita à Africa, a jornalista Juliana Bussab flagrou um labrador que adotou uma leoa, rejeitada pela mãe por nascer com um problema nas patas traseiras. E não foi a primeira…
Fotos: Juliana Bussab

Na província de Limpopo, na África do Sul, em uma das muitas reservas usadas para safáris fotográficos, encontrei uma história de amor que é, no mínimo, curiosa.

Prince, um “labralata”, de mais ou menos 6 anos, não é como os outros cães de estimação comuns. Quando ele vem correndo pelas trilhas em sua direção, você logo toma um susto: ao lado dele vem uma leoa, Chuby, dois anos de idade e três vezes maior do que Prince. E os dois saem rolando no chão e brincam de pega-pega como velhos amigos.

Chuby, a leoa, nasceu com um problema congênito nas patas traseiras e por isso foi rejeitada pela mãe. A reserva, que tem um programa de proteção e preservação da espécie, criou a felina em cativeiro. E Prince é a única mãe que ela conhece.

Mas ela não é a única. Ao longo dos anos, Prince adotou diversos leõezinhos, e cuidou de cada um, como cuida sempre, como se fosse seu.

Manso, esperto e amigável, Prince é um cão sem igual. Ainda filhote, os donos da reserva notaram que ele tinha uma afinidade especial com os leões. Desde o primeiro filhote rejeitado pela mãe (e foram muitos), Prince vai junto bancar a babá. E, desde então, vem criando filhotes e mais filhotes felinos.

É ele quem ensina o leãozinho ainda bebê a desenvolver atenção e reconhecer os perigos. Prince também ensina a socialização com os humanos e, por isso, esses órfãos se tornam confiáveis o suficiente para caminhadas com os turistas. Se é amigo do Prince, é amigo deles também.

A idéia é que proporcionando essa interação entre humanos e leões, as pessoas se concientizem da importância do trabalho de proteger a espécie que, acreditem ou não, ainda sofrem com a caça na África do Sul por estrangeiros ricos, que viajam especialmente para isso. Basta pagar uma pequena fortuna por um documento que autoriza a caça dos animais. Eu tive a infelicidade de ver alguns deles e o arsenal de armas que carregavam.





Fonte: Itodas

Saúde Animal: Tosse Canina


Definição
A traqueobronquite infecciosa canina, também chamada de tosse dos canis, é uma infecção que ataca o sistema respiratório dos cães, resultando em crises de tosse.




Agente Causador
Agente Causador
O agente causador desta doença, na maioria das vezes, é a bactéria Bordetella bronchiseptica, embora outros agentes infecciosos possam estar relacionados, como por exemplo, o vírus da parainfluenza canina (CPiV), o adenovírus canino tipo II, herpesvírus canino e vírus da cinomose canina. Quando há o envolvimento de mais de um agente, a doença se apresenta de forma mais grave.

 No Brasil, não se sabe muito a respeito desta doença, apenas que ela é uma das principais enfermidades respiratórias em cães, podendo haver surtos de dimensões epizoóticas em locais de alta densidade populacional de cães que mantenham estreito contato, pois a transmissão de dá através do contato direto com os animais infectados, ou ainda, do contato com perdigotos contaminados, eliminados por aerossol.

 No período de incubação desta bactéria, que dura cerca de 6 dias, estas ficam aderidas aos cílios presentes no trato respiratório, através de moléculas de adesina. Após a B.bronchiseptica instalar-se nas células, ela irá produzir toxinas que irão causar uma estase nos cílios, levando à uma diminuição na barreira protetora do sistema respiratório, facilitando a colonização deste por outros agentes infecciosos.

Diagnóstico
Os sinais clínicos apresentados pelos cães nem sempre são causados pela Bordetella, e sim pelos patógenos oportunistas. Na forma mais leve da doença, o sintoma mais comum é a repetida tosse curta e seca, acompanhada de engasgos ou movimentos similares ao de vômito ou sufocamento. Quando o animal realiza exercícos, fica excitado ou sofre alguma pressão sobre a traquéia, a tosse torna-se mais frequente. Apesar destes sintomas, o animal come bem, continua vivaz e não apresenta febre.

Os casos mais graves da doença, geralmente resultam de infecções mistas de cães não vacinados, em grande parte dos casos, vindos de canis, lojas ou abrigos. Aparentemente, o que torna o quadro clínico do animal mais grave é a broncopneumonia bacteriana. A tosse se tornará produtiva em consequência da traqueobronquite acompanhada de broncopneumonia e o animal passa a apresentar anorexia, depressão, febre e descarga nasocular. Este caso é mais difícil de ser diferenciado da cinomose e pode levar o animal à óbito.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados e histórico do animal. Podem ser realizados exames complementares, como hemogramas e exames citológicos, mas que geralmente são inespecíficos, pois a B. bronchiseptica pode estar presente nas vias aéreas de animais que são portadores assintomáticos. O raio-x do tórax também é uma importante forma de diagnóstico nos casos mais graves da doença.


Tratamento
Nos casos mais leves, por ser auto-limitante dentro de 7 a 14 dias, muitas vezes não há necessidade da realização de uma terapia específica. Nos casos mais graves, onde há o envolvimento do trato respiratório inferior, o tratamento é feito com a administração de antibióticos diretamente no trato respiratório, através de nebulização ou por injeção intratraqueal, sendo que os antibióticos de escolha são gentamicina e canamicina, com intervalo de 12 horas no primeiro dia e depois, apenas uma vez ao dia durante 5 a 7 dias. No caso de pneumonia causada por esta bactéria, pode ser eficaz o uso de doses elevadas de antibióticos via parenteral, por um período de 10 a 14 dias.

Hoje já existe no mercado diversas vacinas contra a B. bronchiseptica e também, contra o adenovírus canino tipo II e vírus da parainfluenza canina. São vacinas vivas-atenuadas para aplicação intranasal e vacinas inativadas para uso injetável. As intranasais conferem proteção com apenas uma dose, já as injetávies, após duas doses. Para prevenir a tosse dos canis também é importante evitar banhos no inverno, não deixar os animais expostos à friagem, e manter os animais saudáveis distantes de animais infectados.

Saúde Animal: Leishmaniose Visceral

Leishmaniose Visceral é uma zoonose que tem merecido cada dia mais atenção.



Ela pode afetar o homem e também animais, como o cachorro.

O que é?
Trata-se de uma doença crônica que pode evoluir e levar à morte. É a forma mais grave das Leishmanioses. Além de ser de difícil controle, já deixou de ser uma doença da área rural e vem se expandindo rapidamente para os centros urbanos.

A Leishmaniose Visceral é uma doença provocada por um protozoário flagelado, do gênero Leishmania, e pode acometer: o homem e animais vertebrados, mamíferos, a exemplo de: animais silvestres (como o gambá e a raposa) e principalmente os cães.


A Leishmaniose é transmitida pela picada de um vetor fêmea da espécie lutsomiia longipalpis, e é conhecida por mosquito palha ou birigüi.

Este inseto costuma picar do final da tarde até a madrugada. E tem o hábito de viver no peri-domicílio, ou seja, vive mais em volta da casa. Somente a fêmea do mosquito pica, pois precisa se alimentar de sangue para o desenvolvimento dos ovos.

Tanto no organismo do homem, quanto do animal, uma vez infectado, o que acontece é que o protozoário penetra numa célula, cria mecanismos de sobrevivência e começa a se multiplicar.

 NÃO OCORRE A TRANSMISSÃO DA DOENÇA:

A) De uma pessoa para outra
B) De um animal para uma pessoa
C) Nem diretamente entre animais

Quando da ocorrência de um caso de Leishmaniose Visceral é preciso informar, de imediato, ao órgão público de saúde.

E como a Leishmaniose Visceral envolve três elementos:

                                          1.INSETO
                                          2.CÃO  
                                          3.HOMEM

O combate à doença deve necessariamente contemplar a adoção de medidas preventivas e cuidados para cada parte envolvida nesse processo.

Uma vez infectado, o cão torna-se um importante reservatório da doença e assim pode ser fonte para novas contaminações.

Não há uma regra rígida que determine o tempo de incubação. Ou seja, quanto tempo depois de infectado que a doença se manifesta.


 -  No HOMEM, em média, pode levar de 2 a 4 meses. Ainda que possa variar de 10 dias a 2 anos.

 -  E no CACHORRO, este período costuma variar de 3 a 7, 10 meses, mas a doença pode levar até anos para se manifestar.

SINTOMAS NO HOMEM

Alguns outros sintomas que podem ocorrer na pessoa com Leishmaniose Visceral:

 -  Tosse seca
 -  Emagrecimento
 -  Diarréia
 -  Sangramento na boca e no intestino (em casos mais graves)

DIAGNÓSTICO NO HOMEM
O diagnóstico, quanto mais precoce, melhor. Em geral, o diagnóstico clínico, deve ser confirmado por exames laboratoriais.

TRATAMENTO NO HOMEM
O tratamento no Brasil é usando os antimoniais, que têm que ser administrados com cuidado. De um modo geral eles são administrados com o paciente internado - se ele tiver reação a esse medicamento, se não tiver, ele pode ser feito no ambulatório, mas com supervisão dentro do hospital para se houver qualquer alteração, poder se tomar providências urgentes.

Mas, se por um lado, uma pessoa com Leishmaniose Visceral pode ser tratada e curada; o mesmo não ocorre com os animais.



SINTOMAS NO ANIMAL 
 -  Fraqueza 
 -  Queda de pêlos 
 -  Vômitos 
 -  Diarréias 
 -  Sinais na pele (principalmente na região das orelhas e face)
 -  Crescimento das unhas
 -  Cães tristonhos e com musculatura diminuída
 -  Emagrecimento
Buscar um profissional adequado é muito importante. Embora pareça sadio, o seu cão pode estar doente.

O médico veterinário é capaz de avaliar o caso, e fazer os exames necessários para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina.




DIAGNÓSTICO NO ANIMAL
O diagnóstico da doença é feito por exames sorológicos e pesquisas do parasita na pele ou na medula óssea.

Diagnosticada a doença, ao contrário do que ocorre no caso humano em que o tratamento pode curar, no caso do animal, há ainda uma longa trajetória...

De acordo com a recomendação do serviço público, assim que seja identificado que ele esteja contaminado se recomenda que seja sacrificado. O Brasil é o unico país que sacrifica seus cachorros

Mas muitas discussões e pesquisas têm sido realizadas na busca de melhorar a assistência ao cão... e ao combate da Leishmaniose Visceral Canina

Medidas de proteção individual

 -  Uso de mosquiteiro na hora de dormir
 -  Adoção de coleira repelente para o cão e cuidados de higiene com   animal   e com o ambiente em que ele vive
 -  Mantenha a casa e o quintal limpos 
  -  Embale o lixo corretamente
 -  Evite deixar restos de madeira e folhas que podem acumular umidade e favorecer a criação do inseto.
- Não deixe juntar lixo em terreno baldio perto de sua casa


O combate à Leishmaniose Visceral, que pode atingir o homem e o cão, requer o empenho de todos.
E é fundamental que tenhamos consciência da posse responsável: não podemos abandonar animais na rua.
De nossa atitude depende a saúde e a qualidade de vida do animal.

Créditos: Portal Saude Net

Saúde Animal: Otite





Definição
É uma inflamação no canal auditivo do animal, muito semelhante ao dos humanos. Se não tratado pode levar a surdez, mudança de comportamento e o animal anda em circulos.

Causas
Há diversas causas da otite canina. Entre os mais comuns estão:

           --->Produção excessiva das células de descamação;
           --->Presença de bactérias e fungos e ectoparazitas Demodex canis e Otodectes cynotis
           --->Desordem cistêmica, Hipotiroidismo e alergias;
           --->Cães com a orelha pendular são mais propensos a ter otite pois seu   ambiente é favorável

Diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo dono que percebe alguns pontos comuns em caso de otite como:
  • Alterações de comportamento;
  • Coceira excessiva na região da orelha;
  • Algus animais deixam de se alimentar e;
  • Ficam agressivos;
No consultório veterinário é possivel detectar a doença por meio do otoscópio que por sua vez detecta a presença de ácaros como o (O. cynotis) e avaliar a situação da membrana timpânica

O uso de medicamentos inadequados, prescritos sem diagnóstico definitivo, é uma das causas mais comuns de tratamentos falhos, sendo assim, o exame citológico é primordial para o tratamento da doença. Podemos, ainda, solicitar o exame de cultura e antibiograma, para maior segurança e eficácia do tratamento, porém, somente após a realização do exame citológico que indique a presença de bactérias.

O proprietário é um dos responsáveis em causar o problema e é o primeiro a evitar. Durante o banho dos animais, devemos sempre colocar algodões nos condutos auditivos, para evitar a entrada de água, evitando um ambiente ideal para proliferação de bactérias e fungos. Por mais que você não deixe cair água ou não molhe a cabeça do animal, o risco de entrar uma pequena quantidade ainda é grande.

Atenção
  • Não tente adivinhar qual é o agente etiológico, o causador, da otite. Antigamente era comum escutar que a cera de coloração escura, oriunda de conduto auditivo, estava relacionada à otite fúngica, e a cera de cor marrom, relacionada à otite bacteriana, mas isso não corresponde à realidade encontrada.
  • Encontramos, em algumas lojas (Pet Shops), produtos utilizados para auxiliar a retirada dos pêlos auriculares. Isso é terminantemente proibido em cães, principalmente nos animais com otite


    Saúde Animal: Toxoplasmose


    Definição
    Toxosplamose é uma doença causada por um protozoário muito comum no meio ambiente, Toxoplasma Gondi. Este protozoário pode causar infecções em inumeros animais. Inclusive em cães e gatos.
    Em 80% a 90% dos casos a doença não deixa sintomas nos humanos. Mais provável em pessoas com imunidade baixa e fetos (dentro da barriga da mãe).
    Meios de contaminação - Para Humanos


           1)Por meio de cistos presentes e dejetos de animais contaminados. 
              Principalmente gatos.  
           2)Por ingestão de carne crua ou mal-passada de animais infectados.
           3)Por transmissão intra-ulterina, da mãe ao feto.
           4)Transplante de orgãos contaminados

    Sintomas

    Imunidade Alta.
    Em aqueles com imunidade alta, os sintomas ocorrem em só 10% dos casos. Onde os Glânglios linfáticos ficam visíveis ao toque. As chamadas inguas, que ocorrem em qualquer lugar do corpo, todavia mais provável na região do pescoço, sendo indolores ao toque. Desaparecendo com o tempo. Alguns pacientes podem apresentar:
     --- Febre;
     --- Dores nos musculos e articulações
     --- Cançaso
     --- Dor de Cabeça
     --- Alteração Visual
     --- Dor de Garganta
     --- Surgimento de pontos avermelhados
     --- Aumento do fígado e do baço

    Sendo raro encontrar sintomas com inflamação do músculo do coração e a inflamação da retina.

    Os sintomas da inflamação da retina são:

     --- Visão borrada e pontos cegos no campo visual
     ---Imunidade baixa

    Imunidade Baixa
    A apresentação da doença para aqueles com imunidade diminuida, como portadores do HIV, já era de se esperar é muito mais grave

    Os sintomas são o compromentimento dos orgãos a seguir:
     --- Cérebro
     --- Pulmões
     --- Olhos
     --- Coração

    Prevenção
    Como a maioria das fontes contaminantes é via oral deveremos tomar os seguintes cuidados:

     --- Não ingestão de carnes cruas ou mal-passadas
     --- Evitar contato com feses de animais domésticos, principalmente gatos
     --- Lavar bem as frutas e verduras que consumir
      
    -----------------------------------------------------------------

    Toxoplasmose Canina
    Os cães mais novos com odade de dois (2) mêses a um (1) ano tem mais chances de apresentar a toxoplasmose aguda. Ela causa transtornos gástricos e pnêumonicos.

    Sintomas
    Os cães apresentam alguns cintomas muito parecidos com a CINOMOSE. Como:
     --- Febre;
     --- Vomitos;
     --- Inapetência;
     --- Diarréia intensa;
     --- Emagrecimento e Lassidão;
     --- Decaimento do estado do animal;
     --- Conjutivite;
     --- Tumefação dos glânglios linfáticos do baço e do fígado;

     
    Na forma nervosa da doença:
     --- Contrações epileptiformes, espasmos e paralisia;

    Nas formas pulmonares

     --- Branqueopneumonia não polurenta;

    O agente causador é encontrado após a morte do animal

    FONTE: Universo do cão, saúde animal, Uol, Abc da saúde